O futuro da impressão – um estudo da percepção do mercado global

por | jan 13, 2020 | Outsourcing de Impressão

Imagem que retrata o futuro da impressão com uma bola de cristal e cartas do tarô.

Em busca de saber qual é o futuro da impressão e o que pode-se esperar do mercado daqui a alguns anos a Quocirca, empresa fonte de pesquisas originais independentes que viabiliza uma abrangente coleção de análises, opiniões e conselhos para todos os fornecedores da indústria de impressão e parceiros de tecnologia, realizou um estudo da percepção do mercado global com relação a esta dúvida.

Este estudo, denominado, Print 2025: The journey to digital reinvention, fornece uma visão única e inestimável para executivos e líderes do setor que buscam obter uma perspectiva clara do futuro da impressão no ambiente de trabalho digital em mudança. 

Com base em uma pesquisa abrangente realizada entre executivos da indústria da impressão e usuários finais, o estudo Global Print 2025 examina como a transformação digital afetará a indústria nos próximos anos.

É importante mencionar que esta é a 2ª  edição do estudo de insights do mercado de impressão, para tal pesquisa a Quocirca realizou 1.625 entrevistas em diversas organizações empresariais de múltiplos setores em 7 países; 975 entrevistas foram aplicadas em usuários finais e, 650 entrevistas foram realizadas com influenciadores e decisores do setor de TI ou, relacionados à área de impressão dentro da empresa. 

Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

Fonte: Print 2025: The journey to digital reinvention

Te convido a embarcar com a gente neste estudo e conhecer qual será o possível futuro da impressão!

Destaques do Global Print 2025 Market Insight Study

  • 70% dos executivos da indústria esperam uma grande mudança do modelo de negócios até 2025;
  • 31% acreditam que suas organizações estão bem preparadas para mudanças digitais;
  • 64% classificaram a inovação como muito importante para o sucesso futuro;
  • 65% dos tomadores de decisão de TI acreditam que o papel ainda será importante para o local de trabalho até 2025, em comparação com apenas 36% dos trabalhadores de escritório;
  • 62% dos funcionários de escritório classificam o investimento em ferramentas de colaboração digital como uma prioridade, em comparação com 45% dos tomadores de decisão de TI;
  • 58% dos entrevistados disseram que os fornecedores de impressão devem se tornar um parceiro estratégico para os tomadores de decisão de TI e as linhas de negócios.
  • 83% de todos os entrevistados esperam que a sustentabilidade seja altamente importante para seus negócios até 2025;
  • 52% dos tomadores de decisão de TI afirmam que reduzir o impacto ambiental é o principal desafio de gerenciamento de impressão que enfrentam;
  • 57% dos entrevistados esperam que os fornecedores adotem uma posição de liderança em sustentabilidade até 2025;
  • Um quarto dos entrevistados considerou que os fornecedores de impressão deveriam investir em impressão em nuvem para aumentar sua relevância para o local de trabalho.

O futuro da impressão – Detalhamentos e Conclusões

Infográfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

Fonte: Print 2025: The journey to digital reinvention

 

Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

Tomadores de decisão de TI e funcionários de escritório estão desconectados no futuro da impressão, sendo que:

48% das empresas acreditam que a impressão será importante até 2025, comparado a 71% em 2019.


Os esforços de digitalização estão aumentando.Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

76% das organizações acreditam que a digitalização de documentos será importante até 2025. 


Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

Mobilidade, captura de documentos e colaboração serão os fatores-chave na redução da impressão entre 2019 e 2025. 


Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

O gerenciamento de impressão está mudando para a nuvem. 73% das organizações esperam realizar a transição para o gerenciamento de impressão em nuvem.


Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.Sustentabilidade está no topo da agenda. 

83% esperam que a sustentabilidade seja importante para seus negócios até 2025; 57% esperam que um fornecedor adote uma posição de liderança voltada a sustentabilidade até 2025; 52% citaram a redução do impacto ambiental como um dos principais desafios de gerenciamento de impressão.


 

Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

A segurança supera as prioridades de investimento em tecnologia. 

Mas os trabalhadores de escritório dão uma grande importância as plataformas de colaboração e comunicação do que os tomadores de decisão de TI.


Até 2025, espera-se que os fornecedores de impressão evoluam para parceiros estratégicos

Imagem gráfico da pesquisa o futuro da impressão - Quocirca Gobal Print 2025.

As 05 principais conclusões: 

01) A convergência digital e de impressão no futuro local de trabalho exigirá mais eficácia, colaboração e comunicação. 

Até 2025 espera-se que 66% da força de trabalho de uma organização seja móvel. A convergência de escritórios, funcionários home-office e de campo e, a colaboração entre equipes abrem novas oportunidades para plataformas integradas de comunicação e colaboração. 

A importância de tais soluções é evidente, com 55% dos entrevistados colocando as ferramentas de colaboração como o segundo investimento tecnológico mais importante (depois da segurança). 

Enquanto a maioria as organizações dependem da impressão em certa medida, isso diminui à medida que procuram integrar melhor os fluxos de trabalho em papel e digital. 

Até 2025, quase metade (49%) de todos os entrevistados esperam que a digitalização de processos em papel seja muito importante para suas iniciativas de transformação.

02) Os tomadores de decisão de TI e os funcionários dos escritórios discordam do futuro da impressão e das tecnologias digitais. 

Embora 71% dos entrevistados acreditem que o papel é bastante ou muito importante para os seus negócios hoje em dia, cai para 48% até 2025. 

Notavelmente, são os tomadores de decisão de TI que são mais positivos – 65% acreditam que o papel ainda será importante até 2025 comparado a apenas 36% dos trabalhadores de escritório. 

Maior mobilidade e maior uso de ferramentas de colaboração, captura de documentos e fluxo de trabalho são citados como os principais fatores na redução do uso de impressão entre agora e 2025. 

Os funcionários de escritório provavelmente desejam mais investimentos em ferramentas de colaboração digital – 62% o classificaram entre os 5 principais investimentos em tecnologia necessários até 2025, em comparação com 45% da decisão de TI fabricantes. 

Essa desconexão entre tomadores de decisão de TI e funcionários sugere que os últimos não estão obtendo as soluções digitais eles acreditam que precisam para serem produtivos.

03) A sustentabilidade está subindo na agenda corporativa, e a impressão é um alvo importante. 

No geral, 76% dos entrevistados esperam que a sustentabilidade seja uma credencial altamente importante para as empresas até 2025. A maioria das organizações possui medidas de sustentabilidade em vigor, como reciclagem de papel, hardware e melhoria da eficiência energética. Eles também planejam aumentar o investimento em projetos de sustentabilidade. 

Essa é uma oportunidade para os fornecedores de impressão melhorarem suas mensagens de sustentabilidade, principalmente como reduzir o impacto ambiental, que é citado como um dos principais desafios do gerenciamento de impressão – 52% dos tomadores de decisão de TI em 2019. 

Isso se deve, sem dúvida, à dependência contínua da impressão, com 46% dos entrevistados indicando um aumento na impressão em cores.

04) A computação em nuvem está impulsionando os serviços de impressão em nuvem. 

A evolução da escalabilidade baseada em nuvem significa que empresas de todos os tamanhos agora têm acesso a plataformas empresariais acessíveis. A mudança para uma plataforma em nuvem pode aumentar a segurança, escalabilidade e mobilidade, eliminando a necessidade das organizações de manterem as próprias plataformas do local de trabalho. 

Mais organizações estão aproveitando o gerenciamento de impressão baseado em nuvem, com 73% esperando aumentar seu uso até 2025. Isso cria oportunidades para fornecedores que podem ofertar serviços de impressão em nuvem, permitindo que as organizações minimizem o uso de servidores de impressão de alta qualidade, reduzam a carga da equipe de TI e melhoram a eficiência do ambiente de impressão. 

Tal movimento faz sentido também para os fornecedores, proporcionando mais opções de gerenciamento e controle para aprimorar os serviços em sua base de clientes.

05) Segurança, plataformas de integração de impressão em digital e principal fornecedor de monitoramento de energia são requisitos para 2025. 

No geral, 30% dos entrevistados escolheram produtos e serviços de segurança como uma das 03 principais áreas para futuros investimentos dos fornecedores de impressão entre o agora e 2025.

Seguiram-se de plataformas para integrar as comunicações digitais e impressas (28%) e monitoramento de energia (27%). A segurança permaneceu um forte foco para tomadores de decisão de TI e  trabalhadores de escritórios na pesquisa da Quocirca – fornecedores tem uma oportunidade clara de capturar novos fluxos de receita reforçando e ampliando seus portfólios de segurança.

Espero que todas estas informações e dados sejam válidos e úteis para você. Sugiro colocar eles lado a lado com as suas informações ou, caso, não as tenha, realizar uma pesquisa entre os seus clientes e buscar entender qual a visão, expectativa e quais pontos do serviço de impressão ele tem a partir deste ano de 2020 até o ano de 2025.

Com certeza o material que você coletará irá servir de base para o seu planejamento estratégico para os próximos 5 anos. E, estes dados apresentados pela Quocirca sobre o futuro da impressão também podem gerar ideias e novas soluções a serem ofertadas por você e pela empresa de outsourcing de impressão que você representa.

Temos mais conteúdos interessantes como este para auxiliar a sua empresa a crescer! Dá só uma olhada:

Ilustração de um parque de diversão - alusão ao parque de impressão.

Ilustração de um anal ao estilo do Senhor dos Anéis.

Ilustração de 2 impressoras com postit com um sifrão.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy