O que esperar do profissional de TI do futuro

por | abr 23, 2018 | Variedades

Imagem de um garoto com um óculos de realidade virtual. Ilustra o futuro do profissional de TI.

Todo segmento de mercado tem as suas exigências e suas necessidades com relação ao perfil do profissional. O nosso segmento é o da TI e o nicho de mercado é o de outsourcing de impressão.

Além das competências padrão da área o profissional de TI aqui inserido precisa ter (ou desenvolver) e dominar algumas habilidades extras, que com certeza irão transformá-lo em uma pessoa melhor e profissional mais produtivo.

Estas habilidades, se trabalhadas e colocadas em prática com sucesso, podem enobrecer o profissional e valorizá-lo quanto ao seu trabalho. Estas características ou habilidades, valem para todos e quaisquer níveis hierárquicos, deste um estagiário a um CTO (Chief Technology Officer) ou CIO (Chief Information Officer).

Um estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções especializada em tecnologias da informação, constatou que o perfil dos profissionais de TI precisa se adequar às novas exigências do mercado de trabalho.

De acordo com a pesquisa realizada, as companhias não buscam mais profissionais que tenham apenas conhecimentos técnicos da área, mas também funcionários com visão estratégica do negócio. Mais do que apenas desempenhar funções tradicionais, os trabalhadores precisam compreender as necessidades técnicas da empresa e conseguir traduzi-las em ferramentas de TI.

Para atender a demanda do mercado os profissionais devem buscar técnicas de liderança, motivação e resolução de conflitos. Além de levantamento de processos e requisitos funcionais. É fundamental entender os diferenciais da companhia em que se atua e como sua área pode ajudar a criar uma vantagem competitiva para o negócio.

É preciso sair da TI transacional para uma TI que desenvolva projetos que permitam ao negócio ter ferramentas que colaborem para o business da empresa”, afirma  Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies.

Na publicação “O que destacar no currículo para conquistar uma vaga em TI” a Randstad Technologies aponta que a área de TI tem um  futuro promissor e aconselha o profissional de TI a focar em atributos comportamentais, como: engajamento, proatividade e curiosidade.

No artigo da Revista Stefanini Trends, “Profissionais de TI do futuro” há a passagem onde se afirma que:

“Em 2020, será exigida dos profissionais que atuam com tecnologia uma combinação de conhecimento especializado com habilidades comportamentais.”

Afirmação que vem ao encontro com a previsão da Randstad Technologies. Ainda no artigo da Revista Stefanini Trends, podemos ler a passagem onde especialistas da IDC prevêem que, em 2020, o conhecimento técnico deixará de ser fundamental para quem atua em TI, já que profissionais de todas as áreas terão relativo domínio dos recursos tecnológicos. Mas, que:

“…haverá oportunidades para profissionais com capacidade de interpretar volumes enormes de dados.  […] Aqueles que dominarem técnicas de segurança, que souberem gerenciar questões críticas em sistemas recentes e souberem como fazer a TI impulsionar os negócios terão espaço garantido nos departamentos de tecnologia da informação.”

Ione Coco, vice-presidente dos programas executivos do Gartner, aconselha que os profissionais combinem conhecimento técnico com os comportamentais, questões relacionadas com liderança e trabalho em equipe:

“Hoje o segundo ponto é claramente mais importante, ninguém contrata profissionais que não saibam trabalhar em equipe. Para ir além da satisfação do cliente e aumentar a produtividade de TI e dos negócios, o lado comportamental é fundamental.”

Os especialistas no mercado de TI tem grandes expectativas para com esse novo profissional de tecnologia da informação. Eles concordam que há muito conhecimento técnico a ser aprendido e muitas habilidades comportamentais a serem adquiridas. E afirmam que esta nova geração é tech-savvy, ou seja, é expert em lidar com novas tecnologias, gosta de trabalhar e tem vontade de aprender. São criativos, enérgicos e gostam de contribuir.

Competências e Habilidades do Profissional de TI do Futuro

Infográfico Competências e Habilidades do Profissional de TI do Futuro.

Como vimos, o mercado de trabalho deseja um profissional de TI que consiga equilibrar todas as exigências técnicas e as habilidades  comportamentais. Selecionamos as principais e mais citadas habilidades e competências comportamentais que estão sendo faladas e exigidas no mercado de tecnologia, como o de outsourcing de impressão.

#Flexibilidade cognitiva

Esta é uma habilidade indispensável. A flexibilidade cognitiva é a capacidade de buscar novas interpretações para uma mesma situação, ao invés de ficar preso somente ao primeiro pensamento. Ou seja, é o pensamento inteligente dando respostas alternativas diante de uma mesma situação.

#Capacidade de comunicação

O profissional de TI deve saber se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Vai deste o auxílio no atendimento ao cliente, a uma conversa mais fluida com os colegas e diretores.  Saber se comunicar é ser um bom ouvinte, não interromper as pessoas durante uma fala, é fazer contato visual com quem está falando com você ou com quem você está falando, além de manter o tom da voz de forma agradável e adequada, pensar no que vai dizer antes e saber quando não se deve falar nada.

#Inteligência emocional

Está relacionado as suas emoções e não as dos outros. É a capacidade de reconhecermos as nossas emoções, como lidar e gerenciá-las, entender o que desperta cada uma e como elas nos influenciam.

#Trabalhar em equipe

Esta habilidade permite que as tarefas sejam realizadas de forma colaborativa.  E por isso tendem a ser cumpridas com maior rapidez e completude. Estimula o aprimoramento profissional, gera confiança entre os colaboradores e possibilita a troca de conhecimentos. Também é muito mais divertido e empolgante trabalhar com colegas que dividem os mesmos objetivos.

# Ter empatia

Não confunda empatia com simpatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro; é entender o outro e compreendê-lo. Buscar quais os sentimentos são possíveis de serem sentidos em uma determinada situação, como se fôssemos nós na mesma situação. A empatia pode te levar a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz enquanto a pratica.

# Ser resolutivo

Ser resolutivo é saber resolver problemas de maneira rápida e assertiva; além de diagnosticar o problema o profissional de TI deve conseguir resolvê-lo ou encontrar a solução e mostrá-la para a equipe. 

Lembre-se:

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.” Victor Hugo

Já, com relação ao conhecimento técnico a dica é sempre ficar atento às novidades e tendências. Hoje os especialistas recomendam que o profissional de TI tenha conhecimentos em: 

Quer se manter atualizado? Faça parte da nossa comunidade!

Imagem convite para assinar a NewsWayy, newsletter da PrintWayy..

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy