[2ª EDIÇÃO] PrintWayy apresenta: DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO 2020-2021

por | mar 1, 2021 | Outsourcing de Impressão

Fundo azul com uma imagem estilizada de uma lâmpada em cima de uma impressora ao lado o título do material: DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO.

Deste 2017, quando criamos o Blog da PrintWayy, trabalhamos para trazer informações e conhecimentos que envolvem todo o universo do outsourcing de impressão. Neste tempo, junto com você, nós aprendemos e construímos o que entendemos ser um conteúdo de valor, apresentado sem complexidades.

Nós sabemos muito sobre um nicho de mercado, o seu. E, você sabe que aqui pode buscar informações sobre ele. 

É neste sentido, que apresentamos hoje, a 2ª edição do DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO – Dados e Insights do mercado segundo a PrintWayy.

Em busca de entender melhor o comportamento dos provedores de serviços de outsourcing de impressão, reunimos os dados gerados pelas empresas brasileiras que utilizaram o PrintWayy durante o período de 12 meses (de janeiro – 2020 a janeiro – 2021).

Deve ficar claro que, não estamos falando de suposições ou hipóteses, o que trazemos neste material são dados reais deste mercado que podem lhe guiar a fazer transformações macroscópicas quanto microscópicas em sua empresa. As oportunidades são infinitas! 

Fundo azul com uma imagem estilizada de uma lâmpada em cima de uma impressora ao lado o título do material: DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO.

Você encontrará neste dossiê rankings e insights e, acreditamos que com eles você poderá estabelecer parâmetros de referência úteis para avaliar o seu negócio. 

Os rankings apresentados são resultados do cruzamento de dados relativos ao porte da empresa e, respectivamente, ao elemento qualificativo (como: color, P&B ou, formato de cobrança, entre outros). 

Importante: aqui vamos trazer alguns aprendizados que tivemos durante o processo de desenvolvimento do DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO, para ter acesso aos insights com relação aos dados você deve fazer o download do material.

A PrintWayy e o Dossiê: os aprendizados adquiridos durante a sua construção 

O dossiê é feito por várias mãos e, começa a ser elaborado antes mesmo da virada de ano, são meses de dedicação e de intenso envolvimento. Trouxemos aqui, para você, alguns aprendizados que 04 colaboradores da PrintWayy que se dedicaram ao desenvolvimento deste material obtiveram ao longo do processo de construção.

A nossa intenção é garantir que todo o conhecimento que adquirimos lhe ajude a compreender ainda mais os dados e os insights que trouxemos no dossiê 2020-2021. 

Max Mendes Rosa, CTO, trabalha de forma intensa com os dados gerados pelo PrintWayy, seu contato com eles é diário e por isso a sua participação no Dossiê é importantíssima, ele otimiza a mineração e a lapidação. 

Luis Fernando Schafaschek, Consultor de Vendas, após finalizar a análise estatística dos dados conseguiu ver um movimento de redução nas impressões já no período pré-pandemia, e que depois, no auge da pandemia, só foi reforçado.

Hernani Alves Melo, COO, mantém diariamente o contato com proprietários de outsourcing de impressão e, sabendo de suas dores, consegue vê-las refletidas em alguns dados.

E, Janaína Colpani, Coordenadora de Comunicação e Marketing, coloca em pauta os detalhes que devem ser observados e analisados minuciosamente, estes, podem revelar informações úteis tanto para o marketing, como para o comercial e, o operacional.

“A pandemia fez com que as empresas, principalmente as de maior porte, reavaliassem os seus parques de impressão. Será realmente necessário tantos equipamentos? O volume que era impresso até então, pode ser reduzido de forma permanente? Vimos os contratos reduzindo de tamanho e o volume de impressão baixando. Porém, somente o tempo trará essas respostas!”

Hernani Alves Melo – COO

“O que me chamou mais atenção foi perceber a diminuição da produção de páginas, desde o 1º mês de 2020, mesmo que a pandemia ainda não estivesse marcando presença aqui no Brasil. Isso só reforça algo que, na minha opinião, não é mais tendência, e sim realidade: não dá para depender, apenas, das páginas impressas pelos clientes. É preciso ir além.” 

Luis Fernando Schafaschek – Consultor de Vendas

“Analisar os dados coletados pelo PrintWayy para entendermos comportamentos e tendências já é algo que faz parte da nossa rotina, e através do dossiê podemos compartilhar com o mercado os aprendizados que este processo nos traz.”

Max Mendes Rosa – CTO

“Mesmo sabendo que houve uma redução no número de impressões, como o Luis comentou, é possível buscar alcançar a meta financeira da sua empresa.

Observe no Dossiê, por exemplo, que o formato de cobrança utilizado pode trazer algum impacto positivo em cima daquele que você utiliza hoje, é claro, isso depende do tamanho da sua empresa. Observe cada detalhe!

Outro fator que você pode considerar é o valor médio do CPP versus a economia gerada pelo modelo da impressora que seu outsourcing utiliza (será que ela aparece nos rankings apresentados?).

Detalhes devem ser analisados com uma lupa, eles podem trazer informações ricas para serem aplicadas em todos os setores do seu outsourcing de impressão, do marketing, passando pelo comercial, chegando ao operacional.”

Janaína Colpani – Coordenadora de Comunicação e Marketing

Hernani, em nome de todos que participaram do desenvolvimento da 2ª edição do DOSSIÊ DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO, acredita que este estudo irá prover informações valiosas para os profissionais envolvidos no ecossistema do outsourcing de impressão e, espera que por meio do conteúdo apresentado seja possível estabelecer parâmetros de referência úteis para avaliar o seu negócio, servindo como um indicador para que você possa enfrentar os novos desafios munido de informações.

Como já sabe, aqui, no Blog da PrintWayy, você sempre pode vir buscar novas informações sobre o business do outsourcing de impressão. Para receber os novos posts e materiais direto na sua caixa de email assine a NewsWayy! Fica aqui o meu convite. Espero te encontrar por lá! ‍ 

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy