Atualize sua lista de leitura com 12 livros indicados na NewsWayy

por | ago 5, 2019 | Variedades

Ilustração de livros, algumas páginas estão marcadas com post-it.

Mensalmente em nossa newsletter, a NewsWayy, compartilhamos as atualizações aqui do blog, as publicações que se evidenciaram nas páginas da PrintWayy no Facebook e no Linkedin

A NewsWayy mensal tem uma seção de destaque, chamada  “Dá um Zoom!”, nela compartilhamos fotos do time de colaboradores e novidades da empresa. Também tem uma sessão chamada “Inspirações” onde compartilhamos com os assinantes sugestões de leituras, filmes, músicas, ações sociais e voluntárias, séries e programas de TV.

Já publicamos aqui no blog filmes, programas e séries que foram indicadas na NewsWayy. 

Caso não tenha visto e quer acessar agora é só dar um clique aqui:

Ilustração de uma TV antiga gigante e de uma pessoa com chapéu e um mapa bem pequenos em frente a TV. A ilustração representa a busca por opções de entretenimento.

Desta vez buscamos todas as indicações de livros, deste nascimento da NeswWayy lá em Outubro de 2017 até a última, que foi enviada no mês passado.

E, vou lhe contar, não foram poucos os títulos sugeridos! Por isto que fizemos uma curadoria com 12 livros.

Caso você queira incluí-los na sua lista de leitura, pode dividi-los em um por mês, dando espaço para os outros livros que você já tem planejado ler.

Antes das 12 indicações você vai conferir 8 motivos científicos que comprovam que o hábito da leitura faz bem.

Também vai ver ao final as sugestões de leituras que os colaboradores da PrintWayy escolheram compartilhar com você.

Resumindo, você vai ver aqui:

  • 8 motivos científicos que provam que ler faz bem para você

  • Um livro por mês, veja 12 indicações de leituras

  • 7 livros que inspiraram os colaboradores da PrintWayy

8 motivos científicos que provam que ler faz bem para você

A Revista Galileu reuniu 8 provas científicas que mostram que a leitura faz bem. Os motivos são bem diversos, talvez você até conheça alguns deles. Dá só uma olhada:

#1 – Crescer cercado por livros te dá mais chances de se dar bem na vida adulta

Segundo estudo realizado pela Universidade de Pádua, na Itália, as crianças que crescem cercadas por livros têm mais chances de ter sucesso na vida adulta. Economistas notaram que os jovens que têm livros que não façam parte das leituras obrigatórias da escola, ou seja, que leem por prazer, tinham salários 21% melhores. Para os especialistas, isso se deve ao fato de que essas pessoas têm mais chances de aprender sobre a vida e o universo, adquirindo novas experiências.

#2 – Muitas pessoas ouvem vozes durante a leitura

A cientista Ruvanee Vilhauer, da Universidade de Nova York, descobriu que 82,5% das pessoas ouvem vozes enquanto estão lendo. A pesquisa também descobriu que 10,6% dos leitores se espantaram de pensar em passar por essa experiência. O curioso é que grande parte dos leitores que conseguem “escutar os personagens” achava que todos também podiam ouvi-los.

#3 – Livros de ficção nos ensinam a ser mais humanos

Estudo da New School de Nova York mostra que quem lê ficção tem mais chances de ter maior capacidade de compreender que outras pessoas carregam crenças e desejos diferentes dos seus, ou seja, ter mais empatia.

#4 – Ler aumenta sua expectativa de vida

Pessoas que dedicam mais de três horas por semana à leitura tendem a viver pelo menos dois anos a mais do que quem não lê. Pelo menos é isso o que sugere estudo da Universidade Yale, dos EUA.

#5 – Ao ler, sua criatividade é fortalecida

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender diferentes aspectos de um mesmo assunto. Isso significa que, graças à leitura, é mais fácil encontrar alternativas diferentes no dia a dia.

#6 – Ler ajuda a diminuir o estresse

Ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. Isso foi o que perceberam os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, ao notarem que após o breve período de tempo os voluntários tinham queda na frequência cardíaca e conseguiam relaxar os músculos.

#7 – Durante a leitura, diferentes partes do cérebro são estimuladas

A Universidade Stanford, EUA, provou que durante a leitura diferentes áreas do cérebro são afetadas. Isso porque foi notado que o fluxo sanguíneo aumentou em certos locais do órgão.

#8 – Ler diminui as chances de ter demência

Estudo publicado na Neurology pelo Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que têm o hábito de leitura preservam por mais tempo suas habilidades mentais.

Saiu na NewsWayy!

 Um livro por mês, veja 12 indicações de leituras

Colagem com as capas dos livros indicados na NewsWayy.

Dica 01 NewsWayy 👉 Geração de Valor 3

Flávio Augusto da Silva aborda o empreendedorismo através dos sentimentos, emoções, pensamentos e insights que permeiam todo o processo de tomar a iniciativa, manter-se focado e persistir.

Dica 02 NewsWayy 👉 Pense Simples

Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é simples. Aprenda o método do negócio simples com Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, que começou a empreender quando tinha apenas 19 anos e uma ideia. Esse cara conseguiu construir uma das empresas mais inovadoras do país.

Dica 03 NewsWayy 👉 Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 05 dias

Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google. Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.

Dica 04 NewsWayy 👉 Like a Virgin

O título do livro faz referência ao nome da primeira empresa de Richard Branson, “Virgin”, ele a batizou com esse nome porque se dizia virgem no segmento. Ele foi adquirindo informação com o tempo e se tornou um grande empresário. Hoje conta com um conglomerado com cerca de 400 empresas, que atuam em diversos setores da economia, como aviação, transporte ferroviário e entretenimento.

Dica 05 NewsWayy 👉 Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos

Neste livro, Gustavo Cerbasi mostra como preparar as crianças para poupar, investir e escolher suas prioridades, também aponta as atitudes erradas que os pais tomam sem perceber, como tentar suprir sua ausência com presentes e incutir nos filhos uma mentalidade consumista.

Dica 06 NewsWayy 👉 Por que fazemos o que fazemos

Mario Sergio Cortella desvenda preocupações com relação ao trabalho, aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego.

Dica 07 NewsWayy 👉 Retrotopia

O livro examina o abismo entre poder e política e suas consequências na sociedade, onde o futuro utópico foi trocado pela “retropia”, a busca no passado que pode nos trazer estabilidade e segurança no futuro, mesmo que ilusoriamente.

Dica 08 NewsWayy 👉 Você, Eu e os Robôs

Um guia para compreender a Revolução Digital que vivemos e os seus impactos na humanidade. Temas como inteligência artificial, robótica, convívio homem-máquina, entre outros, permeiam a obra de Martha Gabriel.

Dica 09 NewsWayy 👉 21 lições para o século 21

Yuval Noah Harari trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Dica 10 NewsWayy 👉 Os Inovadores

Escrito por Walter Isaacson, o livro detalha a história da revolução digital através de várias pessoas que foram fundamentais na criação dos primeiros computadores e depois sistemas maiores, como a Internet.

Dica 11 NewsWayy 👉 Comportamento Inadequado

Richard H. Thaler, Prêmio Nobel de Economia 2017,  revela como a análise económica comportamental abre novas formas de olharmos para o mundo em questões tão díspares como a vida doméstica, o modo como vemos televisão, concebemos projetos pessoais ou profissionais.

Dica 12 NewsWayy 👉 Estou com Sorte: As confissões do funcionário número 59 do Google

Douglas Edwards, aborda a cultura da mais transformadora corporação do mundo e passa às emoções e tensões experimentadas por aqueles que construíram da noite para o dia uma das marcas do mundo.

Eles leram e gostaram – Veja as indicações de livros dos colaboradores da PrintWayy:

Steve Jobs por Walter Isaacson é a leitura indicada pelo Josué de Godoy Cardoso, desenvolvedor aqui na PrintWayy.

Indico a leitura pois me despertou o interesse em diversas áreas da tecnologia. Como desenvolvedor, sempre tive a ideia de que o produto era algo direto, simples e que o seu sucesso era algo natural e instantâneo. Nunca me preocupei com design, usabilidade e marketing. Após ler esse livro, descobri que existe muito mais do que escrever códigos. Existe uma humanização e uma necessidade de tocar o usuário desde a compra até o momento do descarte. Embora o livro seja uma biografia ele trás muitos insights sobre produto e criatividade.

O João Caetano, analista de produto, indicou a obra “Quando café e couve competem” de Alan Klement.

O livro me ajudou a compreender a metodologia do Jobs-To-Be-Done. Que clientes não têm necessidades, eles querem fazer progresso dentro do sistema em que pertencem. É gratuito em inglês.

Eu queria mudar algumas coisas em minha vida. Desejava uma leitura com viés científico que me ajudasse a entender este processo da mudança em nossa mente.

Conheci a obra ‘O Poder do Hábito’ e me encantei com o que prometia apresentar em seu conteúdo. Comprei o livro em 2017, no RD Summit.

Depois da leitura e do entendimento de como criamos e podemos alterar nossos hábitos consegui fazer as mudanças que desejava. Já emprestei o livro para vários amigos e sigo indicando a sua leitura.

Este foi o depoimento da Janaína Colpani, analista de marketing, que deixou como sugestão a leitura do livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg

Arnaldo Madeira, desenvolvedor, escolheu um livro que ele já leu várias vezes, que é “O Alquimista do Paulo Coelho. 

Em cada ocasião em que o  li consegui extrair diferentes lições. Eu tenho um pouco de dificuldade de manter foco em ler ebooks. Afinal, sempre aparece uma notificação para distrair, mas esse livro me prendeu completamente. Li metade dele em uma noite, e fiquei um bom tempo refletindo.

João de Ferro: Um Livro Sobre Homens, veio como indicação de um grande amigo que assim como eu está em uma busca de compreensão da masculinidade e como ela afeta nossas relações (tanto de forma tóxica quanto afetiva).

Através desse livro comecei a entender muitos acontecimentos da minha vida me possibilitando iniciar projetos na cidade sobre masculinidade tóxica e desde então auxiliando muita gente!

João de Ferro: Um Livro Sobre Homens de Robert Bly é a sugestão de leitura do Gabriel de Lourensi, customer success aqui na PrintWayy.

Hipercrescimento de Aron Ross é a sugestão de leitura que o Luis Fernando Schafaschek, responsável pelo pré-vendas, escolheu.

Esse livro abre sua mente em relação ao desenvolvimento de um negócio e dá excelentes dicas para você ter um crescimento acelerado da sua empresa! Ele vai direto ao ponto e traz alguns insights que você pode começar a praticar hoje mesmo, na sua empresa, independente do seu cargo.

A Lídia Fernanda de Souza, que administra o dep. financeiro, indicou um livro do Augusto Cury, O código da inteligência.

Escolhi este livro para aqueles que precisam se conhecer melhor. Conhecer seu EU verdadeiro, saber respirar fundo e contar até 10. Foi com este livro que comecei algumas das principais mudanças na minha vida: saber ser resiliente. Quando tive o primeiro contato com esse livro era em audiobook que alguém me passou e eu ouvi 2 vezes. Quando decidi que me apaixonei por ele, eu comprei o livro impresso. Eu recomendo de olhos fechados!

Indique livros – a sua recomendação pode ser publicada na NewsWayy

E você, tem alguma sugestão de leitura para indicar para a gente? Qual seu título favorito? Compartilhe nos comentários. 

A sua indicação pode estar nas próximas edições da NeswWayy!

“Leia 500 páginas por dia. É assim que o conhecimento funciona. Ele se acumula, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas garanto que não são muitos que farão.”  Warren Buffett

Continue navegando pelo Blog da PrintWayy. Confira as nossas publicações e fique ligado, porque tem muita coisa legal sendo preparada especialmente para você!

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy