Um pouco de ciência, comunicação e marketing [+ 20 TAKEAWAY(Y)S]

por | maio 24, 2021 | Empreendedorismo e Gestão

A imagem ilustra uma embalagem, simbolizando as dicas takeaway sobre comunicação e marketing contidas na publicação. Além de um gráfico com flechas e sinais de visto, há outros elementos que remetem à comunicação (um megafone) e à ciência (moléculas e um frasco de Erlenmeyer).

O que a sua empresa está falando por aí? Vem comigo refletir, analisar alguns fatos e dados e, também, aprender um pouquinho sobre comunicação e marketing.

Imagino que você já esteja ficando careca de saber um tanto de coisas a respeito da importância da maneira como a marca da sua empresa de outsourcing de impressão deve ser comunicada é essencial. Por isso, não vou ficar repetitiva e abordar este aspecto.

Vou começar te apresentando uma pesquisa do Google que mostra como as decisões de compra são mais complexas do que você imagina. Com ela vamos ver um pouco sobre vieses cognitivos e, logo em seguida, eu deixo 20 dicas, conselhos, alertas talvez, prescrições (porque não?), ou orientações sobre comunicação e marketing totalmente aplicáveis para você.

Começamos, por aqui, com a pesquisa: 

Decoding Decisions – Making sense of the messy middle, elaborada pelo time de insights de consumo do Google, teve por objetivo entender como os consumidores tomam decisões em um ambiente online repleto de escolhas e de informações ilimitadas e, chegou a conclusão de que: as pessoas estão tomando decisões de compra de uma forma muito confusa — e essa confusão está ficando cada vez maior.

Detalhando um pouco mais (mas mesmo assim de forma resumida, já que a pesquisa completa contém praticamente 100 páginas) os resultados, os pesquisadores envolvidos descobriram que as pessoas lidam com a escala de informações e com a complexidade delas usando vieses cognitivos que estão no fundo das suas psiques.

Os vieses cognitivos que mais aparecem foram classificados conforme a imagem abaixo, na sequência segue uma breve conceitualização de cada um deles, também conforme a pesquisa do Google. Acompanhe:  

A imagem traz 6 vieses que influenciam a decisão de compra, conforme pesquisa realizada pelo Google.

Infográfico disponível na matéria do thinkwithgoogle.com – Uma pesquisa do Google mostra como as decisões de compra são mais complexas do que você imagina.

  • Análises heurísticas: descrições curtas de especificações-chave dos produtos podem simplificar as decisões de compra.
  • O poder do agora: quanto mais tempo a pessoa espera por um produto, mais fraca se torna a proposta.
  • Confirmação social: recomendações e comentários de outros podem ser bastante persuasivos.
  • Viés de escassez: quanto mais se reduz o estoque ou a disponibilidade de um produto, mais desejável ele se torna.
  • Viés de autoridade: ser convencido por um especialista ou uma fonte confiável.
  • O poder do gratuito: um presente gratuito junto de uma compra, mesmo que sem qualquer relação, pode ser um grande motivador.

Um pouco mais sobre vieses cognitivos:

Os vieses cognitivos, geralmente, são resultados da tentativa do cérebro de facilitar o processamento das informações e, com isso, tiramos conclusões precipitadas e incorretas. 

Normalmente isso ocorre quando queremos buscar atalhos mentais, pensar rápido demais, achar um desvio e, assim como a Chapeuzinho Vermelho, somos enganados e caímos em uma emboscada que nos levará até a barriga do lobo mau. 

Também, pode acontecer de, o cérebro criar alguma falsa lembrança, ou lhe fazer crer, de forma tendenciosa, que aquela situação lhe é familiar por isso, a sua decisão se torne enviesada. É claro que a falta de atenção não pode ser descartada, nem mesmo alguma limitação de leitura ou de escuta do que está sendo comunicado. 

Comunicação e marketing é ciência!

A comunicação e o marketing da sua empresa têm que ser levados a sério, ambas são ciências! 

Eles precisam de muita sensibilidade e criatividade, como também dos princípios da economia, finanças, psicologia e muitas, muitas outras áreas. 

Existem profissionais formados, que estudam e se dedicam em manter-se atualizados nesta ciência que é fluida e muda rapidamente – assim como você e eu mudamos nossos hábitos de consumo desde março de 2020, por exemplo, quando começou a pandemia do Coronavírus aqui no Brasil. 

O que a sua empresa está falando por aí? Olha quem apareceu aqui novamente, a pergunta que te fiz de cara lá no começo deste “textão” e, por isso eu repito ela agora para você depois de ter tomado nota dessas informações, possa ser que a resposta que você deu agora seja diferente da anterior.

Como profissional especialista da área da comunicação e marketing, deixo aqui algumas dicas, sugestões, conselhos, alertas talvez, prescrições (porque não?), ou orientações – absorva como for melhor. Minha intenção é ajudar você a alcançar o sucesso!

💡 20 TAKEAWAY(Y)S

01 ⚡️ Faça das mídias sociais suas aliadas mas mantenhas canais proprietários.


02 ⚡️ Conheça bem seus concorrentes – nem sempre a grama do vizinho é a mais verde.


03 ⚡️ Elabore um plano de marketing que seja prático e financeiramente viável.


04 ⚡️ Crie um cronograma de ações e o cumpra.


05 ⚡️ Desde o início aplique a estratégia da comunicação integrada de marketing (CIM).


06 ⚡️ Tenha o controle de tudo o que é feito em prol da marca.


07 ⚡️ Avalie os resultados.


08 ⚡️ Ouça o que os clientes têm a dizer sobre o seu serviço.


09 ⚡️ Preste atenção no que os leads falam.


10 ⚡️ Saiba onde estão as melhores oportunidades de negócios.


11 ⚡️ Tenha a persona do seu outsourcing de impressão bem definida.


12 ⚡️ Utilize imagens que façam conexões com a persona.


13 ⚡️ Lembre-se, os clientes são pessoas.


14 ⚡️ Vender solução de problemas reais é mais fácil do que vender sonhos.


15 ⚡️A transparência gera fidelidade – sempre seja sincero e traga informações verdadeiras na sua comunicação.


16 ⚡️ É melhor atender poucos e bons clientes, do que muitos e não muito bons.


17 ⚡️ Conquiste uma boa reputação como especialista em uma ou duas áreas.


 18 ⚡️Atente-se ao que os stakeholders e a comunidade da sua marca estão comentando (sobre você, sobre a concorrência, e também sobre o mercado).


19 ⚡️ Observe as tendências e as mudanças sociais.


20 ⚡️ Amplie as suas perspectivas e teste novas possibilidades. 


Para dar continuidade ao aprendizado sobre comunicação e marketing inscreva-se na:

Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão – O caminho para você aprender como fazer seu outsourcing vender mais!

Durante 06 semanas apresentamos conceitos, técnicas, dicas, habilidades e sugestões das etapas principais e fundamentais para se fazer um marketing forte, duradouro e que traga prosperidade para a sua empresa.

É só preencher o formulário com seus dados e em poucos minutos você receberá o primeiro conteúdo, que é “Porque o MKT deve ser o seu BFF”. Ele apresenta o marketing como sendo o seu “best friend forever” e como ele vai alavancar as vendas do seu outsourcing de impressão. 

Veja o conteúdo programado:

Imagem com a programação da trilha do marketing para outsourcing de impressão.

Convite para parrticipar da trilha do marketing para outsourcing de impressão.

⚠️  Alerta de Spoiler

Veja um pedacinho do que você vai encontrar na trilha:

Entendendo o que é shopper, consumidor final e stakeholders

Cada um no seu quadrado! Por isso, vamos logo dando os devidos lugares a cada um destes termos ou, pessoas, já que são elas que interpretam estes papéis dentro da comunicação e marketing.

QUEM É O SHOPPER

O shopper é a pessoa que realiza a compra – vai ao ponto comercial e escolhe o produto ou o serviço e paga por ele. Por exemplo, um pai e uma mãe que compram os produtos de higiene para os filhos (desodorante, creme dental, entre outros) ou, os pais que escolhem o curso de inglês, fazem a matrícula e pagam, mas não são eles quem consumirão e sim os filhos. Muitas vezes o shopper também consome o produto. 

O shopper: 

  • Realiza a compra;
  • Passa pela experiência de compra;
  • Tem o poder de decidir sobre a marca, preço e local de compra;
  • Pode ser influenciado pelo ponto de venda (PDV);
  • Avalia custo/benefício.

QUEM É O CONSUMIDOR?

O consumidor é a pessoa que faz o uso do serviço ou que consome o produto, seja este adquirido por ela mesma ou por outra pessoa (o shopper). Às vezes o consumidor acompanha o shopper na hora da compra. Usando o mesmo exemplo dito acima, o filho adolescente pode ir junto com os pais ao supermercado, mas ele não compra, só acompanha e, após, faz o uso. Assim como é ele que consome as aulas do curso de inglês. 

O consumidor:

  • É quem utiliza o produto/serviço;
  • Avalia a qualidade do produto;
  • É influenciado pelas mídias;
  • Desenvolve relação com a marca;
  • Vive a experiência por meio do uso e interação com a marca.

QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS?

Entende-se por stakeholders todas as pessoas de todos os grupos de interesse (e, que de alguma forma, são afetados) de uma empresa. Logo os shoppers e os consumidores fazem parte dos stakeholders, entram nesta lista também os colaboradores da empresa e seus familiares, os veículos de comunicação e de mídia, as empresas fornecedoras, o governo, a comunidade local, os concorrentes, os investidores, parceiros de negócios, sindicatos e ONG’s. 

O que é público-alvo?

É um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental que representa o perfil de um grupo de pessoas que a empresa determina como futuros consumidores do seu produto ou serviço. É uma definição muito abrangente e dificulta a personalização das mensagens, resultando em uma comunicação massiva e com menor assertividade.

O que é cliente ideal?

O Ideal Customer Profile (ICP), ou o cliente ideal, é uma descrição que resume o seu melhor cliente. Você deve levar em consideração mais fatores, como a frequência de compra, o valor do ticket médio das vendas e o potencial de recomendação dos seus produtos ou dos seus serviços a outras pessoas.

O que é buyer persona

Buyer persona (ou simplesmente persona), em marketing, é um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos.


Para finalizar, gostaria de saber se você gostou deste post. 

Faça a sua avaliação através dos emojis e, compartilhe a sua opinião nos comentários! ✌️ 

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy