Aplique o demarketing e mantenha as demandas de seu outsourcing sob controle

por | jul 8, 2019 | Variedades

Ilustração de uma impressora imprimindo em um papel infinido, representa o demarketing.

Demarketing, segundo Philip Kotler, é a expressão que define o trabalho de redução ou de gerenciamento da demanda

Como Kotler menciona em um artigo publicado na revista japonesa Nikkei, parte do mundo empresarial e comercial passa grande tempo buscando aumentar a demanda por produtos e serviços, para assim poderem vender mais e, consecutivamente, obterem mais lucro.

Mas, certos tipos de produtos e serviços, pedem por uma redução, por isto, é preciso entender e aplicar a ciência do demarketing

Esta ciência pode ser utilizada para trabalhar a redução da demanda por produtos viciantes (como fármacos, alimentos gordurosos e açucarados, cigarros e álcool) e escassos (como a água potável, o ar puro e terras férteis).

Conforme argumenta Kotler, para algumas coisas, a tarefa não é o marketing (gerar demanda), e sim o demarketing

A medida que os recursos da Terra forem diminuindo, podemos ter de nos deslocar da Era do Marketing para a Era do Demarketing.

Philip Kotler – Minhas Aventuras em Marketing, 2013

Relembrando alguns dados:

Na publicação Um problema chamado LIXO ELETRÔNICO vimos que o mundo gerou 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2016. 3,3 milhões de toneladas (8%) a mais do que em 2014. O montante equivale ao peso de quase 4.500 torres Eiffel.  

Ilustração de uma torre Eiffel feita com lixo eletrônico.

Cada um de nós produz, em média, 8,3 quilos de e-lixo por ano; só 3% segue para centros de reciclagem. A estimativa é que, em média, sejam descartados 6,7 quilos de lixo eletrônico para cada habitante do nosso planeta. 

O Brasil é o sétimo maior produtor do mundo de lixo eletrônico, com 1,5 mil toneladas por ano, e é o líder de produção de lixo eletrônico na América Latina, com 1,5 milhão de toneladas

Em Toners e Cartuchos usados. Vou jogar fora no lixo! compartilhamos os dados do site Pensamento Verde

Ilustração de uma lixeira e alguns toners e cartuchos sendo jogados dentro.

  • Em 2012, no Brasil foram produzidos 64 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 24 milhões de toneladas foram descartadas de forma inadequada.
  • Estima-se que o Brasil produza, a cada 24 horas, 240 mil toneladas de lixo. O dado mais alarmante é que em 20 anos, entre 1982 e 2012, dobrou a quantidade de lixo gerado por pessoa.
  • A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) informou que cada brasileiro produz em média 387 kg de lixo por ano.
  • O Instituto Akatu, citou que a humanidade atualmente consome mais de 50% dos recursos renováveis do que o planeta Terra consegue regenerar; sendo que apenas 16% da população mundial é responsável por 78% do total do consumo no planeta.

Em outra publicação aqui do Blog mostramos os números e as quantidades de folhas A4 que uma tora pode nos dar e, a quantidade que cada pessoa utiliza de papel. Veja o infográfico abaixo:

Impressão e Sustentabilidade – Precisamos falar sobre isso

Impressão e Sustentabilidade – Precisamos falar sobre isso

Trabalhando a sustentabilidade com o demarketing

Para que as empresas se desenvolvam também é necessário abraçar a sustentabilidade, fazer as mudanças necessárias, introduzir critérios claros e investir mais na reutilização e na reciclagem.  

Com o propósito de evoluir de forma sustentável, as empresas necessitam incorporar à sua cultura organizacional o demarketing – ou seja, uma estratégia de gestão e redução de demanda.

Segundo Kotler, existem quatro situações que exigem uma redução de demanda. São elas:

1- Gerenciar uma escassez existente;

2- Evitar uma possível escassez;

3 – Minimizar o dano às pessoas;

4- Minimizar o dano à natureza.

O demarketing apresenta escolhas difíceis entre a liberdade individual e o bem público. 

Trabalhando o demarketing de forma racional e estratégica é possível tornar o serviço ou o produto algo mais desejávellogo que a escassez de algo gera um maior interesse e desejo nas pessoas.

A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades. 

Agenda 21

Infográfico Boas Práticas de Impressão.

Aproveite a oportunidade e aprenda mais sobre marketing, inscreva-se na:

Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão – O caminho para você aprender como fazer seu outsourcing vender mais!

A Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão retrata uma visão contemporânea do marketing e seus processos. 

Durante 06 semanas apresentamos conceitos, técnicas, dicas, habilidades e sugestões das etapas principais e fundamentais para se fazer um marketing forte, duradouro e que traga prosperidade para a sua empresa.

Este material irá auxiliá-lo no entendimento do que é o marketing e quais são as suas funções essenciais.

Esperamos que você goste e aproveite todo este conteúdo. Nós o preparamos especialmente para você, que é proprietário de um outsourcing de impressão ou atua como profissional na área.

Nos encontramos em breve, faça o cadastro e em seguida receba o primeiro conteúdo da trilha!

Veja o conteúdo programado: 

Imagem com a programação da trilha do marketing para outsourcing de impressão.

Convite para parrticipar da trilha do marketing para outsourcing de impressão.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy