[PLANILHA] Precificando contratos: aprenda calcular o CPP!

por | set 14, 2020 | Vendas para Outsourcing de Impressão

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.

Sem dúvidas, um dos questionamentos que os profissionais do mercado de outsourcing de impressão mais fazem e, que recebemos constantemente nas nossas conversas com provedores, são: Qual o custo por página que outras empresas estão cobrando? ou, Quanto devo cobrar por página?

Bom, essas são perguntas que, no fim das contas, só você pode responder.

No Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020 uma das principais informações é justamente sobre a média de preços praticados pelos provedores, nas diferentes regiões do país. 

Imagem do Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020-CPP P&B.

Fonte: Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020

Imagem do Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020-CPP color.

Fonte: Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020

Você pode conferir esses valores de CPP que reunimos, tanto P&B quanto o color, nas imagens relacionadas aqui embaixo:

Porém, não basta saber quanto o seu concorrente, que atua na mesma cidade ou região que você, está cobrando. O preço praticado pela concorrência é apenas um indicador, e não deve ser usado para determinar o valor final a ser cobrado pelo serviço que está prestando. 

Já falamos sobre isso em várias postagens aqui no blog, mas em resumo: diferencie-se no mercado pela qualidade do serviço que você presta aos seus clientes. Seja reconhecido, principalmente, pelo valor que você entrega, não somente pelo preço que você cobra.

Ainda assim, ficam abertos alguns questionamentos, como: qual é o preço correto”? e, O que deve ser levado em consideração na hora de estabelecer o custo por página (CPP) de um contrato? 

Com o intuito de ajudar a encontrar respostas a essas perguntas, nós, da PrintWayy, desenvolvemos a Planilha de Precificação para Outsourcing de Impressão, a qual permite que você liste os principais custos envolvidos em cada projeto do seu outsourcing de impressão. 

A partir desta listagem, e também com as indicações do tempo de duração do contrato, além da estimativa de páginas a serem produzidas, você terá um embasamento de quanto deverá cobrar, de acordo com a margem de lucro que você deseja.

Os custos envolvidos na precificação de um contrato

Quando falamos em estabelecer o custo por página de um contrato, deve-se considerar muito além do custo referente ao valor investido na compra da impressora ou dos suprimentos e peças utilizadas nas manutenções.

Existe uma série de outros gastos e fatores, que irão impactar diretamente no custo total de cada contrato. 

Não podem ficar de fora do cálculo os custos ocultos da impressão, os quais, a primeira vista, parecem insignificantes, mas causam grande impacto quando calculado o valor final.

Aqui estão algumas das despesas que você também deve ficar de olho:

  • Gastos com deslocamentos e fretes;

  • Custo de horas técnicas em manutenções preventivas; 

  • Outros acessórios/equipamentos que acompanham a impressora;

  • Softwares de monitoramento e gestão de impressão;

  • Tempo desejado para retorno do investimento no equipamento;

  • Necessidade de repor equipamentos. 

A lista é longa! É importante ressaltar que, sugerimos que sejam inseridos no material que preparamos apenas as despesas diretas com o contrato. A sua empresa, como um todo, tem diversos outros custos que devem ser cobertos com a sua prestação do serviço. 

Inclusive, entregamos uma dica de ouro no fim do post Churn: o que é e, como evitar na sua operação de outsourcing, sobre o custo de aquisição de cada cliente.  

Acesse a publicação para ver qual é esta dica de ouro:

Aquário com dois peixes dentro.

Aqui está a sua Planilha de Precificação para Outsourcing de Impressão

Nos atentamos ao momento de crise o qual vivemos, que trouxe muita dificuldade a todos os setores, e acreditamos que devemos estar sempre a postos para auxiliar o provedor, a fim de que alcance êxito em suas operações! 

Sabemos o quanto a precificação age diretamente na gestão financeira do seu outsourcing, por isso é tão importante você estar munido das melhores ferramentas para conseguir fornecer o valor justo ao serviço que está prestando ao cliente, sem que deixe de lado o seu lucro.

O objetivo desse material é que você compreenda, de uma forma clara, todos os custos diretos para a prestação do serviço ao seu cliente. Assim, fica muito mais difícil algo fugir do seu acompanhamento. E, o mais importante, você terá um parâmetro real do custo por página.

Tenho certeza que esta planilha vai lhe ajudar, e muito, a ter um parâmetro real do CPP de cada um dos seus contratos.

Aqui está a sua planilha, clique para acessar: 

Ilustrando uma planilha de precificação de contratos, um ícone padrão de documento é exibido junto com um tag de preço.