04 métricas essenciais para a sua operação de outsourcing

A imagem contém 6 símbolos, sendo o de uma lâmpada, uma impressora, um funil, uma caixa de diálogo e gráficos, representando as métricas inseridas no post.

Ter o domínio dos resultados do seu outsourcing de impressão é a principal maneira de manter os negócios fluindo. E, na busca por estabelecer as estratégias que serão utilizadas, objetivando manter os resultados positivos, é indispensável que atente-se à utilização delas: as métricas!

Elas contemplam o seu negócio em diversas áreas, podendo ser utilizadas no âmbito financeiro, de vendas, marketing, performance, qualidade, operacional, produtividade, satisfação do cliente e também de recursos humanos. 

As informações obtidas através das métricas possibilitam a melhoria na tomada de decisões dentro da empresa, acompanhar o desempenho e a consequente melhora da sua visibilidade perante o mercado. Uma gestão organizada pode trazer o aumento de capital! 

Há ainda as métricas inseridas no SLA, as quais relacionam-se ao que é estabelecido no acordo a respeito ao serviço que está sendo prestado pelo provedor, por exemplo, especificando itens como atendimento, qualidade, desempenho, entre outros.

Ficou curioso para entender como utilizar essas maneiras de medir o êxito do outsourcing de impressão e como utilizá-las para melhorar a performance da sua operação? Segue comigo, que eu vou te mostrar um pouco sobre essas métricas, além da aplicação dentro do seu nicho.  

As métricas empresariais que todo negócio deve acompanhar

Ao passo em que seus contratos vão crescendo, saber o quanto está lucrando e a relevância de demais ações tomadas dentro da sua empresa é uma tarefa árdua, mas necessária.

Para que entenda melhor como elas funcionam, trouxemos aqui 09 métricas para que fique mais compreensível o papel de cada uma na administração da sua operação:

ROI (Return on Investiment): o Retorno Sobre o Investimento é uma métrica que calcula o quanto a empresa lucrou com os investimos que foram realizados por ela. Aqui, verifica-se a aplicação do capital da empresa, e se o mesmo está sendo bem investido. 

Ele é calculado da seguinte maneira:

ROI = Receita obtida – custo do investimento / custo do investimento

LTV (Lifetime value): com essa métrica, é possível calcular o quanto o cliente irá abranger de lucro no período que está mantendo relações contratuais. Você verificará de fato quanto de receita irá receber, sem que haja surpresas no setor financeiro.

Churn: se você acompanha o Blog da PrintWayy, sabe que o churn já foi assunto por aqui! Hernani Alves Melo, COO da PrintWayy, explicou em um conteúdo dedicado exclusivamente ao tema como evitar o cancelamento de clientes. Através das inúmeras conversas com provedores de outsourcing de impressão, assim como você, Hernani apresenta vários motivos que os seus clientes podem lhe trazem como justificativa para fazer o cancelamento do contrato.

Acesse clicando na imagem abaixo:

Aquário com dois peixes dentro.

TCO (Total Cost of Ownsership): o Custo Total de Propriedade engloba 03 fatores: a aquisição, implementação e suporte/manutenção. Nós disponibilizamos uma planilha para você realizar o cálculo de seus custos inerentes a vida útil do seu equipamento e, analisar a hipótese de adquirir um novo.

O Blog da PrintWayy também já trouxe outro conteúdo que é importante o provedor ficar de olho, o qual está muito relacionado à redução de TCO: o uso da inteligência artificial

CAC (Custo de Aquisição de Cliente): esta métrica está relacionada diretamente ao investimento que sua empresa realiza com o marketing e quanto os clientes adquiridos com as ações custaram no seu orçamento. O cálculo é realizado da seguinte maneira:

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de clientes adquiridos

ARPU (Average Revenue Per User): em português o ARPU refere-se a receita média por usuário, diz respeito ao cálculo de receita o qual o cliente gera a empresa em determinado tempo. 

Para obter esse valor, calcula-se a receita média global auferida em certo período, pela média de clientes que obtiveram seu serviço neste mesmo período.

Ticket médio: vamos falar agora sobre seu time comercial, pois esta métrica está diretamente relacionada a ele! Calcula-se, com ela, o valor médio das vendas realizadas em certo tempo. 

Assim, é possível determinar se estão ocorrendo evoluções neste setor, o qual é essencial para que ocorra o desenvolvimento esperado nas vendas da sua empresa. O ticket médio é calculado da seguinte maneira:

Ticket Médio = faturamento do mês / quantidade de vendas do mês

Margem bruta: para manter-se no mercado seu negócio necessita, entre outras condições, obter lucro. E este tão almejado e decisório fator será medido com a utilização desta métrica. 

Com ela, irá verificar-se o quanto seu serviço está vendendo, e assim será obtida sua rentabilidade. Poderá ser calculada deste modo:

Margem bruta = (Lucro bruto/Receita) x 100

MRR (Monthly Recurring Revenue): em tradução, significa receita recorrente mensal, sendo utilizada em empresas que trabalham com assinaturas, para obter os valores que auferem no mês. Seu cálculo é simples, sendo a soma do que se ganha por cliente nesse período, ou seja, mensal.

Agora que já vimos métricas gerais utilizáveis no funcionamento da sua empresa, lembre-se que você também deve levar em conta os aspectos específicos do meio de atuação, as quais exigem atenção a outros fatores. 

Estão em destaque algumas métricas que não podem ser deixadas de lado na hora de aferir o desempenho do outsourcing, levando em conta estoque, atendimento, e o CPP:

Às 04 métricas essenciais para a sua operação

01) Total de trocas prematuras de suprimentos: visualizar a quantidade e frequência das trocas realizadas pelo cliente significa ter acesso a como os suprimentos estão sendo utilizados por ele, se está sendo feito corretamente, evitando o desperdício e gastos desnecessários ao seu outsourcing. 

Aqui no blog, nós trouxemos um conteúdo completo sobre a gestão de suprimentos e trocas prematuras. Para saber mais sobre o assunto, basta acessar os posts dispostos a seguir:

Cifrão pingando tinta em cima de folhas de papel.

Um cartucho de tinta com nível pela metade, indica o gasto com suprimentos e faz alusão a troca prematura.

02) Atendimentos técnicos: o controle e os registros dos chamados realizados pelos clientes, faz com que o você tenha a real noção do tempo médio de cada atendimento, como eles estão sendo realizados e a quantidade de chamados que estão sendo atendidos.

Assim, é possível estabelecer métodos para que estes atendimentos sejam realizados de maneira mais eficaz, tornando-se ágeis e com maior satisfação do cliente, aumentando a fidelização.

03) Total de páginas impressas (color e P&B): este tipo de monitoramento vem a ser útil, considerando que ele pode ter noção da manutenção de estoque destes suprimentos levando em conta o consumo e, também, sobre a forma de cobrança de cada um deles, considerando a confecção do seu contrato de locação

04) Custo médio por página: o custo por página é o dado de maior influência na precificação de um contrato de outsourcing de impressão. Por essa razão, a sua análise deve ser constante. E, esta não é uma média tão simples assim de se concluir.

Para que você chegue corretamente ao montante ideal, deve-se levar em conta valores, como: custos com deslocamento e fretes da sua equipe ao cliente, as manutenções preventivas que realiza nos equipamentos e sua possível necessidade de reposição, os equipamentos que constam no cliente, além da impressora, a contratação de um software de monitoramento, e ainda o retorno do investimento o qual você realizou na aquisição do equipamento.

Portanto, calcular o CPP corretamente, mantê-lo sempre atualizado nos contratos e, em suas renovações, fará com que você consiga preservar seu trabalho com qualidade e lucrando.

Para compreender como chegar no valor ideal, considerando os principais aspectos inerentes a precificação, nós disponibilizamos uma planilha para auxiliá-lo, que você pode acessar no link logo abaixo:

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.
Obtendo dados de maneira eficiente

Utilizando um software de gestão e monitoramento dedicado única e exclusivamente ao outsourcing de impressão você coleta os valores corretos e atualizados para a aferição das métricas. O PrintWayy disponibiliza funções que auxiliam você a captar diversas informações.

Com a seção de emissão de relatórios, é possível visualizar muitos dados e valores relacionados a cada um de seus clientes, organizadas e categorizadas, sendo possível verificar relatórios de impressão e cópias por impressora, digitalização por equipamento, totais por cliente, e os chamados atendidos.

Também é possível observar os indicadores de uso, onde são exibidos em detalhes o rendimento médio de cada item em uso pelo cliente, o qual é calculado através das trocas feitas por ele. 

Conseguindo visualizar este elemento, você terá em mãos informações valiosas acerca do suprimento do cliente, o que pode ser determinante na renovação de um contrato, por exemplo.

Para observar a transformação que um bom monitoramento trará ao seu outsourcing de impressão, solicite um teste agora mesmo e faça uso do nosso sistema gratuitamente por 15 dias! 

Assista uma demonstração e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Varias impressoras, simbolo de mais, like (positivo e visto. Texto com destaque para solicitação de teste gratuito do PrintWayy.

  • Larissa Martins

    Muito bom conhecer essas métricas, torna as tomadas de decisão muito mais fáceis dentro das empresas. Parabéns pelo conteúdo Millene e todo o grupo de Marketing da PrintWayy! #DreamTeam #Soprafrente #Sopracima