Evite dores de cabeça – Faça a manutenção preventiva

por | jun 11, 2018 | Outsourcing de Impressão

Imagem de uma impressora multifuncional ilustrando a manutenção preventiva em impressoras.

Para evitar dores de cabeça os provedores de outsourcing de impressão  devem realizar frequentemente a manutenção preventiva dos equipamentos.  

A realização da manutenção em impressoras é fundamental para garantir o funcionamento em perfeita situação, além de reduzir o risco de futuros imprevistos e gerar um alto custo de conserto.

Os dois principais, e mais comuns, tipos de manutenção realizadas em impressoras são a corretiva e a preventiva. E, é sobre a manutenção preventiva que vamos falar mais afundo.

Mas para você ter uma ideia da diferença entre a manutenção preventiva e a corretiva segue uma breve explicação. Acompanhe:

Manutenção corretiva – é feita depois que a impressora apresentou uma quebra ou falha, ela implica em custos altos e pode gerar uma redução na qualidade do produto.

Manutenção preventiva é realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou falhas no desempenho da impressora.

É comum os provedores de outsourcing de impressão trabalharem com estas duas formas. Realizando a manutenção preventiva regularmente e, a corretiva esporadicamente quando necessária.

Quando o provedor de outsourcing de impressão realiza a manutenção preventiva de forma regular ele reduz a probabilidade de o equipamento apresentar falhas e minimiza o custo da manutenção a longo prazo.

Fazendo a manutenção preventiva

Como já vimos, a manutenção preventiva visa aumentar a vida útil da impressora e, deixá-la em perfeitas condições de uso, mantendo a qualidade da impressão e do hardware.

A frequência da realização da manutenção varia muito. O fator determinante neste caso é o quanto a impressora é utilizada. Quanto mais impressões forem feitas antes a manutenção deve ser realizada.

A prática mais recorrente é da manutenção a cada 06 meses. Mas lembre-se, caso algum cliente utilize muito a impressora e ela começar a apresentar a necessidades de manutenções corretivas, o prazo entre as manutenções preventivas deve ser reajustado.

Desenho de ferramentas e de uma impressora simbolizando a manutenção preventiva.

Os provedores de outsourcing de impressão que utilizam um software de gerenciamento em seu parque contam com uma grande vantagem. O monitoramento de alertas!

Com o monitoramento proativo de alertas gerados pelas próprias impressoras, é possível antecipar a detecção de falhas e a necessidade da manutenção preventiva e corretiva, antes que algum dos usuários da impressora percebam o problema.

Acessando o registro de cada ocorrência é possível analisar o que aconteceu, tomar as devidas providências e realizar a manutenção de forma proativa e eficiente.

Com o software de gerenciamento e monitoramento também é possível programar e deixar as manutenções preventivas agendadas.

Os processos da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é constituída de três processos principais: limpeza, lubrificação e regulagem.

 

Desenho de ferramentas e de uma impressora simbolizando a manutenção preventiva.

  • A primeira etapa da manutenção preventiva é a limpeza.

Para realizar a limpeza de forma correta e profunda é recomendado que a impressora seja desmontada e que cada componente seja higienizado da forma correta.

Desenho de ferramentas e de uma impressora simbolizando a manutenção preventiva.

 

  • Na sequência o processo de lubrificação deve ser feito.

Lembrando que a impressora já deve estar limpa e montada. As peças devem ser lubrificadas conforme a necessidade. O uso de um lubrificante de qualidade e desenvolvido especialmente para o uso em impressoras colabora com o seu bom funcionamento.

Desenho de ferramentas e de uma impressora simbolizando a manutenção preventiva.

  • A regulagem é a etapa final.

Neste momento é preciso regular e calibrar as peças, garantindo o encaixe perfeito entre elas e o correto funcionamento da impressora.

Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados junto ao cliente, pois a utilização da impressora será interrompida por um período de tempo.

É muito importante contar com o apoio de um checklist com o detalhamento de todas as atividades que devem ser feitas. Assim é possível garantir que cada etapa foi cumprida e que a manutenção preventiva aconteceu de forma correta. É indispensável que as especificações do fabricante sejam seguidas.

Desenho de ferramentas e de uma impressora simbolizando a manutenção preventiva.

A manutenção preventiva pelo número total de ciclos do mecanismo da impressora se dá por meio da contagem da vida útil da impressora. Este tipo de manutenção é prevista pelo fabricante e vem descrita no manual.

Já, a metodologia da manutenção preventiva pelo tempo de uso, é a mais utilizada e também a mais simples de programar. Leva-se em consideração as condições externas que cada impressora está exposta, como, por exemplo: a poeira, maresia, umidade, rede elétrica a qual ela está ligada (sem aterramento, instabilidade, quedas de energia na região), entre outros. Para saber mais detalhes sobre a programação da manutenção preventiva clique no link acima e continue a leitura!

Você viu que a manutenção preventiva objetiva a prevenção de falhas ou da quebra da impressora e, que ela deve ser realizada de forma periódica.

Algumas conclusões a respeito desta prática podem ser obtidas, entre elas podemos citar as seguintes vantagens:

  • Redução do envelhecimento das impressoras;
  • Melhor estado técnico operacional;
  • Evita intervenções corretivas que geram altos custos;
  • Menor risco de quebras e falhas.

Lembre-se de sempre praticar a manutenção preventiva em impressoras!

Você sabia que o custo com a manutenção das impressoras, assim como o custo dos suprimentos fazem parte do Custo Total de Propriedade (CTP) da sua impressora?

Saiba tudo sobre Custo Total de Propriedade e baixe uma planilha onde você vai poder lançar e detalhar as informações de custo de cada modelo de impressora, que você já tem ou pretende adquirir.

Ilustração de um uma impressora no espaço que imprime dinheiro, o dinheiro flutua, um astronauta observa. A ilustração representa a planilha de custo total de propriedade que é apresentada.

Acompanhe também a 5ª Edição da Conversa com Especialista! Manutenção preventiva e atendimento de excelência com Charles Carvalho, CEO da Imprimmer Impressoras.

 

Fotografia de Charles Carvalho e logotipo da empresa que ele fundou, a Imprimmer. A imagem ilustra a entrevista com o especialista em outsourcing de impressão.

Accede a este contenido en español.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy