Descubra o seu ponto de equilíbrio e precifique baseado em valor

por | nov 27, 2017 | Outsourcing de Impressão

Uma mulher equilibrando doi livros na cabeça,representa o ponto de equilíbrio que deve haver na hora da precificação.

Dizer quanto custa um produto ou um serviço é uma atividade que requer a dedicação de algum tempo de estudo e análise. Você não pode cobrar um valor menor do que o seu custo e também não pode cobrar um valor abusivo. Chegamos assim ao preço justo.

E para alcançar o preço justo em outsourcing de impressão é preciso levar em conta cada pedacinho de papel, cada ml de tinta, as manutenções preventivas e as manutenções corretivas ou seja, todos os detalhes.

→ Nesta edição da Conversa com Especialista, Charles Carvalho, CEO da Imprimmer, conta como a realização da manutenção preventiva é um dos pontos fortes do seu outsourcing de impressão. Clique na imagem para acessar a conversa: 

Fotografia de Charles Carvalho e logotipo da empresa que ele fundou, a Imprimmer. A imagem ilustra a entrevista com o especialista em outsourcing de impressão.

Você quer saber se existe uma fórmula pronta para precificar os serviços de outsourcing de impressão?

Vem comigo, e descubra!

Encontrando o seu Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio econômico está relacionado ao momento de igualdade entre receita e custos, e é a partir deste momento que se começa a pensar em lucro.

De acordo com o Sebrae:

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ele indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação.

Para encontrar o ponto de equilíbrio do seu parque de impressoras é necessário calcular os custos fixos, custos variáveis, receitas líquidas, projeções e investimentos.

Normalmente o ponto de equilíbrio econômico é calculado sob a forma de percentual da receita projetada. 

Por exemplo, um ponto de equilíbrio de 65% para uma receita de R$ 100.000,00 anuais indica que a empresa terá eliminado as possibilidades de prejuízo quando tiver atingido o montante de R$ 65.000,00 em vendas, passando, a partir de então, a acumular lucro. 

A lógica do ponto de equilíbrio, conforme indicado pelo Sebrae, mostra que quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio.

A fórmula de cálculo do Ponto de Equilíbrio

Antes de lhe mostrarmos a fórmula para calcular o ponto de equilíbrio do seu outsourcing de impressão você precisa se habituar com algumas siglas. Preste muita atenção, pois esta atividade requer precisão. 

Este exercício é fundamental para o planejamento estratégico do seu outsourcing de impressão e afeta financeiramente todas as áreas da empresa.  

Acompanhe:

  • CF – Custo Fixo

  • CO – Custo de Oportunidade é o valor do Capital Próprio multiplicado por a taxa desejada de lucro para o período, dividido pela Margem de Contribuição

  • CV uni – Custo de Venda unitário

  • L – Lucro

  • PEC – Custos Fixos Totais dividido pela Margem de Contribuição

  • PEE – Ponte de Equilíbrio Econômico

  • PV uni – Preço de Venda Unitário

  • PV uni – CV uni – Margem de Contribuição Unitária

Obs.: lembre-se que a margem de contribuição é = Receita – Custo Variável.

Para chegar ao valor do seu ponto de equilíbrio econômico você deverá calcular:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Ilustração do cálculo do ponto de equilíbrio.

Fonte: Sebrae – Gestão Financeira

Agora você já tem um indicador do seu risco operacional. Este cálculo é muito importante, pois é com base nele que você fará a precificação justa do seu serviço.

Precificação baseada em valor

Você sabe (pois já viu aqui no Blog da PrintWayy em Seja um campeão em vendas de outsourcing de impressão e Outsourcing de Impressão – Abrindo a sua empresa) que deve vender uma solução, um benefício e/ou uma facilidade.

Na hora de precificar o serviço que o seu outsourcing irá realizar você deve levar em consideração o valor percebido, ou seja qual é a importância que o seu cliente dá para o seu trabalho. 

Quanto maior é a importância, maior será o valor percebido, o qual você irá agregar à solução ofertada.

Para descobrir qual é o valor que os seus clientes dão para a prestação do serviço para a sua empresa de outsourcing de impressão você deverá trabalhar para buscar qual é o reconhecimento deles perante ao serviço, qual é o sentimento e nível de satisfação, além de comunicar e divulgar os próprios valores da sua empresa.

Precificar corretamente é um desafio que deve ser superado. Você deve ser justo com o cliente, e justo com a sua empresa. Pois ela também precisa sobreviver no mercado e ter lucro.

Buscando a melhor forma de ajudar os provedores de outsourcing de impressão o Blog da PrintWayy se empenha em produzir conteúdos relevantes e que sejam de seu interesse. Veja a lista abaixo, ela está relacionada ao assunto desta publicação:  

Quer mais dicas e informações? Cadastre-se em nossa newsletter e acompanhe as novidades. Em breve mais conteúdos serão enviados diretamente para você.

Giff animado convite para assinar a NewsWayy, a newsletter da PrintWayy.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy