Aprenda tudo sobre a automação da coleta de contadores!

por | fev 22, 2021 | Outsourcing de Impressão

A imagem ilustra uma impressora realizando a impressão de uma folha com diversas cores, em tons degradê.

Considerando o tamanho do seu outsourcing de impressão, há parques em que realizar a coleta de contadores manualmente pode ser muito demorada e desgastante! 

De todos os motivos que levam a contratação de um software que agilize o desempenho de um negócio, a necessidade em transformar processos até então engessados por ações automatizadas certamente é uma delas.

Ter que visitar os clientes, um a um, mês a mês, para obter essa informação ganhou ainda um agravante: a pandemia de COVID-19. Há a recomendação para manter o distanciamento social, e a não aglomeração, com a intenção de evitar o contágio.

Portanto, esse método de coleta pode ser substituído por uma solução de monitoramento e gestão, o qual tem a missão de adquirir os dados de maneira eficaz e sem riscos à saúde do colaborador.

Segundo o artigo publicado no portal TI Inside, um estudo feito pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, apoiado pela GfK, mediu o índice de automação em 06 dimensões para as indústrias (Sistemas, Logística, Atendimento, Relacionamento com o Cliente e com o Colaborador, além de Fábricas).

Nele, foi verificado que houve o crescimento de 3% na automação, tanto em empresas, indústrias e consumidores, entre os anos de 2019 e 2020. Sendo que, no setor de comércio e serviços, os sistemas de gestão chegaram a taxa de 58%, e nos âmbitos comercial e financeiro, 94% e 95%.

A verdade sobre a coleta manual de contadores foi contada a você aqui no blog, e não restaram dúvidas do quanto a automação da coleta de contadores pode ser benéfica para a sua operação. 

Fotografia de um retrovisor de um carro, no espelho se vê uma tartaruga. Representa a verdade que é apresentada sobre os contadores de impressão.

Então, que ela pode auxiliar muito, você já sabe! Mas, na prática, você conhece o que essa funcionalidade dentro do PrintWayy pode fazer? Vou te contar um pouco mais sobre a utilização dela em nosso sistema, para que você veja a sua real aplicabilidade.

Quais vantagens a coleta de contadores automatizados garantem ao outsourcing?

O mercado de impressões está em expansão, e esse crescimento vai se perpetuar, fazendo com que seu negócio seja levado na onda de evoluções também. 

Dessa maneira, considerando que você viu a necessidade de adquirir uma solução inteligente, é preciso saber o que ela trará de vantagens. E, caso já seja um usuário do PrintWayy, você terá agora a oportunidade de conhecer ainda mais sobre essa funcionalidade.

Visualização de detalhes de impressões, em pequena ou larga escala

No item detalhes da impressora, existe a possibilidade de verificar o total de contadores de cada impressora cadastrada no PrintWayy, além de ser visível os suprimentos daquela máquina, com a descrição das trocas realizadas e previstas.

Caso queira visualizar em um só documento esses dados contemplando todo o parque de um determinado cliente, é possível obter um relatório de impressões e cópias, possibilitando a seleção do período o qual deseja visualizar. 

A imagem demonstra passo a passo como chegar nos detalhes da impressora, para verificar o total de coleta de contadores.

Imagem ilustrativa do passo a passo para acessar os detalhes das impressoras monitoradas pelo PrintWayy.

Detalhes do PrintWayy, demonstrando a coleta de contadores realizadas pelo PrintWayy.

Imagem ilustrativa da seção Detalhes da impressora no PrintWayy.

Agilidade na cobrança

A atividade de fechamento é outra beneficiada pela automação da coleta dos contadores, sendo que eles se fazem presentes nos detalhes dessa seção, e são correlacionados às configurações de custo estabelecidas previamente.

O relatório de fechamento mensal é um recurso vantajoso principalmente no final do mês (ou no início, dependendo da escolha de data para o faturamento) e faz com que as cobranças deixem de ser aquele momento de caos dentro do setor financeiro.     

Rapidez na obtenção de dados

Em nosso sistema, a cada 30 minutos ocorre a atualização de informações, as quais são coletadas de nossos data centers, e podem ser acessadas quando você desejar. 

Ter acesso a um sistema tão ágil e preciso com tudo o que diz respeito ao uso dos parques de impressão influencia positivamente no atendimento do cliente, pois você terá em poucos minutos acesso ao andamento do contrato, dos contadores e suprimentos.

Distinção entre contadores Color e P&B

Conforme é possível observar em nosso Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020, há empresas que realizam a cobrança das impressões de maneiras diferenciadas, considerando o se foi color ou P&B:

Custo por página utilizado por provedores de diversos portes, de acordo com o Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019/2020 publicado pela PrintWayy.

Conteúdo exclusivo do Dossiê do Outsourcing de Impressão 2019-2020, publicado pela PrintWayy.

E, se essa for a forma de cobrança praticada em seu outsourcing, tenho uma boa notícia! Os contadores no PrintWayy mostram os valores de cada uma delas separadamente no momento em que for realizar o faturamento.

Entenda um pouco mais do que o PrintWayy pode fazer ao seu outsourcing e conheça as outras funcionalidades que o integram, assistindo ao vídeo que trouxemos logo abaixo:

Se você observou a necessidade de incluir um software de monitoramento e gestão na sua operação, solicite um teste gratuito do nosso sistema e garanta por 15 dias a experiência de possuir um parque integrado e com completa mobilidade.