Por que homogeneizar seu parque de impressão?

por | fev 18, 2019 | Outsourcing de Impressão

parque de impressão

O parque de impressão é o núcleo da sua operação. É o investimento que retornará dividendos junto com seu serviço prestado de gestão.

O seu objetivo financeiro é ter o maior retorno sobre o seu investimento e, ao mesmo tempo manter um atendimento excelente para seu cliente. Isso não é nada fácil!

Por esse motivo vamos falar um pouco sobre os benefícios de homogeneizar seu parque.

O que é um parque homogeneizado?

Homogeneização é a padronização das suas impressoras.

Há provedores de outsourcing de impressão que trabalham com apenas um fabricante e alguns modelos, e tem os que utilizam vários fabricantes e poucos modelos.

Em ambos os casos o sortimento das impressoras é pequena, permitindo a operação enxuta. Lembre-se: o importante é a satisfação do seu cliente.

E os benefícios da homogeneização, quais são? Acompanhe:

1 – Diminua custos com peças das impressoras e suprimentos

Os fornecedores concedem descontos para compras maiores, tanto para suprimentos quanto para peças. Quando o parque é homogeneizado não é preciso comprar de diferentes fornecedores, ou solicitar uma numerosa quantidade de  itens. Tudo isso contribui para economizar nos gastos.

2 – Diminuir custos com treinamento técnico

Quanto maior a variedade das impressoras, mais especialistas dentro da empresa você necessitará para lidar com os diversos problemas. Isso porque toda vez que uma nova impressora for introduzida no parque a equipe vai precisar se readaptar e aprender sobre o seu funcionamento.

Será necessário treinar a equipe com dos cursos fornecidos pelo fabricante, ou contratando algum especialista no equipamento para passar as instruções. Isso gera custos e diminui o volume do atendimento dos técnicos enquanto eles se adaptam com o novo equipamento.

3 – Melhorar qualidade do atendimento técnico

Quanto menor for a quantidade de modelos das impressoras e fabricantes os técnicos conseguirão ser mais rápidos e assertivos, tanto nos diagnósticos de problemas como em sua solução.

Um técnico não precisa saber ou lembrar dos tipos de problemas que podem ocorrer em mais de vinte modelos diferentes, por exemplo, podendo se especializar no atendimento para os modelos que a empresa fornece.

Quando não compensa manter a homogeneização?

Leve em consideração o seguinte: por mais que seja interessante manter um parque homogeneizado por questões financeiras, por vezes um modelo que você fornece não irá atender as demandas do cliente.

Se a impressora não atender as necessidades ou gerar problemas, você estará perdendo dinheiro no longo prazo com a insatisfação do seu cliente.

Abordamos alguns tópicos sobre a homogeneização do parque de impressão nos posts abaixo. Fique a vontade para clicar e explorar o nosso blog.