Amplie o conhecimento sobre Business Intelligence (BI) para aplicá-lo na sua operação

por | out 30, 2023 | Empreendedorismo e Gestão

Ilustração de uma máquina analisando dados e imprimindo, representando uma plataforma de Business Intelligence (BI).

A tomada de decisões em todas as áreas não precisa (nem deve) ficar desamparada, ou baseada apenas em achismo e, para sair disso, você pode contar com o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócio, em português. 

Ele auxilia a entender quais dados são importantes para as estratégias da sua empresa e permite que você consiga cruzá-los, a fim de obter insights valiosos para a sua operação.

E, isso é possível pois o BI engloba uma ampla gama de recursos, aplicações e abordagens que capacitam na obtenção de dados, que podem ser a partir tanto de fontes internas, quanto externas.

As temáticas sobre dados e a sua utilização estão em alta, e isso não é à toa. O número de empresas que estão investindo em BI só cresce, conforme disposto em uma matéria do portal Terra, 73% dos líderes de empresas inovadoras tomam suas decisões a partir de análises avançadas: 

Título da notícia no portal Terra: “Cresce o número de empresas que estão investindo em Business Intelligence”.

Fonte: Portal Terra, notícia “Cresce o número de empresas que estão investindo em Business Intelligence”, publicada em 09 de janeiro de 2022.

A notícia ainda revelou que, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, os investimentos globais em Business Intelligence e Analytics aumentaram em 5,2%, quando comparados ao período anterior à pandemia de Covid-19.

Os olhos de todo o mundo estão voltados não somente à obtenção de dados, mas também em utilizá-los de maneira eficiente. De nada adianta você ter várias informações em mãos e não saber como aplicá-las dentro da sua empresa.

Vamos demonstrar para ti como o BI surgiu, contando um pouco sobre como se desenvolveu ao longo dos anos, além dos benefícios que ele tem para pequenas e médias empresas, e quais são as principais ferramentas, para você começar a se habituar.

O que é BI e como surgiu: saiba o histórico

Em definição proferida pela CIO, “Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias e tecnologias que as empresas usam para analisar informações de negócios e transformá-las em insights possíveis de implementar, que informam decisões estratégicas e táticas.”

Assim, ele desempenha um papel crucial em muitos setores e funções de negócios, ajudando a melhorar a eficiência operacional, aumentar a competitividade e impulsionar o crescimento. Tornando-se valioso para organizações que desejam aproveitar ao máximo os dados para tomar decisões informadas e estratégicas.

De acordo com o disposto pela IBM, o termo Business Intelligence foi usado pela primeira vez em 1865 pelo autor Richard Millar Devens, quando citou um banqueiro que coletou informações sobre o mercado antes de seus concorrentes. 

A corporação ainda dispôs de uma linha do tempo, para compreender mais sobre a evolução, confira aqui:

1958

Neste ano, um cientista da computação da IBM chamado Hans Peter Luhn explorou o potencial do uso da tecnologia para reunir inteligência de negócios. 

1960 e 70

Já nas décadas de 1960 e 70, os primeiros sistemas de gestão de dados e de apoio à decisão (SAD) foram desenvolvidos para armazenar e organizar volumes crescentes de dados.

1990

Nos anos 90, a adoção da inteligência empresarial cresceu, porém, as tecnologias disponíveis eram complexas. Muitas vezes, a implementação exigia a assistência da equipe de TI, o que resultava em atrasos na geração de relatórios. Mesmo na ausência de envolvimento da TI, os analistas e usuários de BI necessitavam de formação para poderem consultar e analisar seus dados.

Atualmente

Já nos dias atuais, o que podemos observar é uma evolução nas ferramentas de BI, as quais permitem que os usuários, mesmo sem ser especialistas, possam utilizar e se beneficiar dos seus relatórios e análises. 

Os benefícios do BI pode se estender às pequenas e médias empresas 

Equivoca-se quem considera a análise de dados e utilização de plataformas como apenas uma preocupação de grandes empresas. Independente do seu porte, estratégias podem ser adaptadas e utilizadas para haver o crescimento dentro do mercado de impressão. 

Aqui na PrintWayy, utilizamos o BI em diversas áreas, e você pode ver um exemplo de como ela é eficiente ao nosso suporte, por meio do depoimento a seguir:

“No dia a dia do atendimento do time de suporte, o BI é uma ferramenta que nos ajuda bastante. Pela facilidade que mostra os dados, conseguimos buscar informações sobre os equipamentos de forma muito simples e rápida. Ela é incrível para auxiliar nossos atendimentos, e sempre que precisamos filtrar muitos dados, temos eles em segundos. Vale a pena utilizar sempre.” Giovani Marques – Analista de Suporte

Ainda, como disposto neste artigo disponibilizado pela Microsoft, alguns dos benefícios que as empresas podem obter com o BI são: 

  • Maior eficiência dos processos operacionais;
  • Insight do comportamento do cliente e dos padrões de compra;
  • Acompanhamento preciso de vendas, marketing e performance financeira;
  • Parâmetros de comparação claros com base em dados históricos e atuais;
  • Alertas instantâneos sobre anomalias de dados e problemas do cliente;
  • Análises que podem ser compartilhadas em tempo real entre departamentos.

Entende-se que a sua utilização tem o poder de capacitar a empresa para competir de maneira mais eficaz, otimizar suas operações e tomar decisões fundamentadas, o que é essencial para alcançar o sucesso.

Leia para não confundir BI e Big Data!

Mesmo que as duas tratem de dados, Business Intelligence e Big Data são áreas distintas. O BI se concentra em fornecer informações estruturadas e relevantes para apoiar a tomada de decisões de negócios. 

Ele lida com dados históricos e atuais para criar relatórios, painéis e análises que auxiliam na gestão e na compreensão do desempenho da empresa.

Já o Big Data lida com grandes volumes de dados, muitas vezes não estruturados, que não são normalmente gerenciados por sistemas de banco de dados tradicionais. 

Seu objetivo é extrair informações significativas e insights a partir desses grandes conjuntos de dados, muitas vezes para fins de análise, pesquisa ou descoberta.

Para compreender mais sobre a aplicação do Big Data no outsourcing de impressão, você pode fazer a leitura da Conversa com Especialista do Ricardo Grícolo Moro, da Copyvic:

Fotografia de Ricardo Grícolo Moro e logotipo da empresa Copyvic. A imagem ilustra a conversa com especialista em outsourcing de impressão.

05 ferramentas de BI para você conhecer

Se você utiliza o PrintWayy Dragon, já está ciente do quanto uma solução que fornece relatórios e dados em tempo real é crucial no andamento do negócio, e isso pode ser impulsionado ainda mais fazendo uso de soluções de BI.

Essas ferramentas acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos e mapas para fornecer aos usuários inteligência detalhada sobre o estado do negócio.

1. Microsoft Power BI

Logo da ferramenta de Business Intelligence (BI) Power BI.A ferramenta Power BI, da Microsoft, oferece recursos de visualização, análise e geração de relatórios para dados locais ou de origem na nuvem em sua plataforma. Análise aumentada, preparação de dados, painéis interativos e descoberta baseada em recursos visuais também são apresentados.

2. Tableau

Logo da ferramenta de Business Intelligence (BI) Tableau.

A Tableau é uma plataforma da Salesforce, conhecida por suas capacidades avançadas de criação de relatórios e painéis interativos, além de explorar dados em tempo real e compartilhar insights com facilidade, o que a torna uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões informadas. 

3. Looker

Logo da ferramenta de Business Intelligence (BI) Looker.

Ferramenta de BI do Google, o Looker é uma plataforma de Business Intelligence que oferece benefícios como a capacidade de criar relatórios personalizados, colaborar em tempo real e conectar-se a diversas fontes de dados. Suas funcionalidades incluem análises avançadas, visualização de dados intuitiva e integração com outras ferramentas.

4. Oracle BI

Logo da ferramenta de Business Intelligence (BI) Oracle.

O Oracle Business Intelligence informa em seu website que inclui ferramentas e base de BI (matriz integrada de consulta, relatório, análise avançada, alerta, análise móvel, integração e gerenciamento de dados e integração de desktops), assim como aplicativos de gerenciamento de desempenho financeiro, operacionais e data warehousing.

5. Zoho

Logo da ferramenta de Business Intelligence (BI) Zoho.

A Zoho oferece soluções que permitem às empresas coletar, analisar e visualizar dados de forma eficaz para tomar decisões informadas. Ela fornece ferramentas intuitivas para análise de dados, relatórios personalizáveis e integração com outras aplicações, facilitando a tomada de decisões estratégicas com base em insights acionáveis.

Continue navegando no blog e permaneça nesta temática, acessando a publicação indicada aqui embaixo: 

A imagem ilustra uma menina, pulando em uma cama elástica, cercada por números.

Boa leitura! 📖