Custo da impressão: despesas ocultas podem causar grandes impactos

por | fev 10, 2020 | Outsourcing de Impressão

Imagem de uma xícara de café com algumas balas, representado os pequenos custos do dia a dia em alusão ao custo da impressão.

Olá! Estou feliz em ver você aqui no Blog da PrintWayy e, tenho a absoluta certeza, de que se você veio até aqui é por que se interessou pelo assunto deste conteúdo que é o custo da impressão e quais são os gastos visíveis e os invisíveis que estão envolvidos.

Imagino eu, que você saiba que, os custos invisíveis, ocultos, aqueles pequenos… que a gente nem nota, não leva em consideração, deixar passar por serem tão “insignificantes” causam grandes impactos nas finanças, tanto empresarial como na pessoal.

É aquela balinha que você compra todo dia junto ao caixa do restaurante em que almoça. É considerar que as moedas ou, os centavos, não é dinheiro e não tem valor. Bem isso só para citar alguns exemplos e lhe refrescar a memória, por que se você quiser saber quais são os outros (e são vários) pequenos custos pessoais é melhor você dar uma olhada no blog do Gustavo Cerbasi – consultor financeiro.

Isso porque a nossa intenção é abrir seus olhos para o real custo da impressão. Pegue a sua lupa e vamos juntos encontrá-los!

O real custo da impressão 

A IDC (fornecedora global de inteligência de mercado e serviços de consultoria para os segmentos de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo) elencou quais são os itens mais conhecidos e os ocultos relacionados ao custo da impressão.

Os custos conhecidos da impressão são:

  • equipamentos;
  • manutenção;
  • suprimentos.

E, os custos ocultos da impressão são:  

  • área de estocagem e armazenamento de suprimentos;
  • custos de help desk  e suporte;
  • tempo gasto com gestão e compras;
  • atuação em compras fragmentadas;
  • diversidade de marcas e produtos;
  • sustentabilidade ambiental (logística reversa);
  • grande consumo e desperdício de energia;
  • produtividade organizacional.

É importante destacarmos aqui a premissa de que os serviços de outsourcing de impressão fornecem uma maneira eficaz de reduzir o custo global das atividades relacionadas com a impressão e gestão de futuras despesas relacionadas.

Em pesquisa, realizada pela IDC, 70% dos entrevistados indicaram que a redução de custos da impressão foi o mais importante motivador para adoção do outsourcing de impressão.

O que estamos explorando é o entendimento da existência destes custos ocultos, quais são eles e, como devem ser levados em consideração na hora de apresentar os benefícios do serviço para o cliente.

Fora este benefício da economia de custos, eu deixo com você mais 18 motivos do porquê toda empresa deveria contratar o serviço de outsourcing de impressão.

Dá uma olhada no infográfico que criamos:

Infográfico com 19 motivos para fazer a locação de impressoras.

Se você desejar acessar o conteúdo original deste infográfico é só clicar na imagem abaixo:

Ilustração de um parque de diversão - alusão ao parque de impressão.

Para ver os diversos conteúdos do blog relacionados aos custos ocultos da impressão você pode utilizar o nosso espaço para pesquisa (que fica na parte superior do blog, ao lado do título) ou, se preferir pode dar um clique nos links que referenciamos.

Aqui estão eles:

Gestão de suprimentos:

Help desk e suporte:

Gestão e produtividade:   

Diversidade de marcas e produtos: 

Sustentabilidade: 

Agora, se você quer saber se a suas impressoras estão dando lucro ou prejuízo eu recomendo a utilização da Planilha de Custo Total de Propriedade.

Imagem convite para acessar a Planilha de Custo Total de Propriedade.

O cálculo pode ser feito antes da compra da impressora para avaliar a viabilidade e tempo que irá demorar para retornar o valor do seu investimento.

Outra situação importante para usar CTP é na análise do seu parque de impressão. Você pode saber quais das suas impressoras já retornaram o valor investido, quais deram prejuízo e quais ainda precisam trabalhar para retornar o valor.

Você pode estar obtendo 03 grandes perguntas com a ajuda do CTP:

  1. Vale a pena comprar este modelo de impressora?
  2. Quanto devo cobrar do meu cliente para ter o retorno sobre o investimento?
  3. Minhas impressoras deram lucro ou prejuízo?

Com a Planilha de Custo Total de Propriedade você vai poder lançar e detalhar as informações de custo de cada modelo de impressora, que você já tem ou pretende adquirir.

Accede a este contenido en español.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy