Tendências de mercado: inteligência e sexto sentido

por | ago 21, 2018 | Vendas para Outsourcing de Impressão

tendências

Se eu posso deixar uma última dica ou conselho para você com relação ao universo do marketing é: fique sempre atento ao que está acontecendo!

Como você já sabe, o marketing é o estudo do mercado, a mercadologia, e o mercado não pára nunca, está sempre se movimentando, evoluindo e se transformando, por isso é indispensável que você, sua equipe e profissional de marketing fiquem atentos às tendências e as novidades.

Acompanhe sites, revistas, periódicos, blogs, jornais… lembre sempre de verificar a fonte. Escolha veículos de comunicação sérios, mas, mesmo assim atente-se às fake news. Participe também de feiras, seminários, encontros, cursos, palestras e debates.

A chave é treinar o seu olhar para observar o que está acontecendo ao seu redor. Para Philip Kotler (Administração de Marketing: a edição do novo milênio, 2000), tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção.

As novas tendências de consumo são congruentes à área de inteligência de mercado, por isso é preciso investir na busca por informações apoiadas em dados confiáveis, que servirão de apoio na hora de montar uma estratégia e auxiliar nas vendas. É crucial que você trabalhe de forma planejada.

Em uma matéria do blog marketing de conteúdo a Rock Content apresentou quais seriam os assuntos tendência de 2018. Eles citaram a realidade aumentada, empoderamento feminino, bitcoin, inteligência artificial, streaming, curas alternativas, customização ao nível máximo, entre outros.

Nesta situação, você deve buscar mais conhecimento sobre cada tópico e ver como eles podem ser associados ao seu outsourcing de impressão e como você pode contribuir com informações a respeito dos assuntos (que são relevantes para o seu negócio) para com o seu cliente e futuro consumidor.

Quando você se mantém munido de informações e atualizado com o que está acontecendo no mercado a sua empresa fica muito mais competitiva e forte para encarar os desafios e buscar crescer.

Além das informações que você terá por meio de suas buscas, participações em eventos e leituras, temos as pesquisas de mercado e de opinião, e elas devem sempre estar entre as principais opções de busca de informações mais aprofundadas e certeiras.

Todo esse conhecimento trará clareza sobre o seu mercado de atuação, sobre a sua concorrência, sobre os seus clientes, sobre seus fornecedores e, sobre a atuação da sua marca.

Modismos, Tendências e Megatendências

Em Administração de Marketing: a edição do novo milênio (2000) Kotler afirma que as empresas bem-sucedidas reconhecem as necessidades e as tendências não-atendidas e tomam medidas para lucrar com elas. E que muitas oportunidades de negócio são encontradas quando se identificam tendências.

Kotler desdobra a tendência de mercado em três partes – modismo, tendências e megatendências – cada uma de acordo com o grau de confiabilidade e duração.

Veja agora o que cada uma destas três partes representam:

Modismo

O modismo é imprevisível, tem curta duração e não tem significado cultural, social, econômico e político.

O modismo pode trazer lucros, mas eles têm um curto período de vida. As “febres” podem ser incluídas neste contexto. São gostos que predominam em determinado tipo de perfil (às vezes pode ser massivo) e que pegam por um momento, depois passam, são deixados de lado e esquecidos.

Como exemplo temos as paleterias mexicanas, frozen yogurt, churros e hamburguerias gourmet, temakerias e até o jogo Pokemon Go.

Tendência

As tendências podem ser descritas como mais previsíveis e duradouras. A tendência revela como será o futuro e pode se manter por muito tempo – sendo observável em diferentes áreas de mercado e atividades de consumidores – e é consistente com outros indicadores significativos que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo.

Tendências atuais que são exemplos de empreendedorismo e tem perspectivas de crescimento são as do segmento de alimentação saudável, produtos estéticos (cosméticos) para homens e o trabalho remoto, tanto por meio do home office, como em espaços de coworking.

Megatendência

Uma megatendência chega a ser considerada como uma grandiosa transformação cultural, social, econômica, política e tecnológica, que se forma lentamente e vai influenciar as pessoas por um longo período (algo em cerca de 07 a 10 anos).

Um exemplo disso? Temos o smartphone, que, se não está em sua mão agora está muito próximo de você. Temos também os carros inteligentes que estão sendo desenvolvidos por diversas empresas, como Google, Tesla, Uber e Apple.

Reconhecer os modismos, antever tendências e conhecer quais são as megatendências contribuem e muito para a criação de estratégias de marketing, e assim elas podem ser mais poderosas.

Os benefícios desta atividade pela busca por tendências de mercado pode ajudar o seu outsourcing de impressão a:

  • Enxergar possibilidades de mudança;
  • Aumentar o conhecimento para a tomada de decisões;
  • Gerar novas perspectivas do futuro;
  • Estar à frente da concorrência;
  • Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes;
  • Otimizar a comunicação.

→ Fica a dica: não tenha medo de ficar de fora de uma tendência em que todos estão apostando. Se ela não atende as necessidades da sua empresa e não faz sentido para a sua persona, é melhor ficar só monitorando os concorrentes e aguardar a oportunidade certa e a tendência compatível com o perfil do seu outsourcing e da persona.

Lembre-se sempre que, as empresas que monitoram tudo o que está acontecendo ao seu redor e proximidades têm muito mais vantagens.

Convite para assistir os cases de sucesso.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy