Conversa com Especialista – Outsourcing de impressão em larga escala

por | dez 10, 2018 | Conversa com Especialista

19_11_blog_samuel

Esta é a 3ª Edição da Conversa com Especialista aqui do Blog da PrintWayy. Sinta-se à vontade e venha conversar com a gente!

Para ver todas as conversas clique no banner abaixo:

Convite para ver outras edições da Conversa com Especialista no Blog da PrintWayy.

Você quer continuar atuando no ramo do outsourcing de impressão, mas deseja ampliar seus horizontes e obter maiores resultados. Certo!?

Para isso, é necessário focar em expansão e escalabilidade

Assunto que o nosso convidado de hoje domina e, por isso, vai dividir com a gente a sua experiência e como fez para aumentar o perímetro de atuação de sua empresa.

Samuel Teixeira, é o fundador da Global Laser. Empresa que é prestadora de serviços de outsourcing de impressão desde 2009 com sede em São Paulo. É um ótimo exemplo real de que o sonho da expansão pode se tornar realidade. 

Com grande abrangência nacional, hoje a Global Laser, está presente em 14 estados, atuando em 35 cidades, sendo, entre elas, 12 capitais. 

Os limites territoriais entre cidades e estados não foram barreiras. O crescimento da empresa aconteceu com muito foco e dedicação de uma equipe que presa em prestar soluções com alta qualidade em impressão.

Fique agora com a entrevista da Conversa com Especialista!

Conversa com Especialista:  

Samuel Teixeira – Fundador da Global Laser

→ Outsourcing de Impressão em Larga Escala ←

19_11_resumo_samuel

PrintWayy – Samuel, é um prazer para nós e para o leitor do Blog da PrintWayy ter a sua participação nesta edição da Conversa com Especialista. 

Para entendermos um pouco mais sobre você e sobre a Global Laser, conte um pouco sobre o seu trabalho e como é a atuação e o posicionamento da empresa. 

Samuel Teixeira – À equipe PrintWayy, agradeço o convite, satisfação em poder participar e contribuir.

A Global Laser surgiu em 2009 com o ideal de atender clientes em um formato flexível e desenvolver diferenciais de atendimento. Acreditamos que grande parte do nosso êxito neste segmento é porque iniciamos assim, e ainda hoje, temos esta visão.

Seria um olhar mais direcionado à demanda de mercado, ao ambiente e necessidade do cliente, com base nisso, desenvolvemos nossa postura de atuação.

PW – A Global Laser se destaca por ter uma abrangência nacional na prestação de serviços. Está presente em 14 estados (totalizando 35 cidades). Queremos muito saber como aconteceu esta expansão e a busca por clientes fora de São Paulo!

ST – Basicamente foram demandas que surgiram através de grandes empresas (clientes) que possuem abrangência em vários estados.

Foi necessário desenvolver um formato diferente do que praticamos em São Paulo, grande São Paulo e interior.

São processos bem definidos que incluem a utilização de equipamentos back-ups, atendimento em 1º nível eficiente (é possível reduzir 70% das ocorrências) e parceria com transportadoras que atuam na região em questão (reduz o custo com frete) dentre outros processos que exige este formato.

PW – E, porque vocês escolheram investir no mercado de outsourcing de impressão?

ST – Trabalhei no setor comercial de uma empresa do segmento e lá eu observava muito os processos, atendimentos e estratégias.

Aprendi a gostar deste mercado, embora já havia e ainda existe uma grande concorrência, porém, entendemos que de igual tamanho são as oportunidades e demanda, principalmente de serviço e atendimento de qualidade.

Naturalmente começou crescer a vontade de atuar no mercado de outsourcing de impressão, mais tarde me desliguei da empresa e fundei a Global Laser.

PW – Com clientes tão distribuídos pelo Brasil, como vocês fazem o controle e gestão do parque de impressoras?

ST – Sem dúvida, uma ferramenta de grande importância nesta gestão é o PrintWayy.

Nós adaptamos as tratativas com base nos dados que o Printwayy entrega, unindo a plataforma aos processos internos da Global Laser.

PW – Como é feito o estudo do mercado e a escolha das cidades para a abertura de novas parcerias?

ST – A rentabilidade do projeto é o ponto de partida, em segundo a malha técnica disponível na região, verificação da estrutura logística, se o cliente possui departamento de TI na localidade.

São muitos detalhes que devem ser considerados antes de oferecer o serviço, mas o principal é que seja interessante no ponto de vista econômico.

PW – Na sua opinião, quais são os maiores desafios de quem trabalha com um parque bem distribuído como a Global Laser?

ST – O custo operacional é um dos fatores mais importantes, tendo em vista que se trata de um custo variável e pode impactar diretamente na rentabilidade do projeto.

É necessária uma visão ampla e detalhada que se inicia no dimensionamento do hardware, (equipamentos mais robustos significa menos ocorrência e maior rendimento de toner), com isso teremos menor custo no abastecimento e chamados.

Também é necessário manter, dependendo da região, estoque para 03 meses, isso reduz consideravelmente o custo com fretes.

PW – De acordo com o IDC, o primeiro semestre de 2018 registrou uma alta de 18% no mercado de impressoras. Você percebeu este crescimento também?

ST – Sim, percebemos que existe um crescimento considerável e acreditamos que será ainda melhor nos próximos anos. Há também uma maior exigência por parte do cliente no campo das soluções agregadas, embarcadas, multifuncionais, etc.

PW – Qual recomendação, Samuel, você pode dar ao seus colegas empreendedores do ramo do outsourcing de impressão, que sonham em expandir seus negócios?

ST – Acredito que o planejamento é a melhor estratégia, saber detalhadamente quanto custa a operação é vital. Com base nisso será possível precificar o serviço para que seja viável.

Uma ferramenta de gestão, como é o PrintWayy,  será fundamental na expansão e estabilidade do serviço.

PW – Para finalizar esta incrível e produtiva entrevista, conte-nos o que de mais valioso, você e a Global Laser, aprenderam desde a fundação da empresa até hoje?

ST – Aprendemos que os desafios existem para serem superados, enquanto uns reclamam e colocam a culpa no mercado, na concorrência, nós devemos buscar alternativas de superação e consolidação no segmento.

Quero ressaltar também a importância de possuirmos uma equipe motivada, competente, que olha para o mesmo horizonte buscando o crescimento da marca e consequentemente para todos os colaboradores também.

A equipe da PrintWayy está muito feliz em dar vida a este projeto e poder conversar com grandes nomes e especialistas do mercado do outsourcing de impressão, compartilhando conhecimentos e experiências.

Agradecemos ao Samuel, e a Global Laser, pela participação na 3ª Edição da Conversa com Especialista.

Ficou com vontade de participar de uma próxima edição? Ótimo! 

Não se acanhe e venha conversar com a gente. Queremos muito a sua participação.

Imagem com 3 dias para quem tem um outsourcing de impressão.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy