Agregue valor ao seu Outsourcing de Impressão

04-12_blog_agreguevalor

Quando você ouve falar: “agregue valor ao seu produto, serviço, negócio, marca…”,  qual é a primeira coisa que lhe vem à mente?  

Neste post vamos falar sobre o que é valor e o que é agregar valor, além de lhe dar 08 dicas exclusivas de como agregar valor à sua empresa, prestadora de serviços de outsourcing de impressão.

Vamos nessa!

Agregar valor (ou valor agregado) é um conceito que vem sendo sendo trabalhado há muito tempo em constância entre a administração, o marketing e a comunicação e, pode ser entendido como  a oferta de benefícios, inovação, utilidade, diferenciação, qualidade, satisfação e uma experiência positiva ao consumidor.

São estas características que irão fazer com que o consumidor torne-se fiel, uma fã ou até um amante da sua marca.

Lembre-se da premissa: os clientes não compram o produto ou o serviço, mas sim o que este produto ou serviço lhe proporciona. 

Antes de  definir os valores e agregá-los de fato, é necessário entender e diagnosticar a percepção dos consumidores para a oferta. 

Nesse sentido, é imprescindível que a empresa entenda o consumidor, saiba o que ele quer, quais são suas necessidades e desejos e, qual é seu nível de satisfação.

É importante que você saiba que existe três tipos diferentes de valores a serem apresentados. São eles:

  1. Valor econômico: refere-se ao valor vinculado ao preço e à quantidade do produto.

  2. Valor funcional: é o valor que agrega as especificações funcionais ao cliente.

  3. Valor psicológico: são as características e benefícios que o produto proporciona ao indivíduo.

VALOR e PREÇO não são a mesma coisa!

Precificar é totalmente diferente do que agregar valor. O preço é levando em consideração na hora de agregar valor e os valores agregados são importantíssimos na hora da precificação.

Dá uma olhada neste trecho do post Descubra o seu ponto de equilíbrio e Precifique baseado em valor onde falamos sobre a precificação e sobre o valor.

Nele nós sugerimos que você leve em conta o valor percebido pelo seu cliente na hora de precificar o seu serviço. Também comentamos que é fundamental que você saiba qual é a importância que o seu cliente dá ao seu trabalho.

Precificação baseada em valor

Uma mulher equilibrando doi livros na cabeça,representa o ponto de equilíbrio que deve haver na hora da precificação.

Na hora de precificar o serviço que o seu outsourcing irá realizar você deve levar em consideração o valor percebido, ou seja qual é a importância que o seu cliente dá para o seu trabalho. 

Quanto maior é a importância, maior será o valor percebido, o qual você irá agregar à solução ofertada.

Para descobrir qual é o valor que os seus clientes dão para a prestação do serviço para a sua empresa de outsourcing de impressão você deverá trabalhar para buscar qual é o reconhecimento deles perante ao serviço, qual é o sentimento e nível de satisfação, além de comunicar e divulgar os próprios valores da sua empresa.

Precificar corretamente é um desafio que deve ser superado. Você deve ser justo com o cliente, e justo com a sua empresa. Pois ela também precisa sobreviver no mercado e ter lucro.

Para deixar bem claro e entendido qual é a diferença entre valor e preço pegamos emprestado a explicação de Warren Buffett: 

 “O preço é o que você paga, o valor é o que você leva”.

Em inglês existe uma expressão que vem a calhar em nossa conversa, é o “value proposition”. Ela é traduzida como ‘proposta de valor”, e vem apresentar a importância do benefício, da saciedade que o produto ou serviço causa no cliente.

Michael Skok define value proposition como:

“uma frase de posicionamento que explica os benefícios que você fornece a alguém e como você faz isso de maneira única. Descreve seu público-alvo, o problema que você resolve e por que você é distintamente melhor que as alternativas existentes. ”

Com esses aprendizados já podemos ir mais afundo e ver quais atividades podem agregar valor à sua empresa de outsourcing de impressão. Acompanhe:

Agregar VALOR – como se faz isso?

Traduza em serviços as necessidades de impressão

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Faça um levantamento de todas as necessidades de impressão de seus clientes, avalie as informações e crie novas soluções. 

Lembre-se que o serviço de outsourcing de impressão vai além dos hardwares e recursos tecnológicos, o outsourcing engloba o planejamento e a gestão.

Tenha a melhor mão de obra especializada, invista em pessoas e no aperfeiçoamento do atendimento de cada uma delas. 

Vá além da impressão

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Você, provedor de serviços de outsourcing de impressão ou de MPS,  poderá se destacar se garantir o crescimento sustentável das empresas clientes com soluções que reduzam ou evitem o aumento das despesas. 

O monitoramento em tempo real irá lhe ajudar a criar estratégias e previsões futuras, antecipando erros e possíveis falhas. 

O envio de relatórios detalhados mostrará a performance da sua prestação de serviço e irá comprovar que tudo o que você ofereceu e se comprometeu está sendo realizado e cumprido. 

Ouça os seus clientes

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Dê e peça feedback. Faça pequenas pesquisas relacionadas à qualidade do seu serviço de outsourcing de impressão frequentemente, peça para que os seus clientes contarem como está sendo a experiência para eles, em termos pessoais e empresariais. 

Fique feliz com os elogios e encare as críticas, preste atenção em cada uma delas e busque melhorá-las o quanto antes.

Mostre que você se importa

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Mantenha um contato regular com seus clientes! Para se ter value proposition esta atividade é indispensável. 

Crie o hábito de ligar para os seus clientes para conversarem sobre assuntos diversos (não ligue somente para vender), troque ideias, tenha insights, entenda o nicho de mercado dele.  Nunca se atrase para reuniões, retorne à todas ligações e responda cada um dos e-mails. 

Mostre que você se importa, cumpra os prazos prometidos e revise sua agenda e compromissos para nunca falhar com nenhum de seus clientes.

Se algo der errado, não se esconda

valor-outsourcing-de-impressao (6)

Erros podem ocorrer até mesmo quando você planejou e antecipou cada detalhe ou situação. 

Se acontecer de a sua empresa de outsourcing de impressão falhar (independente de qual área e ou profissional), assuma a responsabilidade diante do cliente, peça desculpas e solucione o problema o mais rápido que você e a equipe responsável conseguir. 

Com certeza não é fácil, mas assuma o erro e verá que depois que tudo foi solucionado o seu cliente irá lhe agradecer pela sua atitude e os laços entre vocês se tornaram mais fortes. 

Aqui no Blog falamos constantemente sobre a importância de se manter relações sinceras. Veja as publicações Seja um campeão em vendas de outsourcing de impressão e Por que o brasileiro só quer saber de preço?, e saiba mais.

Seja veloz

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Com certeza quando você contrata algum serviço quer que ele seja iniciado rapidamente. Pois é, o seu cliente também! Seja veloz. Seja ágil. Seja proativo. 

Não deixe com que ele fique esperando que a sua solução seja implementada, corra contra o tempo e surpreenda-o. 

Acelere o ritmo e não perca a qualidade. Muito pelo contrário, aumente a qualidade e o ritmo, a combinação destes dois fatores irão somar alguns bons pontos em seu value proposition.

Melhorar não vai estragar

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Esqueça a frase “se melhorar estraga”. Tenha como lema: SEMPRE PODE FICAR MELHOR

Mentalize diariamente esta frase, ela terá efeito positivo sobre você e com os seus colegas de trabalho. 

Atualize-se constantemente, nunca deixe de estudar, de ler artigos e livros, de buscar referências e de aprender novas técnicas. 

Busque tecnologia de ponta, automatize processos e ofereça o que há de melhor em outsourcing de impressão.

Torne-se uma empresa sofá

Impressora e frase com dica de como agregar valor ao serviço de outsourcing de impressão.

Quer saber por que é bom ser uma empresa sofá?

O sofá deve ser confortável, fofinho e acolhedor. Deve ter uma estrutura forte para aguentar qualquer peso, o seu revestimento deve ser resistente e agradável, para que dure por anos, ou até eternamente. 

Limpar o sofá e fazer a manutenção é necessário, e você pode até deixá-lo mais atraente com almofadas customizadas, mantas, uma mesinha de apoio com algumas flores e controles remotos.  

Viu só? Agora imagine como seria bom ter uma empresa exatamente assim te assessorando e te cuidando! 

Torne-se uma empresa sofá e aguente firme, mostre sólido por dentro e aconchegante por fora, ofereça benefícios e exclusividades. Se o seu cliente se sentir abraçado pelo sofá, ele não vai mais querer sair de perto dele.

Mãos à obra e sucesso para você!

Continue com a gente, busque por mais informações em nosso blog.

Sugestões de leitura:

Ilustração de uma caneta tinteiro no canto direito de um contrato de locação. A ilustração representa o contrato de locação de impressoras.

19_11_blog_samuel

Fotografia de Tiago Martini e logotipo da Full Outsourcing, sua empresa de outsourcing de impressão.