Este ou aquele – Porque o cliente escolhe o concorrente e não você?

por | set 10, 2018 | Vendas para Outsourcing de Impressão

cliente

Apesar de ainda estarmos sentindo os efeitos da última crise econômica (2014-2017), já podemos respirar um pouco mais aliviados. Segundo dados do IBGE, o setor de serviços teve um crescimento de 6,6% no mês de junho/2018 – sendo o melhor resultado desde 2011.

E de acordo com o Seara Experian, o setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender: em fevereiro de 2018, 126.832 novas empresas surgiram neste segmento. 

Observa-se nos últimos 08 anos um crescimento constante na participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país, passando de 53,6% (fevereiro de 2010) para 66,2% (fevereiro de 2018).

Já a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado (de 34,6%, em 2010, para 25,6% em 2018). A participação das novas empresas industriais também caiu (de 8,8% em 2010 para 7,9% em 2018).

Avaliando os dados do Seara Experian, temos a total clareza de como o setor de serviço continua prosperando e causando um grande impacto positivo na economia brasileira.

É claro que o setor de serviços é gigantesco. Engloba os mais diversos tipos de atividades, e o outsourcing de impressão está aqui inserido. E, com certeza, algumas dessas milhares de novas empresas são de outsourcing de impressão, o que faz com que a concorrência aumente.

________________

Para saber mais sobre a competitividade e como identificar e lidar com a concorrência, é só você participar da Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão. Temos um conteúdo exclusivo e dedicado sobre o estudo da concorrência. Vale a pena você se inscrever e participar!

Convite para participar da trilha do marketing.

E, com tantas opções disponíveis o cliente precisa parar para pensar, analisar cada proposta e cada empresa, para assim poder bater o martelo e definir qual será a fornecedora de serviços de outsourcing de impressão a ser contratada.

Na hora de fazer esta análise e seleção, o seu quase novo cliente usa alguns critérios para avaliação. E se sua empresa tiver uma performance superior aos concorrentes com certeza vai ser o prestador de serviços de outsourcing de impressão escolhido. Mas se as características de um dos concorrentes forem melhores e prevalecer, você vai ter que pegar o seu banquinho e sair de mansinho.

Como um prestador de serviço de Outsourcing de Impressão é avaliado

Solidez e Reputação

Assim como você busca conhecer mais sobre a empresa do seu futuro cliente, ele também busca informações sobre a sua. Na hora da avaliação, informações como tempo de atuação, presença no mercado, depoimentos e cases de clientes pesam bastante.

Além do histórico (não somente o que aparece em seu site, mas o histórico jurídico do seu CNPJ), temos os números e os indicativos que eles nos mostram (a empresa está em crescimento, estagnada ou em declínio).

Quanto mais bem estruturada for a  prestadora do serviço de outsourcing, maiores são as chances dela entregar um serviço com qualidade e solidez. Somando assim um saldo positivo de pontos.

Transparência e Lealdade  

Do projeto à execução, o prestador de serviços de impressão deve ser leal e transparente. Deve dar alternativas de escolha entre diferentes opções de implementação do serviço. Compreender as necessidades da empresa para criar um projeto que respeite os limites e cumpra com o  propósito.

Depois disso, também cabe ao fornecedor mostrar clareza com relação aos números, apresentando relatórios e gráficos que acompanham o trabalho de impressões e a situação de trocas de suprimentos e manutenções.

Integração de soluções

Além do serviço de outsourcing de impressão, o seu quase cliente vai observar se há a integração de outras soluções. Como a digitalização, arquivamento e gerenciamento de documentos e se existe um ambiente seguro para depositar os documentos, relatórios e demais impressões com informações sigilosas da empresa.

Infraestrutura e Equipe técnica

Nesta fase de avaliação das propostas uma pessoa, ou uma equipe, da empresa contratante pode pedir para agendar uma visita á sua empresa. Ela quer ter certeza que você tem as condições necessárias para atendê-los. Além de comprovar se tudo o que o departamento comercial disse é verdade.

Para acumular mais pontos positivos e gabaritar este quesito, o seu outsourcing precisa contar com uma infraestrutura efetiva com equipamentos de qualidade e tecnologia de ponta. Ter um laboratório de manutenções e uma equipe de alta excelência no atendimento e suporte.

Gestão dos Suprimentos

Os suprimentos devem ser de acordo com a necessidade e escolha do cliente. Você pode mostrar à ele as opções e justificar cada uma delas e aconselhar, mas ao mesmo tempo deve ser sensível e perceber qual é a melhor opção para ele.

Os suprimentos são um dos maiores custos envolvidos na impressão, por isso, você deve apresentar como a sua empresa faz este controle e como gerencia as trocas e o abastecimento de forma a permitir que não falte suprimentos e que exista um estoque mínimo para casos de emergências.

Métricas de SLA  

O SLA (Service Level Agreement – acordo de nível de serviço) visa esclarecer os deveres e os direitos entre o contratante e contratado do serviço de outsourcing de impressão.

O cumprimento deste acordo é crucial para que o serviço seja prestado corretamente. Para aumentar a sua pontuação é necessário que você apresente ao cliente a forma com que a sua empresa administra o SLA. Mostrar o sistema que utiliza e como ele faz o registro do chamado e acompanha o andamento da solicitação.

Custo-benefício

O preço é um critério importante, mas ele não é o único, como você já percebeu. O colaborador da empresa contratante responsável por este trâmite com certeza vai pedir clareza nos preços. Vai comparar com os demais recebidos e fazer a conta de quanto seria o custo se ele tivesse impressoras próprias.

Portanto, é aqui que o valor agregado deve ser expressado e todas as qualidades e benefícios que a prestação do serviço de impressão que você oferece têm.

Nem sempre é o preço mais barato que vence esta corrida, mas ele tem uma pontuação bem grande.

Manutenção preventiva

A realização da manutenção preventiva em impressoras é fundamental para garantir o funcionamento dos equipamentos em perfeita situação, além de reduzir o risco de futuros imprevistos e gerar um alto custo de conserto.

Este requisito pode agregar mais pontos positivo ao saldo da avaliação. Quando se faz a manutenção, preventiva evitam-se muitos riscos e demonstra o quanto você presta atenção aos detalhes e sempre trabalha para que os equipamentos estejam em ordem e pleno funcionamento.

Pós-venda

Você, por acaso, tem um serviço de pós-venda para oferecer aos clientes? Se sim, soma mais um ponto à conta, se não… pode retirar um, ou até mais. O serviço de pós-venda é bastante decisivo, pois é um apoio adicional que o seu outsourcing pode oferecer. Além de acompanhar de perto a evolução do contrato e como está sendo a experiência do cliente com os seus serviços.

Para ilustrar este momento de análise dos critérios acima relacionados, preparamos uma tabela (simulação) de como acontece na prática a avaliação.

Outsourcing de Impressão

Obrigado por estar aqui no Blog da PrintWayy. Deixe seu comentário! 

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy