De um bom treinamento corporativo se obtém um ótimo suporte técnico!

por | maio 18, 2020 | Outsourcing de Impressão

Instrumentos musicais, postos para uma banda tocar, representam o treino - treinamento corporativo.

“O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.” Peter Drucker

Manter uma equipe técnica bem instruída é primordial para o bom desenvolvimento do seu outsourcing. Para preservar a qualidade de todos os serviços é necessário que a equipe seja instruída e passe por um treinamento corporativo.

Com a evolução do mercado e o aumento de exigência dos consumidores, as empresas devem se adaptar e estar cada vez mais preparadas para solucionar qualquer problema que venha ocorrer.

Infelizmente, o país vem passando por uma crise relacionada a verba dispensada a estes treinamentos. Não se vê todos os setores investindo tanto nessa área e, se comparado aos Estados Unidos, por exemplo, perdemos feio.

Gráfico retirado do 13º Panorama de Treinamento no Brasil 2018/2019.

Fonte: 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019

Segundo o 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019, o setor de serviço é o que mais vem investindo no treinamento corporativo, sendo quase o dobro em comparação com os outros setores. 

No gráfico abaixo é possível visualizar o investimento anual em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) por colaborador. O setor de serviço fica atrás apenas da administração pública.

Gráfico retirado do 13º Panorama de Treinamento no Brasil 2018/2019.

Fonte: 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019

Por que investir em treinamento corporativo?

Buscar pelo aprimoramento dos colaboradores é um investimento que não pode ser ignorado. 

Quem trabalha no seu outsourcing de impressão precisa estar apto a oferecer um suporte técnico de qualidade. E, além de capacitação dos funcionários, o treinamento abrange diversas vantagens.

Podemos ver pela tabela disposta no Panorama de Treinamento que a produtividade, a melhoria nos processos e o clima organizacional são os pontos mais beneficiados com a iniciativa do treinamento corporativo.

Gráfico retirado do 13º Panorama de Treinamento no Brasil 2018/2019.

Fonte: 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019

Tendo a empresa tomado a iniciativa da realização do treinamento corporativo, abaixo estão elencados alguns critérios utilizados para a destinação da verba anual de T&D. Sendo que o maior dele é o levantamento de necessidades, e o menor é a porcentagem sobre a folha de pagamento.

Gráfico retirado do 13º Panorama de Treinamento no Brasil 2018/2019.

Fonte: 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019

03 passos para obter o aproveitamento total de um treinamento corporativo

Segundo a Harvard Business Review, os custos de um treinamento são altos e há 03 práticas a serem implementadas para ser aproveitado por completo e tenha efetividade:

  • Colocando a mão na massa: aprender não é um ato de mero telespectador. É preciso que os novos conhecimentos adquiridos sejam colocados em prática. Especialmente em assuntos técnicos, a execução do que foi aprendido é fundamental para ser verificado se o conteúdo foi entendido de fato.

  • Prestação de contas: muito além das taxas a serem pagas, o maior custo de um treinamento é o tempo que o funcionário está disponibilizando a ele. Assim, questione quais são os objetivos de aprendizado e como ele será medido. Para haver um bom aproveitamento, necessário ter um bom método de avaliação e desempenho.

  • Espaço para respirar: um dos maiores defeitos decorrentes do treinamento corporativo é não dar espaço para que os funcionários concluam-no e desenvolvam as novas habilidades aprendidas. Liberar temporariamente os funcionários que estão sendo submetidos ao treinamento de suas atividades regulares para que eles assimilem as novas informações pode trazer um bom resultado a longo prazo.

A mudança do presencial para o digital

Hoje, mais do que nunca, o mundo está vivendo a era digital. Com celulares na palma da mão se obtém qualquer informação em questão de segundos. Essa facilidade também está sendo transportada ao mundo dos treinamentos corporativos. 

O treinamento online pode ser considerado uma ótima opção. Nessa modalidade não há necessidade de deslocamento e disponibilidade em dia e hora específicos.

Desta maneira, além da diminuição de custos e economia de tempo, existe a oportunidade de acesso ao conteúdo online, quando e onde quiser, podendo ainda o gestor acompanhar o desempenho do colaborador através da plataforma.

Ainda, devemos pensar na acessibilidade. Segundo a HSM, uma pesquisa da Gartner afirmou que, até o ano de 2023, o número de pessoas com deficiência dentro das empresas irá triplicar.

Este é um fator que se soma a todos os outros já indicados por aqui, pois a tecnologia pode auxiliar, e muito, na acessibilidade de pessoas com deficiências. 

O Panorama de Treinamento também trouxe que as formas de e-learning ou EAD (educação a distância) estão crescendo cada vez mais e, comparando com as pesquisas passadas (últimos 03 anos), houve o aumento do aprendizado por meio do celular.

Gráfico retirado do 13º Panorama de Treinamento no Brasil 2018/2019.

Fonte: 13º Panorama de Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises – 2018/2019

Conheça o Blended Learning

Este método se trata de aprendizado híbrido, envolvendo o online e o presencial, e vem sendo difundido entre as corporações. E no caso do treinamento corporativo para os profissionais que integram o outsourcing de impressão, acaba sendo ideal.

Com a utilização desses recursos, a teoria é aprendida no ambiente online, deixando as aulas presenciais exclusivamente para a prática do aprendizado.

A padronização do seu parque de impressão faz a diferença!

A obtenção de um parque homogêneo traz diversos benefícios ao seu outsourcing, como a diminuição de custos tanto com peças e suprimentos, quanto com o treinamento corporativo. 

Ainda, influi diretamente na melhora de atendimento, já que seus técnicos estarão prontos para tratar da situação. 

Ilustração de impressoras imprimindo. Elas representam o parque de impressão homogeneizado.

O custo de treinamento dos profissionais será reduzido, já que os técnicos não vão precisar lidar com o problema de diversos fabricantes e modelos, pois estarão especializados e focados a cuidar de hardwares específicos que integram o parque, e não vão virar clínicos gerais, tendo que se especializar em todos os tipos, pois isso leva tempo e dinheiro.

O período que o técnico disponibiliza para entender o funcionamento de uma nova impressora, é o que ele poderia estar solucionando um problema técnico já existente no parque. Saber muito sobre um modelo específico é mais válido do que saber pouco sobre vários.

Continue navegando pelo blog, dando uma conferida na nossa Conversa com Especialista, Charles Carvalho, CEO da Imprimmer, que abordou assuntos como a importância da manutenção preventiva de impressoras e os diferenciais no atendimento de qualidade prestado ao cliente.

Fotografia de Charles Carvalho e logotipo da empresa que ele fundou, a Imprimmer. A imagem ilustra a conversa com especialista em outsourcing de impressão