FAQ: o que é, como criar e os principais benefícios para a sua empresa

outsourcing

Durante o processo da venda dos seus serviços de impressão, ou no atendimento ao cliente, provavelmente você já se deparou com questionamentos sobre o outsourcing de impressão e como funciona o aluguel de impressoras.

E, se você é bem atento à essas perguntas, já deve ter reparado como elas são sempre iguais, ou parecidas. 

Podem ser formuladas de formas diversas, com porquês, como, quando e onde, mas no fundo elas querem saber a mesma coisa.

Essas dúvidas se repetem constantemente por um único motivo: a falta de informação sobre o mercado de outsourcing de impressão. 

Tem muita gente por aí, como bem sabemos, que nem sabe que o outsourcing de impressão existe.

Os veículos de comunicação, de uma forma generalista, não abordam o assunto. Apenas sites especializados falam e comentam sobre o outsourcing de impressão. E, a maioria dos empresários e executivos acessam apenas os blogs e portais de seu interesse direto.

Por isso a falta de informação faz com que, na hora da conversa entre o departamento interessado nos serviços de locação de impressoras e o seu departamento comercial, haja tantas dúvidas similares.

Uma forma de ajudar o seu público alvo a entender como os seus serviços funcionam e como se dá o seu processo de atendimento e prestação do outsourcing de impressão, é criando um FAQ.

Descomplicando o FAQ

FAQ – sigla do inglês, que significa: Frequently Asked Questions. Que pode ser entendida como: respostas às perguntas mais frequentes.

Assim sendo, o FAQ reúne as perguntas e as respostas mais comuns e frequentes feitas pelos seus clientes e/ou possíveis novos clientes. É uma forma de disponibilizar a informação de forma mais rápida e clara, por isso é considerada uma ferramenta de comunicação valiosíssima. 

Criar um FAQ não é uma atividade complicada. Requer um pouco de tempo, atenção, organização e percepção (entender o cliente).

Para ter um FAQ eficiente você deve: 

  1. Listar as principais questões já recebidas pelo seu SAC e equipe de vendas.

  2. Separar as questões por temas para facilitar a busca de respostas. 

  3. Responder cada pergunta de forma didática e objetiva e com português correto. 

  4. Organizar todo o conteúdo em seu site, criando uma página exclusiva para esta sessão, deixe um ícone na home para que seja fácil encontrar a informação no site. 

  5. Comunique a sua rede de clientes atuais compartilhando o link da página do FAQ. 

  6. Inclua o link do FAQ em suas páginas nas mídias sociais e demais canais de comunicação que você utiliza. 

  7. Faça atualizações sempre que necessário, acrescente novas perguntas e respostas que forem recorrentes. 

Uma página de FAQ contém muitos poderes (você nem imagina quantos!). Mas para que esses poderes entrem em ação, os 07 passos acima citados devem ser seguidos.

O poder de uma página de FAQ 

🙅‍♀️ – Facilita o trabalho da equipe de suporte e pré-venda

A disponibilidade de um FAQ em seu site, irá, com certeza, reduzir o tempo de resposta de seu SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e facilitar o processo de pré-venda. Dando respostas às perguntas mais corriqueiras você estará esclarecendo dúvidas e até deixando as pessoas mais confiantes com relação ao seu serviço de outsourcing. 

🙅‍♂️ – Melhora as vendas

Se você criou seu FAQ de forma bem pensada, clara e útil para o seu público alvo, esta página vai, pura e simplesmente, ajudar a fomentar as suas vendas. Falamos que o FAQ é uma ferramenta de comunicação, e por isso ele tem este poder. 

Um FAQ esclarecedor conquista o cliente e o faz buscar mais informações. Além do que, sabemos que muitas pessoas tem preguiça de pegar o telefone, em um primeiro instante, e ligar pedindo respostas, pois pensam que a empresa vai quer vender para ela logo cara. O FAQ cumpre o seu papel e facilita na jornada de compra.

🙅‍♀️ – Ajuda na experiência do usuário

O FAQ é mais uma oportunidade que você tem de causar boa impressão e proporcionar uma experiência ao usuário (ou futuro usuário) com a sua marca. Se o potencial cliente tiver suas dúvidas respondidas, ele estará satisfeito. Pontos positivos na relação da sua marca com ele! E o usuário ativo acumula saldos de boas experiências que podem resultar uma boa avaliação em uma pesquisa de nível de satisfação do cliente.

🙅‍♂️ – Indica seu outsourcing como especialista no assunto

Ter uma página de FAQ em seu site ajuda a agregar valor à marca e a definir a sua empresa de outsourcing de impressão como especialista no assunto, mostrando o seu conteúdo potencial e autenticidade. Apresente-se como perito no assunto, respondendo as dúvidas de forma clara e únicas, com a linguagem da sua marca e que o público compreenda.

🙅‍♀️ – O FAC pode melhorar o seu SEO

Um outro poder de um FAQ, que não pode ser deixado de lado, é que ele ajuda em seu ranqueamento orgânico em mecanismos de buscas (como o Google).

Use esta ferramenta de comunicação com sabedoria – inclua palavras-chaves e frases sobre o mercado de outsourcing de impressão, isso ajuda os mecanismos de busca a entender que tipo de negócio você é o quanto tem conteúdo útil para o consumidor.

Separamos algumas perguntas, de forma genérica, sobre o serviço proposto pelo outsourcing de impressão. 

Elas servem para você se inspirar e começar a dar vida ao FAQ de sua empresa. 

Perguntas frequentes sobre outsourcing de impressão

🖨 – Quais são os benefícios ao alugar uma impressora?

🖨 – Precisarei comprar tinta, toner, papel?

🖨 – Como funcionará a manutenção do equipamento?

🖨 – Como faço para reportar algum problema?

🖨 – Receberei algum tipo de treinamento para utilizar a impressora?

🖨 – Quando tiver problemas, em quanto tempo serei atendido?

🖨 – Posso escolher entre um equipamento novo ou um usado?

🖨 – Posso imprimir o quanto eu quiser?

🖨 – Como serei cobrado?

🖨 – Terei alguma forma para acompanhar e conferir o meu contrato online?

Lembre-se que o FAQ é uma ferramenta de comunicação, por isso a linguagem deve estar de acordo com o padrão de sua empresa e todos os colaboradores devem ter a informação correta, para não cometerem equívocos e as respostas entre o FAQ do site e o atendimento de seu SAC serem ambíguos e difusos.

Ajude o seu público entender como os seus serviços funcionam e como se dá o seu processo de atendimento e prestação do outsourcing de impressão – crie um FAQ!

Continue investindo no seu conhecimento! Baixe nosso ebook SPIN Selling Aplicado ao Outsourcing de Impressão e aprenda como utilizar a metodologia SPIN para apresentar o valor de sua proposta e alavancar as vendas de sua empresa de outsourcing de impressão.

Veja como as vendas consultivas se aplicam ao outsourcing de impressão e aumente a sua performance! 

SPIN Selling