Conversa com Especialista – Discutindo o Dossiê do Outsourcing de Impressão

por | abr 6, 2020 | Conversa com Especialista

Fotografia de Marcus Correa e logotipo da empresa Edocx. A imagem ilustra a conversa com especialista em outsourcing de impressão.

Marcus Vinícius Correa, gerente comercial na Edocx, discute, nesta 7ª Edição da Conversa com Especialista, sobre o Dossiê do Outsourcing de Impressão e apresenta a sua opinião sobre a importância de saber os dados e, as informações atualizadas do mercado.

O DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: Dados e Insights do mercado segundo a PrintWayy é um estudo inédito realizado pelo time da PrintWayy. 

Ele se fundamenta no histórico dos dados gerados pelas empresas que utilizaram o software de gestão e monitoramento de parques de impressão durante o período de 12 meses (de janeiro/2019 à janeiro/2020).

Reúne dados, infográficos e rankings que vão lhe ajudar a analisar o desempenho da sua empresa e melhorar os resultados, além de ampliar o seu conhecimento e visão sobre o cenário dos provedores de outsourcing de impressão brasileiros.

Ainda não acessou o Dossiê? Faça isso agora mesmo e conheça de forma profunda o mercado do outsourcing de impressão, além de se munir de informações úteis para melhorar a sua performance e atuação.

Convite para acessar o dossiê do outsourcing de impressão da PrintWayy.

É impossível ignorarmos o crescimento deste mercado e das empresas que o compõe, conhecer, por meio de dados, o que está acontecendo de forma geral ou até mesmo segmentada é fundamental para entender o presente e conseguir traçar planos futuros.

Junto com o Marcus conversamos, discutimos e abordamos diversos temas que envolvem o Dossiê e, mesmo assim não conseguimos esgotar o assunto e todas as polêmicas e casos que ele gera e ainda gerará. Afinal, esta é a primeira edição do estudo e, o cenário dos hardwares de impressão está em constante modificação.

Se você quer ver um outro conteúdo que publicamos aqui no blog sobre o Dossiê é só clicar na imagem abaixo, nele você verá como está o mercado dos negócios que se destacaram como sendo os que mais contratam o serviço do outsourcing de impressão.

Uma impressora com o desenho de uma lâmpada e vários sinais de mais referente a parte bônus do Dossiê do outsourcing de impressão.

 

Com você, a Conversa com Especialista:

Marcus Vinícius Correa – Gerente Comercial na Edocx 

→ Discutindo o Dossiê do Outsourcing de Impressão ←

Imagem de mini currículo de Marcus Correa, especialista em outsourcing de impressão.

PrintWayy: Olá Marcus, seja bem-vindo a Conversa com Especialista! Você é o primeiro convidado deste ano e já chega falando sobre assuntos polêmicos e, é claro, importantíssimos para o mercado do outsourcing de impressão. Gostaria que você apresentasse a Edocx para a comunidade do #BlogDaPrintWayy. 

Marcus Vinicius Correa:  A Edocx está no mercado há 2 décadas, começamos com o outsourcing de impressão, que ainda representa nossa principal fonte de faturamento. Porém, entendemos que uma empresa de tecnologia precisa acompanhar as tendências de mercado e as necessidades dos seus clientes, por isso, ampliamos nossa oferta para as seguintes áreas de negócios:  Gestão documental (ECM/BPM); Locação de ativos de TI (notebooks, desktops, smartphones, tablets); Segurança do paciente (identificação de pacientes e classificação de risco).

PW: Tenho uma curiosidade para compartilhar com você…. Olha só: você foi a primeira pessoa a baixar o Dossiê do Outsourcing de Impressão que nós da PrintWayy desenvolvemos. Foi também o primeiro cliente PrintWayy a enviar um comentário e falar sobre o quão importante era ter as informações apresentadas no estudo. Agora, diga aqui, por que você teve tanto interesse assim no Dossiê?

MVC: O dossiê coincidiu com o momento de revisão das estratégias e ações comerciais, então entendi que esse estudo poderia contribuir para nosso planejamento. 

PW: Na sua opinião, qual é a importância deste tipo de estudo e os dados apresentados no Dossiê, para os provedores de outsourcing de impressão?  

MVC:  Como nosso mercado é muito fechado, com difícil acesso às informações mais próximas da realidade de pequenas e médias empresas, pois os estudos disponíveis apresentam informações mais assertivas para os grandes players desse mercado, cenário diferente do abordado nesse estudo idealizado e realizado por vocês da PrintWayy. 

PW: Marcus, você poderia comentar um pouco sobre os rankings que mais lhe chamaram atenção? E, teve alguma informação apresentada que foi inusitada e, teve algum resultado que fugiu da percepção que você tinha com relação ao mercado? 

MVC: Os Top 10 apresentados diverge um pouco com nossa realidade, então entendemos que podemos explorar seguimentos ainda pouco desenvolvido por nós, auxiliando assim a construção do nosso resultado para esse ano.  

PW: Em vários trechos do Dossiê, apresentamos os dados de maneira segmentada por porte de empresa, onde consta a realidade de empresas pequenas com até 50 impressoras, até maiores com mais de mil equipamentos locados. Quais pontos relevantes você conseguiu perceber através dessa segmentação?

MVC:  A variação do preço médio e os tipos de cobrança.

PW: Quando você viu o mapa com a indicação do custo médio do CPP, tanto P&B como color, qual foi a sua reação? 

MVC:  O CPP P&B dentro da nossa expectativa, porém os custos color estão bem agressivos no cenário de 1 a 100, normalmente esperamos um maior custo devido a baixas demandas.

PW: O estudo traz um ranking sobre os negócios do mercado que mais contratam. Este resultado está muito diferente da lista da Edocx com relação aos clientes que vocês mais atendem?  

MVC: Sim e nos mostrou que para o crescimento que esperamos podemos explorar esses segmentos.

PW: Uma das partes do Dossiê apresenta alguns dados de uso. Vimos que pouco mais de 80% dos provedores permitem que seus clientes acessem o sistema e acompanhem a evolução do contrato. Por que você acha que os demais não permitem este acesso e acompanhamento? 

MVC: Sinceramente não entendo. Vimos nessa ferramenta a oportunidade de ser mais transparente com nosso cliente e permiti-lo também colaborar com uma gestão eficiente do parque implantado.

PW: Você acredita que o mercado do outsourcing de impressão brasileiro está mudando ao longo do tempo e das demandas dos clientes? Há alguma tendência que você acha que vai despontar e que todos precisam ficar de olho? 

MVC: A mudança é muito perceptível e com um cenário desfavorável, pois o gráfico de produção por cliente está em curva descendente, portanto temos que diversificar o portfólio para complementar o faturamento cada mais menor desse segmento. Enxergamos também que os gestores estão buscando unificar seus parceiros, ou seja, devemos entender suas demandas e ir agregando suas dores com ofertas em nosso portfólio.

PW: Apesar de muitos falarem sobre o fim da impressão (da impressora tradicional e do papel) vemos que muitas empresas provedoras de serviços de impressão estão despontando e, muitas pessoas estão investindo neste segmento. O que você pensa sobre isso?  

MVC: Os micro empreendimentos, são muitas vezes ex-empregados que enxergam o potencial em empreender, porém com estratégia desestruturada de crescimento, pois, para conquistar mercado rápido desprezam custos fundamentais para continuidade do crescimento.

PW: A Edocx chegou a fazer um comparativo dos seus dados internos com os apresentados no Dossiê do Outsourcing de Impressão? Você indicaria, para os seus colegas de mercado, que eles também fizessem esta comparação? Como ela é foi importante para vocês e, porque é tão útil? 

MVC: Iniciamos o estudo comparativo, mas devido ao cenário de pandemia vivido nas últimas semanas focamos nossos esforços para continuar a nossa operação com o mínimo de exposição aos nossos prestadores além de identificar ofertas do nosso portfólio que podemos colaborar com o atual momento.

PW: Estamos felizes demais por ter você aqui em nosso Blog e participando deste espaço onde vocês, especialistas do mercado, podem opinar e apresentar a visão sobre assuntos que permeiam o dia a dia dos provedores. Muito obrigado Marcus por ter aceitado o nosso convite! 

Acesse também as outras conversas que já tivemos!

Espero continuar te vendo por aqui.

Convite para ver outras edições da Conversa com Especialista no Blog da PrintWayy.

 

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy