Eficiência operacional: veja como a empatia é importante para alcançá-la

A imagem demonstra uma engrenagem e um coração atrelados, refletindo a relação da eficiência operacional com a empatia.

Todo projeto realizado aqui na PrintWayy leva em consideração a satisfação do cliente e a eficiência operacional alcançada a partir do software desenvolvido. Esses 02 elementos são fundamentais e precisam ser trabalhados juntos sempre.

O assunto é extremamente importante para todas as áreas, e nós oferecemos a ela uma atenção especial, afinal de contas a opinião do cliente e sua experiência são importantes norteadores para criar algo do zero.

Ainda mais no segmento de outsourcing, onde o desenvolvimento de uma solução incompleta pode desencadear uma série de erros e assim prejudicar diretamente a experiência do cliente.

Por exemplo, um software de gestão de parques de impressão bem-sucedido deve trazer benefícios significativos a uma empresa. Para alcançar essa difícil missão, é preciso alinhar a satisfação e a eficiência na entrega final.

Pois bem, saiba que tudo começa a partir da empatia em relação aos colaboradores e clientes. Dessa forma, entendemos o problema e criamos uma solução ímpar.

Agora faço um convite a você, para ler o restante do artigo e descobrir como um bom relacionamento pode melhorar a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Vamos lá?!

Associando a empatia com a satisfação do cliente

A empatia significa se colocar no lugar de outra pessoa. Ou seja, quando você é empático com o seu cliente, pode-se perceber problemas que vão além de um briefing e pensar em soluções ainda mais criativas.

Soluções essas que devem estar ligadas a práticas de inclusão, tão fundamentais para um desenvolvimento abrangente. Devemos levar em consideração alguns dados, como por exemplo a The Inclusive Internet Index 2020, que apresenta quais países estão melhores ou piores quando o assunto é internet inclusiva.

No levantamento de 2020, o Brasil está na 34ª posição e isso mostra que empreendedores e profissionais ainda encontram dificuldade para ter acesso à internet em algumas regiões brasileiras.

Outra importante informação é o nível da digitalização de processos no País. Segundo o estudo IT² – Indicador de Transformação da TI, desenvolvido pela IDC, em colaboração com Dell EMC e Intel, o Brasil tem uma média de 33,9 pontos no quesito automação de atividades, sendo 0 a menor e 100 a maior nota.

Este último dado nos mostra que a realidade da informatização ainda está distante do ideal e por conta desse cenário diverso, precisamos praticar a empatia antes de desenvolver um software.

Ao considerar estes dois importantes levantamentos, você percebe que a eficiência operacional de uma solução só deve alcançar o seu nível pleno se contornar os possíveis problemas encontrados na realidade do cliente.

Quando um projeto parte do exercício de se colocar no lugar do cliente, a entrega da empresa passa a ser retribuída com satisfação e, quase sempre, com enorme gratidão.

Aqui na PrintWayy, nós adiantamos possíveis problemas com dados claros, e sempre buscamos um design descomplicado, ergonômico, comunicativo e, acima de tudo, intuitivo.

Assim, nós permitimos que qualquer usuário/utilizador possa ter os benefícios da gestão do outsourcing de impressão da melhor forma possível em sua atuação com os clientes.

Fora isso, vale destacar ainda outras formas positivas de impactar a eficiência operacional a partir da empatia:

  • Antecipa problemas;
  • Melhora a qualidade da entrega;
  • Aumenta a satisfação;
  • Cria um laço de parceria com o cliente;
  • Possibilita soluções únicas.

Passo a passo: aprenda como construir a eficiência operacional

A satisfação do cliente e a eficiência operacional têm um forte elo por muitas razões. Embora algumas sejam bastante óbvias, afinal, uma entrega bem feita agrada qualquer gestor, outras podem passar despercebidas.

Por isso, vamos falar agora sobre como podemos construí-la de uma maneira completa e definitiva.

  • Esteja alinhado

Um workflow conta com dezenas e até centenas de processos em uma única trilha, e na implementação da gestão do outsourcing de impressão esse número pode ser ainda maior.

Por isso, o alinhamento que antecede o início do desenvolvimento de qualquer software é fundamental. A partir disso, a empresa administra a expectativa do cliente e, ao mesmo tempo, fica munida do que precisa ser entregue para ter uma eficiência operacional máxima.

O alinhamento entre empresa e cliente tem soluções simples, rápidas e fáceis, como uma reunião presencial ou remota, telefonemas, trocas de e-mails, e até mesmo troca de mensagens.

  • Humanize processos

Se você passeia pelo nosso blog com frequência, sabe que o patrimônio humano é algo que damos extrema importância, e justamente isso nos proporciona ótimos níveis de satisfação e eficiência entre os clientes atendidos.

A razão disso acontecer é simples: o cliente reconhece que a nossa comunicação interna funciona através da motivação de cada colaborador e isso dá a ele segurança para esperar um bom serviço.

Ser uma empresa adepta a metodologia Great Place To Work é uma excelente maneira de incentivar formas mais humanizadas de lidar com processos internos, e assim garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

Por isso, é sempre recomendado que os parceiros conheçam os seus pilares e se possível a coloque em prática no dia a dia.

  • Seja transparente

Ser transparente significa que precisa existir uma comunicação franca e honesta entre a empresa e o cliente, sem enrolação ou letras miúdas. Assim, o projeto corre menos risco de perder credibilidade mesmo que aconteça um atraso ou desencontro em alguma etapa.

Em linhas gerais, um diálogo transparente pode ser mantido com relatórios e atualizações periódicas sobre os acontecimentos que envolvem o projeto.

Independente se for uma informação positiva ou negativa, mantenha o seu cliente atualizado.

Inclusive, nós da PrintWayy consideramos tanto a transparência, que implementamos uma metodologia onde o próprio cliente é um dos principais responsáveis pela evolução do produto, votando e comentando em sugestões criadas por outros usuários. Com isso, encontramos opiniões e necessidades em comum, de maneira muito aberta e visível a todos os clientes.

Este exemplo mostra que sempre buscamos a transparência e acreditamos nos resultados obtidos após a implementação das sugestões feitas à PrintWayy.

Depois de tanta informação, esperamos que você perceba como a satisfação do cliente e a eficiência operacional estão ligadas e sua importância para qualquer empresa, principalmente aqui para o nosso time.

Em todo caso, sempre estamos aqui para apresentar informações de qualidade e tirar suas dúvidas quando o assunto é outsourcing.

Também aproveitamos para fazer um convite especial: assine a NewsWayy, e participe de uma comunidade com mais de 7.000 profissionais da área que recebem semanalmente conteúdo de valor para auxiliar na rotina de seus negócios.