Data analytics: veja como os dados podem impulsionar as operações de outsourcing

A imagem ilustra uma menina, pulando em uma cama elástica, cercada por números.

Com a tecnologia disponível em softwares o trabalho em data analytics é muito mais fácil de se fazer. Por meio da análise de dados é possível ter uma inteligência estratégica monstruosa. Gerar insights, identificar tendências, reconhecer comportamentos padrões e elaborar movimentos de negócios mais inteligentes para uma operação eficiente são possíveis e, estas são apenas algumas das possibilidades que o big data analytics possibilita. 

Ferramentas, como o PrintWayy, são capazes de capturar e gerenciar os dados de parques de impressão que, por meio de modelos matemáticos estatísticos e algoritmos sofisticados permitem produtividade extra e um maior valor aos serviços oferecidos.

É importante ter acesso total e ilimitado aos dados capturados nas impressoras e, melhor ainda quando a captura acontece em tempo real, já que assim é possível que você faça análises precisas e que lhe levarão a ter um melhor desempenho do negócio.

Sempre falamos sobre dados e a sua importância na qualidade da gestão dos parques de impressão e das empresas provedoras do serviço de outsourcing de impressão, por isso, eu fiz uma seleção de posts que publicamos aqui no blog especialmente para você. Eles circundam o data analytics e, caso ainda não tenha visto, aproveite sua visita em nosso blog para entender ainda mais sobre o assunto! 

Imagem da praça do Arco do Triunfo. Representa a centralização de dados em Outsourcing de Impressão.

Fotografia de Ricardo Grícolo Moro e logotipo da empresa Copyvic. A imagem ilustra a conversa com especialista em outsourcing de impressão.

Ilustração de um homem em um barco de madeira em um lago, o homem observa por uma luneta. A ilustração representa a descoberta de quais são os indicadores chaves.

A partir de agora você vai aprender como a análise de dados pode ajudá-lo, de forma efetiva, a tomar decisões de negócio mais inteligentes deixando a sua operação mais sustentável.

“Os dados são o ativo estratégico por excelência das empresas.”

Christian Gardiner

Melhorando os negócios com data analytics

De acordo com o estudo Global State of Enterprise Analytics 2020, no Brasil 60% das empresas já usam Data & Analytics para apoiar estratégias de negócio. 

Destacam-se como os principais usos destas tecnologias no mercado brasileiro 04 grandes áreas: desenvolvimento de novos produtos, gestão de riscos, análise de força de trabalho e melhoria da eficiência de custos.

O estudo mostra um que, ao contrário do cenário internacional em que cloud computing é a tendência que está no topo entre as que mais impactam a adoção do data analytics, no Brasil, essa tecnologia é a apenas a terceira entre as 03 mais citadas (17%), precedida por inteligência artificial e machine learning (17%) e internet of things (18%). 

Nos gráficos abaixo você pode ver estas e outras informações.

Gráfico da Global State of Enterprise Analytics 2020.
Fonte: Global State of Enterprise Analytics 2020
Gráfico da Global State of Enterprise Analytics 2020.
Fonte: Global State of Enterprise Analytics 2020

Quando o data analytics é bem executado e, além disso, é trabalhado conforme a necessidade e o objetivo do negócio, ele pode ampliar a capacidade de vendas e de ofertas de produtos e serviços já que incorpora inteligência, o que torna a oferta em si mais assertiva e atrativa. 

Ter este tipo de visão estratégica por meio da gestão dos dados gerados pela sua própria empresa abre um gigantesco espaço para o crescimento das vendas! Os dados que seu parque gera diariamente tem muito potencial para isto, olhe para eles com criatividade, faça uma análise precisa. 

De forma geral, o big data analytics, faz com que a sua empresa aproveite os seus dados para gerar novas oportunidades. Promovendo movimentos empresariais muito mais estratégicos, inteligentes e, com operações eficientes, gerando lucros altos e, fechando com, clientes felizes e satisfeitos. 

Veja alguns exemplos de aplicações do data analytics que podem melhorar o seu negócio: 

Na prática: 06 exemplos de aplicações de data analytics

  1. Aumento da capacidade de definir estratégias e tomar decisões mais assertivas e rápidas.

  2. Maior possibilidade de identificar novas oportunidades de acordo com o comportamento do mercado.

  3. Ampliação da capacidade de entender, converter, atender e fidelizar clientes.

  4. Oportunidade de criação de novos fluxos de receita.

  5. Crescimento da eficiência operacional.

  6. Oportunidade de redução de custos na cadeia de suprimentos. 

Aplicações de data analytics necessitam, obrigatoriamente, de um sistema que faça a coleta correta e segura destes dados, por isso é importante que você conheça e confie plenamente no parceiro que vai escolher para monitorar e fazer a gestão do seu parque de impressoras.

Tanto a coleta, como quais são os dados capturados, são de extrema importância para o negócio. Em diversas situações vemos provedores que não estão monitorando corretamente suas impressoras e, estes dados resultam em um baixo nível de importância e veracidade. 

Outra característica fundamental que precisa estar presente na solução de coleta de dados é uma API de integração. Esse recurso será essencial para que seja possível conectar soluções de data analytics, com sua base de dados, permitindo a análise de dados em massa e tornando todo o processo mais robusto.


Nerd e sexy – vamos descontrair um pouco?

A Harvard Business Review publicou o seguinte artigo: “Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century”, sim, o título sugere que o trabalho de cientista de dados seja o mais sexy do século 21. E, em seu texto,  Thomas H. Davenport e D.J. Patil comparam o cientistas de dados ao brilhantismo e glamour dos “quants” (quantitatives – matemáticos, físicos e programadores contratados em Wall Street para criar modelos matemáticos para riscos, produtos financeiros e operações no mercado financeiro)  de Wall Street das décadas de 1980 e 1990.

Os autores concluem afirmando que o avanço do big data não vai parar, uma vez que eles não veem sinais de desaceleração. Para eles, se às empresas não aderirem a essa tendência, elas correm o risco de ficar para trás, pois os concorrentes ganham vantagens quase inatacáveis.


Conhece alguém interessado em data analytics e big data para parques de impressoras? Compartilhe este post e ajude seus amigos a entenderem a importância deste investimento!

Aviso que na segunda-feira tem post no blog da printwayy.