[Fala Playyer!] Relatos do cotidiano de um Product Manager no DreamTeam

por | dez 5, 2022 | PrintWayy

Um microfone de estúdio e, ao seu lado, há um notebook, um headset, uma xícara de café e um bloco de notas. Todos os ítens remetem ao Product Manager Vinicius, entrevistado na publicação.

Se você nos acompanha nas mídias sociais, ou é um cliente PrintWayy, sabe que neste ano (2022), lançamos um novo produto para impressões corporativas, o Sunbird. O Vinícius Alves, entrevistado neste [Fala Playyer!], é o Product Manager (PM) desse software.

Dentro do time de Produto, o PM é responsável pelas etapas do desenvolvimento da solução, planejando e executando a estratégia por trás dela, a fim de determinar questões como funcionalidades e diferenciais.

Por essa questão é que, em nosso papo, o Vinicius mencionou a importância de manter contato com o cliente. Ainda, contou os desdobramentos da sua carreira e como chegou até o momento atual, além de compartilhar quais as músicas que o acompanham no trabalho.


Descubra mais Playyers:

A série [FalaPlayyer!] iniciou contando a rotina da Flávia, Design Gráfico do time de Marketing, e temos outras edições apresentando o nosso DreamTeam. Para você acompanhar algumas delas, dá uma olhadinha nos links que eu relacionei a seguir:

🎙️💬 [Fala Playyer!] Acompanhe a rotina de uma profissional de Design Gráfico no DreamTeam

🎙️💬 [Fala Playyer!] Somos globais, e o DreamTeam também é! Aline de Mattos nos conta sobre suas vivências em Portugal

🎙️💬 [Fala Playyer!] Por dentro do suporte técnico da PrintWayy com o Lauvir


Siga a leitura da publicação para ver de pertinho um Product Manager em ação, e ter o privilégio de acompanhar mais uma pessoa que torna a PrintWayy um ótimo lugar para se trabalhar. 🙃

Como é ser um Product Manager na PrintWayy? O Vinícius relatou a sua trajetória

1. Seja bem-vindo ao #BlogDaPrintWayy, Vinicius! Para dar início a essa edição do [Fala Playyer!], gostaria que você contasse um pouco da sua trajetória, sobre como chegou até a PrintWayy e, o que você faz por aqui.

Vinicius: A PrintWayy foi uma grande mudança e oportunidade profissional para mim. Antes, eu trabalhava como Coordenador de Marketing em uma agência, mas até aquele momento eu já tinha trabalhado como Designer Gráfico. 

A minha transição para PrintWayy começa com eu assumindo a posição de UX Designer. Hoje, com quase 02 anos aqui e algumas mudanças, sou Product Manager atuando no nosso produto Sunbird.

2. O que te atraiu na área de produto, e na atuação como Product Manager? Você pode descrever um pouquinho sobre como ela funciona?

Vinicius: Quando falamos de produto, acredito que a primeira característica dessa área é a resolução de problemas. Esse dia a dia de encontrar as soluções necessárias para resolver problemas dos nossos clientes, é um campo de atuação que me agrada muito.

3. Como foi a sua transição de áreas dentro da empresa?

Vinicius: Como falei antes, iniciei na PrintWayy como UX Designer e hoje sou Product Manager, essa mudança aconteceu de forma muito natural. Enquanto UX eu conversava muito com outro Product Manager que fazia parte do DreamTeam na época e consegui aprender bastante com ele.

É verdade que mesmo com todo esse aprendizado existiam desafios e, eles ainda existem, mas fico contente de estar na PrintWayy onde sempre tive ajuda e sei que posso contar com todos aqui para isso.

4. Os estudos que você teve até aqui (Publicidade e Propaganda e, o Design), auxiliaram no desenvolvimento das suas atividades? O quão importante eles foram para você?

Vinicius: Quando estamos falando sobre produtos digitais, todos os conhecimentos relacionados a negócios são bem-vindos. 

Entender a necessidade comercial e que o nosso produto precisa sobretudo atender ao mercado é um conhecimento que carrego da publicidade e propaganda. 

Oferecer uma solução usual e esteticamente correta são “mandamentos” que venho aprendendo no design.

5. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou nessa função, considerando que o Sunbird é um software totalmente novo no mercado? 

Vinicius: A principal dificuldade que encontrei aqui, foi entender o mercado que atuamos. Sinceramente não foi fácil, pois foi algo novo para mim, e o processo de descobrir como esse mercado funciona ainda é um processo que acontece diariamente, mas é um conhecimento fundamental para entendermos como podemos oferecer um software realmente útil para nossos clientes.

6. Como você vê o avanço que o Sunbird está fazendo desde o lançamento e quais são as perspectivas, pelo seu olhar de PM, para os próximos meses?

Vinicius: O lançamento do Sunbird foi muito aguardado e aconteceu ainda recentemente (junho/22), desde então estamos trabalhando ao lado dos nossos clientes e parceiros para evoluirmos nossa solução.

7. Atuando como PM do Sunbird você tem a oportunidade de estar em contato diretamente com o cliente. Como está sendo essa interação, e qual a importância dela para o desenvolvimento do produto?

Vinicius: Entender a necessidade dos nossos clientes é o primeiro passo antes de pensar em qualquer coisa, então esses contatos são essenciais para oferecermos um software que resolva problemas.

8. Existem características e habilidades essenciais que um PM precisa possuir? 

Vinicius: Comunicação para ouvir e expressar ideias, flexibilidade para aceitar e explorar soluções diferentes quando necessário e empatia para entender que todos os que relacionam com um produto digital, desde quem idealiza até quem utiliza, são pessoas. 

9. Diz pra gente quais são as 02 principais dicas – entre cursos, livros ou  profissionais para conhecer, para quem está iniciando conseguir evoluir dentro da área de PM. 

Vinicius: Recomendo muito o livro Essencialismo, de Greg McKeown e também indico os conteúdos do blog do UX Collective.

10. Há ferramentas que são indispensáveis na sua rotina de trabalho? Quais são elas?

Vinicius: Café? 🤣

Na verdade, meu fluxo de trabalho não se prende muito a ferramentas específicas, mas utilizo atualmente ClickUp para minha organização e Figma para a gestão dos protótipos e para explorar ideias.

11. Qual é o som que te acompanha no seu home office? Compartilhe as músicas que são mais tocadas por aí.

Vinicius: Sem dúvidas o álbum inteiro Mr. Morale & the Big Steppers do Kendrick Lamar.

12. Foi muito bom ter você aqui com a gente, Vini! Para finalizar, conte alguma lição que você aprendeu e que te guia, que você gostaria que outras pessoas também soubessem.

Vinicius: A principal lição que eu tive que aprender foi desapegar de certas convicções, e entender que todos têm algo para ensinar.

Os conteúdos disponibilizados aqui no #BlogDaPrintWayy são produzidos para trazer conhecimento e, também, aproximar o nosso time de todos que nos acompanham. Por isso, sua opinião é muito importante! Conta aqui nos comentários o que você achou do post, ou deixe uma reação nos emojis. 💛💙

Share This