Apoiando jovens empreendedores: confira os detalhes da nossa participação no ConCEJ 21!

por | ago 16, 2021 | PrintWayy

Ilustração de uma águia, que representa o símbolo do ConCEJ.

“Ouse ser”, este foi o mote do ConCEJ – Congresso Catarinense de Empresas Juniores de 2021. O encontro é realizado anualmente em Santa Catarina, com a intenção de reunir empresários juniores e auxiliar em seu desenvolvimento, por meio de palestras, workshops e interação com outras empresas.

O evento, organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (FEJESC), aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, em nossa cidade, Lages-SC, na modalidade online.

Ao total, foram 36 palestrantes que ministraram excelentes talks, sobre os mais variados temas voltados ao crescimento das empresas júnior (EJs). 

A PrintWayy esteve presente no congresso como apoiadora, o que tornou possível compartilhar conhecimentos sobre nossa atuação no setor tecnológico, contando ainda com a presença de alguns Playyers que dividiram experiências.  

Saiba mais como foi a programação completa do evento e, em especial, a nossa participação, que incluiu uma palestra do COO, Hernani Alves Melo.

Compartilhando vivências no ConCEJ 21! 

O público que se inscreveu para participar do ConCEJ este ano pode acessar os conteúdos do evento por meio de 02 plataformas. Entre palestras magnas e paralelas que aconteceram durante todo o final de semana, eles também puderam passear (virtualmente) pelos estandes dos expositores, que apoiaram o evento. 

Estande virtual da PrintWayy no ConCEJ 21, com acesso a todas as mídias sociais da empresa.

Estande virtual da PrintWayy no ConCEJ 21.

Nesse ambiente, possibilitando que eles conhecessem cada uma das empresas, visitassem seus perfis nas mídias sociais, e assistissem a um vídeo institucional, que contava tudo sobre o parceiro, podendo conhecer seus produtos e serviços.

Os palestrantes abordaram questões relevantes tanto para desenvolvimento das EJs, como também para crescimento pessoal. Foi assim que a PrintWayy teve a oportunidade de conversar com os jovens empreendedores, com uma apresentação com o COO, mas isso eu conto para você, com detalhes, adiante. 

E, em meio à programação normal, houve também um momento reservado para os estandes dos parceiros, onde foi possível nos aproximarmos ainda mais e responder às dúvidas do público que estava presente. 

Falamos sobre como é trabalhar em um ambiente Great Place to Work, explicando acerca do funcionamento de alguns processos realizados aqui e ainda outras questões relacionadas ao setor de tecnologia.

O contato com jovens talentos e a troca de informações foi muito importante para compartilhar diferentes visões, levando a eles o DNA do DreamTeam e nossa maneira de trabalhar.

O formato, mesmo que online, foi muito dinâmico, e permitiu que o DreamTeam tivesse uma troca de conhecimento muito grande com público do evento. 

Leonardo Ramos (Product Designer), Eduardo Córdova (Desenvolvedor) e a Aline de Mattos (Analista de Suporte), foram alguns dos Playyers que estiveram por lá, e contam um pouco do que aconteceu no estande:

“A iniciativa da Printwayy em aceitar o convite de um evento onde apoiam juniores foi maravilhosa. Achei sensacional a forma como a organização do ConCEJ encontrou para aproximar todos diante do cenário atual. Trazendo um encontro dessa magnitude em um ambiente virtual mas muito próximo da experiência presencial, a fim de juntar profissionais de diversas áreas, em conversas bem amplas, o que dá uma pluralidade de visão a dúvidas que geralmente são comuns a todos. E essa aproximação com os juniores é de extrema importância, para que possamos ouvir suas dúvidas, expectativas e esclarecer como são os processos dentro de cada núcleo interno, colocando todos na mesma mesa, não como antagonistas, mas como pessoas que estão juntas para trazer o melhor.” 

Leonardo Ramos, Product Designer

“Foi muito visível a vontade dos participantes de empreender nas mais variadas áreas de formação e querendo fazer o uso de tecnologias disponíveis no mercado para criar soluções inovadoras, e foi incrível dizer para elas que isso é possível e que estaremos sempre à disposição para ajudá-las. Compartilhar experiências é sempre algo especial. Compartilhar experiências de uma empresa que temos orgulho é muito mais especial.”

Eduardo Córdova, Desenvolvedor

“Estar representando a PrintWayy em um estande virtual no ConCEJ, e poder trocar experiências com tantos novos talentos, como se estivéssemos cara a cara, foi uma experiência surpreendente. Esses momentos de troca de conhecimento nos fazem crescer pessoal e profissionalmente. Isso me incentivou a buscar mais, a ousar mais, a crescer sempre. Obrigada PrintWayy e FEJESC pelo empenho para fazer este evento acontecer.” 

Aline de Mattos – Analista de Suporte

Estande virtual da PrintWayy no ConCEJ 21, com um frame do vídeo institucional da empresa.

Estande da PrintWayy na plataforma Spatial Chat, onde aconteceram as conversas com as EJs no ConCEJ 21.

Empreendendo em tecnologia: erros, inovações e proposta de valor, por Hernani Alves Melo

Na programação de sábado, a conversa sobre tecnologia ficou por conta do COO da PrintWayy, Hernani Alves Melo, que teve a oportunidade de compartilhar com os representantes das EJs ensinamentos relevantes sobre esse mercado.

Para te mostrar um pouco sobre como foi a palestra, deixo a seguir quais foram os principais pontos, confere aqui: 

👉 Jornada profissional: jovem empreendedor;

👉 Cultura: people first;

👉 Área comercial: – arte, + ciência;

👉 Marketing e comunicação: a importância e o impacto;

👉 Proposta de valor e competitividade: Davi pode vencer Golias.

Ele começou contando a todos como foi logo no início da jornada de se tornar um empreendedor, que aconteceu desde quando ainda era muito jovem, até chegar no momento em que, juntamente com o sócio Max Mendes Rosa começaram a PrintWayy.  

Hernani disse, ainda, que desde o primeiro dia, a preocupação em formar uma instituição People First era algo que nenhum dos dois abria mão, prezando pelo bem-estar do time, o que resultou em uma cultura sólida. 

O seu envolvimento na área comercial foi por conta de uma necessidade da empresa, e são processos que se tratam de menos arte e mais ciência. 

Para ele, dar início ao marketing da PrintWayy foi o momento que proporcionou diversas mudanças positivas na empresa, tendo um grande impacto na obtenção de novos clientes, e na consolidação da marca.

Para finalizar, mas não menos importante, compartilhou exemplos de como tornar o negócio relevante e competitivo em um mercado que possui grandes players consolidados.

O ConCEJ 21 foi uma experiência incrível. Adoramos a oportunidade de poder apoiar jovens empreendedores e ajudá-los em sua jornada de constante crescimento.

Calma, calma aí, não vá embora ainda! Tem mais conteúdo por aqui. Te convido a dar uma olhada em como foi nossa participação em outros eventos: 

Imagem de uma pessoa escrevendo em caderno. Representa as anotações feitas durante a Reciclamais South American Expo 2018.

Ilustração de uma paisagem portuguesa, para representar o Web Summit que acontece em Lisboa - Portugal

Ilustração de avião em uma pista de decolagem.