Patrimônio humano: este é o elemento essencial da PrintWayy

Ilustração de pessoas, uma com a letra P na mão, outra com a letra W e, uma menina com um coração.

Aqui na PrintWayy damos muito valor às pessoas que a compõem. E, o que faz com que estas pessoas se sintam parte da PrintWayy?

Bem, é exatamente este o assunto que vamos falar hoje, sobre a missão da nossa empresa, as políticas, as práticas e os processos, a cultura e a conduta dos líderes e, de todos os colegas de trabalho.

Se você nos acompanha há algum tempo, com certeza já percebeu o quanto cultivamos e prezamos o nosso patrimônio humano – mas, se esta é uma das suas primeiras leituras e acessos aqui em nosso blog, talvez não saiba disso então, vou deixar algumas publicações que já fizemos tanto aqui como em nossos canais nas mídias sociais para você ver, ok?

Mãos unidas, umas sob as outras comemorando a certificação Great Place to Work da PrintWayy.

Recorte de post feito na página da PrintWayy no Instagram.

Tudo o que fazemos por aqui é com a mentalidade people first – nossa cultura é totalmente voltada ao crescimento e bem estar de todos os que integram nosso time! Desta maneira, convido você a conferir nesta publicação as práticas que nos levam a ser muito mais do que uma empresa.

O que faz da PrintWayy uma startup people first?

As lideranças da PrintWayy acreditam que a gestão dos colaboradores é fundamental para entregar de forma excelente o produto final. Neste sentido o H2H (human to human) ou, como também é chamado em literaturas recentemente, o people first, é mais que um conceito ou uma metodologia, faz parte da cultura e, envolve não só os colaboradores, mas todos os stakeholders

Todas as pessoas têm voz e vez em uma relação horizontal, como a que fazemos por aqui. E, a principal motivação é a valorização das pessoas.

Alguns questionamentos surgem e, regularmente eles estão em voga para sempre pensarmos e repensarmos naqueles que dão corpo e alma a PrintWayy. 

Entre as perguntas que refletimos, estas são as que mais se repetem:

  • Quanto realmente nos preocupamos com os colaboradores? 

  • Quanto sabemos e entendemos sobre as suas necessidades e anseios? 

  • Estamos cientes de seus desejos e metas também a nível pessoal?

  • Conhecemos nossos colaboradores como pessoas completas ou apenas suas habilidades e competências técnicas? Isto é: conseguimos dizer até mesmo qual é sua cor favorita? 

  • Se eles têm problemas de saúde, o que podemos fazer além de oferecer um plano de saúde? 

Para nós a PrintWayy não é um CNPJ, ela é uma pessoa. Uma pessoa jurídica e, por isso ao cuidarmos do patrimônio humano estamos melhorando a produtividade, o desempenho e, a qualidade de vida de todos os times, de cada pessoa. 

Quando estávamos criando o Manifesto da Cultura – DNA #DreamTeam, foi possível notar que muitas das nossas ações, comportamentos e o próprio convívio evidenciavam a preocupação com as pessoas. 

Isto se deu pelo fato de que já era um desejo dos co-fundadores Hernani e Max que esses valores fossem levados a sério desde o início, a cada passo dado. E, o direcionamento é a mesmo até hoje, para cada planejamento.

Durante a recepção do mais novo integrante da PrintWayy, Fabricio da Silva Borges, os colaboradores, em uma dinâmica, contaram para ele um dos motivos do porque gostam de trabalhar e fazer parte do #DreamTeam e, eu pude perceber que a frase “podemos ser nós mesmos” foi a mais citada.

Com isto, reitero, que aqui na PrintWayy nós temos o verdadeiro sentimento de pertencer a um time e podemos trabalhar sem medo de expor novas ideias.

People first: veja 12 práticas da PrintWayy

É importante que ações sejam realizadas com o propósito de promover as melhores experiências para os colaboradores, que são os principais envolvidos, em todos os processos da empresa.

Para mostrar a você como o H2H, ou, o people first, está realmente presente, listei 12 das nossas práticas, olha só:  

💛💙 Suas necessidades são nossas necessidades

Isso se dá pelo fato de que temos a consciência que precisamos entender as necessidades de cada um dos colaboradores. Essa consciência é horizontal, de igual para igual e está norteada em perguntas como: O que queremos? Do que mais gostamos? O que nos faz ser mais produtivos? O que nos faz mais felizes? 

💛💙 Um bom ambiente para se trabalhar 

Não olhamos apenas ao que tange a estrutura física. Apesar de hoje estarmos todos home office devido à pandemia, sempre houve muita interação entre todos os colaboradores. 

Buscamos manter a comunicação ativa e proporcionar variados tipos de diálogos, onde todos podem estar a par do que acontece na empresa, além de trocar informações técnicas, aprender e ensinar, conversar sobre assuntos polêmicos, expor suas opiniões ou simplesmente falar sobre amenidades. 

💛💙 Incentivos e liberdade de novas soluções

Um exemplo disso é PeopleWayy, que atua como apoio à gestão de pessoas e desenvolve um trabalho de co-criação de ações, campanhas e práticas exclusivas para o #DreamTeam, ou seja, os próprios colaboradores pensando neles mesmos! 

Essa é uma atividade de intraempreendedorismo que visa congregar as pessoas na PrintWayy que compartilham do mesmo sentimento e expressam a vontade em trabalhar temas abrangentes, sociais e contemporâneos, a fim de ajudar os demais colegas a resolver suas dores, atender outras necessidades, debater assuntos relevantes da sociedade, conscientizar e passar dicas cotidianas. 

💛💙 Processos definidos

A precisão de expectativas é o que norteia a definição dos processos e não se trata de ter controle, mas sim delinear e alinhar as demandas, bem como os objetivos, tornando o trabalho mais claro e ordenado. O resultado disso são pessoas mais seguras na execução de suas atividades. 

Na PrintWayy utilizamos reuniões frequentes, junto a acordos e alinhamentos para cada colaborador de acordo com suas atividades e funções, os projetos e missões são claras, com o objetivo de deixar transparente os resultados esperados.

💛💙 Somos todos Gestão de Pessoas

Essa prática está atrelada à liberdade de ideias e reconhecimento. Nós valorizamos a opinião de todos, por isso temos colaboradores de outras áreas da empresa que participam do planejamento na área de Pessoas da PrintWayy. 

Mais abaixo você vai ver uma das campanhas que trabalhamos em conjunto nesse time.

💛💙 Capacitação não apenas técnica 

Realçar as qualidades técnicas e aperfeiçoar hard skills não são suficientes. Para entender e cuidar de pessoas é necessário ajudá-las a se conhecer e saber quais são suas soft skills

Para entender o papel de cada pessoa e apoiá-la a traçar sua própria carreira e engajar um ambiente profissional saudável é fundamental aprofundar os conhecimentos acerca desse assunto. 

Aqui na PrintWayy gostamos de falar sobre isso e praticamos ações com o intuito de manter a saúde física e mental de todos. 

Um dos nossos projetos guiados pelo time de gestão de pessoas é a Trilha do Autoconhecimento, que visa ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, entenderem as suas necessidades, comportamentos e incentivar planos de ação pessoais, em busca de qualidade de vida e satisfação em suas entregas para cada área fundamental da vida.

💛💙 Conversas abertas

Na PrintWayy nenhum tema é tabu. Falamos sobre saúde mental, pois se não olharmos e discutirmos sobre isso, as pessoas permanecerão com receio de falar, logo, não saberemos suas necessidades e nada será feito. Isso nos leva a outros temas que desencadeiam a deficiência na saúde mental. 

Portanto, falar abertamente significa conversar sobre stress, preconceito, finanças, família, dificuldades nas tarefas, saúde do corpo, entre outros temas. 

Este é um suporte para as pessoas tomarem suas decisões a partir de novos conhecimentos e dar abertura para que peçam ajuda. E nós gostamos de ajudar! 

💛💙 Apoio aos estudos, sem cláusula de fidelidade

O desenvolvimento de cada colaborador é importante para seu crescimento profissional e satisfação com suas realizações. Quando o colaborador recebe o conhecimento adequado, ele também passa a ter segurança na execução de suas entregas e tende a pensar em soluções de problemas com maior autonomia.

Os estudos são o melhor caminho para se desenvolver, e é por isso que a PrintWayy não estabelece tempo mínimo de fidelidade por parte do colaborador após a conclusão dos estudos, ou seja, ele não é obrigado a ficar na empresa porque recebeu um auxílio financeiro.

O que importa é incentivar que o colaborador busque o seu aperfeiçoamento profissional e comportamental. Por isso oferecemos um apoio aos estudos, que varia entre 10% e 50% sobre o valor para graduação, pós-graduação e especialização.

💛💙 Investimento em benefícios

Aqui, ter um bom salário não é um benefício, é apenas a coerência de entregas mútuas. Investir em benefícios significa entregar algo a mais e que realmente cause impacto na rotina e na vida pessoal. 

Estamos sempre em busca de melhorar nossa entrega de benefícios e eles vão desde o café infinito até presentes surpresas. 

Dentro dos benefícios temos uma série de práticas, como: dayoff no mês de aniversário, folgas em todas as doações de sangue que o colaborador efetuar, participação nos lucros, plano de saúde e odontológico, imunização anual gratuita contra a influenza, plano de carreira, entre muitos outros (que você pode ver em Trabalhe Conosco). 

💛💙 Flexibilidades

A carga horária na PrintWayy é de 40h semanais! Para nós o importante é a qualidade do trabalho, e não a quantidade de horas trabalhadas.

Em comparação com uma carga semanal de 44h, temos como vantagem, uma média de 22 dias a mais de descanso. Ou seja, são 22 dias extras para dedicar à saúde,  ao lazer, aos estudos, e à família.

Além disso, não é necessário cumprir ao pé da letra as entradas e saídas que, em muitas empresas, por padrão seriam horários das 08h às 12h e das 14h às 18h. 

Todos têm liberdade para flexibilizar o seu horário, e assim poder chegar a tempo na aula à noite, encaixar a academia no início da manhã, uma massagem relaxante, marcar aquele cafezinho ou chopp, poder chegar mais cedo em casa para curtir a família ou adiantar as tarefas da casa. Cada um com sua prioridade pessoal! 

A única especificação é em ter responsabilidade com as agendas internas e os compromissos do time.

💛💙 Reconhecimento 

Muitas vezes, quando não temos reconhecimentos não percebemos o quanto de nossos esforços são notados e admirados, não só pela gestão, mas por todos que compartilham o ambiente de trabalho. 

Apesar de termos implementado há pouco tempo um sistema oficial de reconhecimentos e feedbacks, sempre deixamos claro como as entregas individuais e coletivas estavam superando as expectativas.

💛💙 Troca de ideias

Nosso ambiente é de extrema colaboração, não apenas no sentido de mão na massa. Todas as ações são co-criadas, desde a escolha de datas de confraternização aos eventos e reuniões internas. Gostamos de compartilhar opiniões e, adoramos um brainstorming

Isso permite exercitar a criatividade, a capacidade analítica, além de promover o sentimento de pertencimento, pois esse tipo de prática gera discussões em que vale a contribuição espontânea por parte de todos os participantes.

O cuidado com as pessoas na PrintWayy começa com uma cultura onde somos Todos Gestão de Pessoas! Proporcionando ações de curto e longo prazo relacionadas à qualidade de vida de todos, com intuito de promover o bem-estar, produtividade, reconhecimento do trabalho e, a valorização do lado pessoal de cada pessoa que compõe o nosso #DreamTeam.

  • André

    Uau, que bacana, Lidia.
    Seu artigo sem dúvidas reflete muito do que somos e do que queremos nos tornar.
    #OrgulhoEmFazerParte