As ferramentas online favoritas dos colaboradores da PrintWayy

por | maio 6, 2019 | Variedades

ferramentas online

Alguns colaboradores da PrintWayy indicaram quais são as suas ferramentas online favoritas e que fazem toda a diferença em seus dias.

Não dá para negar, as ferramentas online, como aplicativos ou sites e sistemas em nuvem, são como uma das primeiras tecnologias deste mundo: uma mão na roda!

É quase impossível, hoje em dia, passar 24h sem checar pelo menos um ou dois aplicativos – é o que mostra uma pesquisa sobre o Brasil. Nós somos  os campeões mundiais em uso de aplicativos de celular por dia, por isso que, com certeza (por mais que você insista que não), você checa todo dia algum aplicativo.

Este título de campeão foi denominado após a divulgação de um estudo realizado pela App Annie em 2018 – empresa que realiza análises mundiais sobre o mercado de aplicativos em dispositivos móveis. Veja o que mais este estudo revelou:

  • O brasileiro usa em média 12 aplicativos a cada 24 horas em seu smartphone;
  • Em 2017 o Brasil ficou na quarta colocação com mais de seis bilhões de downloads de apps realizados;
  • O brasileiro tem em média 83 aplicativos em seu celular, dos quais 41 são usados ativamente com três horas diárias de utilização.
Fonte: Notícias Uol – sessão de tecnologia.

→ Hernani Alves Melo, Diretor Geral da PrintWayy, já compartilhou aqui no blog 17 ferramentas online para a sua empresa ultrapassar as nuvens. Clique no link para ver!

Apps e a nova geração

A Oracle realizou em 2016 uma pesquisa que revelou informações acerca da relação dos millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 2000) com os aplicativos online, denominado “Millennials and Mobility: how businesses can tap into the app generation”. A revista Consumidor Moderno compilou as conclusões que os analistas chegaram após o estudo dos dados coletados.

Observe o infográfico e entenda melhor o comportamento da geração millennial com as ferramentas online:

ferramentas online

Fonte: Consumidor Moderno – A importância dos apps e do mobile para as novas gerações.

Outra pesquisa, realizada pela Worldpay em parceria com a Opinium em 2018, levantou a informação de que os brasileiros que possuem smartphones preferem realizar compras por meio de aplicativos:

  • 78% dos brasileiros que possuem smartphone preferem comprar pelo celular, ao invés de navegadores.

Este número é maior que a média global, que se dá em 71%. Veja outros dados apresentados pela pesquisa em relação ao perfil do consumidor brasileiro e o uso de aplicativos:

  • 53% dos consumidores não se preocupam com o preço maior de um produto, viagem ou serviço se a experiência do usuário for melhor (a média global é de 41%);
  • 76% dizem baixar apenas os aplicativos de empresas em que realmente confiam (a média global é de 71%);
  • Quase dois terços dos brasileiros (63%) se sentem confortáveis em fornecer dados biométricos como reconhecimento facial e impressões digitais para tornar o processo de pagamento mais seguro e mais rápido.

Ainda sobre a relação dos membros da geração millennial, outro estudo (realizado pela Live Person e divulgado em 2018) aponta que desde a ascensão dos dispositivos mobile esse público prefere se comunicar, se informar e comprar por esse canal.

Uma informação curiosa que o estudo revelou é que o smartphone já é mais importante do que a própria carteira na hora dos jovens saírem de casa.

Conforme publicado em matéria da revista Consumidor Moderno, o smartphone é hoje uma extensão do eu, situação já prevista por Marshall McLuhan em seu livro “Understanding Media: The Extensions of Man” em 1964, onde apontava as mídias como uma extensão do homem.

O estudo da Live Person vem a confirmar este pensamento, hoje uma realidade mundial. A empresa questionou os millennials sobre seus hábitos diários com relação aos devices, acompanhe:

  • 70,1% dos respondentes deixam o smartphone ao alcance das mãos enquanto dormem;
  • 64,5% costumam levar o smartphone para o banheiro;
  • 52,2% dos entrevistados costumam checar o device no meio da noite caso acordem brevemente;
  • 47,7% costumam escrever no smartphone enquanto caminham em uma multidão;
  • 29,2% leva o smartphone para o banheiro quando vai tomar banho.

Os favoritos

Parte do time da PrintWayy revelou quais são as suas ferramentas online favoritas, (aqueles sem os quais não conseguiriam viver sem) e como fazem uso deles. Confira:

Max Mendes Rosa – Diretor de Tecnologia → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Reminders do Slack

Como me ajuda? Os reminders são lembretes que você pode configurar no Slack para ser avisado sobre algo em algum momento específico. Eu os uso diariamente, para me ajudar a lembrar de atividades que possuem uma data ou prazo final bem específico.

Por que o escolhi? Porque os reminders são muito simples de serem criados, e como os lembretes vêm dentro do Slack, que é a ferramenta de comunicação que todas as pessoas na empresa usam, e estão com ele sempre conectado, acabam sendo a forma mais eficiente de lembrar uma equipe sobre algo, ou a si mesmo.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Provavelmente eu teria que migrar meus lembretes pessoais para alguma outra ferramenta, mas dependendo da forma e local onde a outra ferramenta gerasse os alertas eu correria o risco de perdê-los. E acredito que não conseguiria mais automatizar os lembretes recorrentes para outras equipes.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho sim, além dos reminders pessoais, também é possível gerar reminders para canais do Slack, assim você pode gerar algum aviso para uma equipe específica na sua empresa. Outra coisa que uso muito também são reminders com datas bem distantes da data atual: sabe aquele compromisso ou evento que você descobriu hoje que vai ter daqui a 5 meses, e precisa se preparar melhor quando estiver a duas semanas dele? Basta criar um reminder com este lembrete para daqui a 4 meses e meio e você não deixará isso passar batido.

Dica extra? Eu tenho! Os reminders recorrentes também são muito úteis. Se você tem, por exemplo, uma reunião com o time de vendas toda quarta-feira às 14h, pode configurar uma única vez esse reminder no Slack para o canal deste time, e todos serão notificados toda quarta-feira no horário que você definir.

___________________________📲 ___________________________

Arnaldo Madeira –  Desenvolvedor → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Spotify

Como me ajuda? Proporciona criatividade, concentração e entretenimento quando ouço músicas e vejo alguns clipes. Ouço podcasts que me mantém informado sobre diversos assuntos relacionados a vida profissional, notícias e debates sobre manchetes e indicações de filmes, séries, livros e HQs.

Por que o escolhi? Encontrei no Spotify a melhor usabilidade e portabilidade. A facilidade de uso e sua interface dinâmica colaboram para eu ter escolhido essa aplicação.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Com certeza, ficaria bastante desamparado. O Spotify me permite gerenciar as minhas músicas e podcasts preferidos facilmente, além de indicar diversas músicas interessantes.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Claro que tenho! Se a sua conexão for satisfatória, recomendo ir nas configurações de suas preferências e selecionar a melhor qualidade. Outro fato interessante é a possibilidade de carregar músicas na sua conta que não estão presentes no catálogo – lembrando que essa opção é possível apenas na versão desktop, mas após isso, poderá baixar os conteúdos no seu smartphone.

___________________________📲 ___________________________

Lidia Souza – Financeiro → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Pomodoro

Como me ajuda? O cotidiano do financeiro é bem conturbado. Vários emails, várias mensagens no Slack, várias tarefas todo dia. Para me concentrar em algo que exija que eu não pare no meio da tarefa e consiga ter um dia mais produtivo, utilizo o Pomodoro instalado como extensão do navegador. Assim tenho os momentos de “concentração” e pequenos “intervalos”, onde paro para dar aquela respirada.

Por que o escolhi? Para quem tem déficit de atenção ou precisa conciliar muitas tarefas e não pode parar algo importante no meio é excelente!

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Teria um certa dificuldade com tarefas de longo tempo de execução, pois acabaria me distraindo com alguma outra atividade pequena.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Bem, é possível configurar o temporizador com o espaço de tempo de concentração desejado e quantos intervalos quiser. Ele também configura um intervalo de descanso maior na metade de cada grupo de Pomodoros, que eu uso para o cafezinho!

Dica extra? Eu tenho! Você pode adicionar como extensão do navegador ou baixar um app com versões para PC ou celular.

___________________________📲 ___________________________

Rodrigo Ghiorzi – Desenvolvedor → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Draw.io

Como me ajuda? Ferramentas como Draw.io me auxiliam a harmonizar o processo de edificação de ideias correlativas à decifração de problemas.

Por que o escolhi? O escolhi devido a sua inteligibilidade. Elaborar diagramas no Draw.io é um procedimento demasiadamente trivial.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Caso eu ficasse sem acesso a ele ou a qualquer outra ferramenta do mesmo segmento, eu recorreria aos meus bons rabiscos com meus colegas semotos papel e caneta.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho. Minha dica vai para os interessados em BPMN e afins: desfrute de recursos como raias para sistematizar seus fluxogramas de maneira efetiva. Organização é sempre bem-vinda!

___________________________📲 ___________________________

Hernani – Como diretor-geral, apoio diretamente as áreas de marketing, sucesso do cliente e vendas → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Whatsapp

Como me ajuda? Minha principal função na PrintWayy é como vendedor. Faço demonstrações online da nossa solução e assumo a negociação até o fechamento. Atualmente, 90% das minhas negociações se dão via Whatsapp. Tenho contatos que chegam a mandar a documentação através dele também. Sem dúvida é um canal de preferência pela maioria das pessoas atualmente.

Por que o escolhi? Pela imensa comunidade usando ele. É quase impossível encontrar alguém que não o utilize!

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Reduziria minha produtividade, pois precisaria ligar para cada contato, com chances de não ser atendido.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho uma dica sim! Trackear o recebimento e leitura de mensagens/emails na área comercial é fundamental para garantir o follow-up. Quando percebo que o contato não permite a visualização do status de leitura nas mensagens de texto, eu envio um áudio!  Quando ele ouve o meu áudio, a confirmação de leitura deste tipo de mídia é apresentada, e consigo ter a certeza de que minhas mensagens até aquele ponto foram lidas/ouvidas.

___________________________📲 ___________________________

Gabriel de Lourensi – Analista de CS → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Pipedrive

Como me ajuda? Como lido diariamente com dezenas de pessoas e clientes diferentes é extremamente necessário uma ferramenta onde eu consiga organizar minhas atividades, horários dessas atividades e armazenar o histórico das ações que já fiz nesses clientes. Além de nomes, telefones, e-mails e outros dados importantes no uso diário.

Por que o escolhi? O dep. comercial aqui da PrintWayy já o usava e quando eu passei a integrar a área de CS precisei aprender a utilizá-lo. Não foi difícil, pois além de muito intuitivo ele tem esse potencial de auxiliar nas atividades.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Penaria um pouco para lembrar das atividades que desempenhei nos mais diversos clientes que temos espalhados.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Sim, sugiro sempre possuir duas abas dele aberto. Isso facilita na visualização dos detalhes de um cliente específico e outra com suas atividades como um todo. Isso não fará com que você navegue o tempo todo por páginas diferentes.

___________________________📲 ___________________________

Vitor de Souza – Desenvolvedor → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Calendário do celular

Como me ajuda? Sou organizado e preocupado em memorizar meus compromissos de cabeça para nunca perder um prazo. Entretanto, o tempo passou e o número de tarefas, prazos, eventos e lembretes aumentaram de forma exponencial. Chegou um momento em que eu percebi que estava mais atrapalhado e esquecido do que nunca, então parti a procura de uma solução (por sorte, encontrei na primeira que testei). O calendário é um aplicativo presente em quase (se não em) todos os celulares. É uma ferramenta muito útil, permite marcar eventos, fazer anotações, programar lembretes e alarmes, ajuda a evitar agendar dois compromissos na mesma data e horário, pode funcionar até mesmo como uma lista de tarefas.

O que aconteceria se eu ficasse um dia ter acesso a ele? Digamos que seria um longo dia… Calma, não estou dizendo que vivo dependendo de um aplicativo para memorizar meus afazeres, estou me referindo a praticidade de ter um mecanismo que dá aquela ajudinha para lembrar da reunião de hoje que foi marcada a duas semanas atrás, ou se aquele boleto de extrema importância já foi pago, ou até mesmo aquele “rolé” com os colegas.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho várias, lá vai uma … Os calendários dos celulares de hoje normalmente permitem que você associe suas configurações a uma conta de e-mail. Ao fazer isso você consegue sincronizar seu calendário com diversos outros serviços e dispositivos. Eu, por exemplo, posso marcar um evento em meu calendário do celular e visualizá-lo, ou ser notificado, tranquilamente pelo computador. Quando recebo um e-mail pedindo a confirmação de minha presença em uma reunião, sei que se confirmá-lo, automaticamente será salvo no meu calendário.

Dica extra? Eu tenho! Mais de uma conta de e-mail pode ser associada ao calendário, ou seja, em um único calendário você pode manter junto os seus eventos pessoais, os da faculdade, os do trabalho, entre muitos outros. Dessa forma fica muito mais fácil gerenciar seus compromissos, se lembrar do que deve fazer e não marcar mais de um evento no mesmo horário.

___________________________📲 ___________________________

João Caetano – Modelo e part-time, Analista de produto → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Slack

Como me ajuda? Como analista de produto preciso estar em constante comunicação com diversas áreas da empresa. O Slack permite que eu me comunique com várias pessoas rapidamente e evite reuniões desnecessárias ou e-mails demasiados que se acumulam na caixa de entrada.

Por que o escolhi? Comunicação é uma das partes mais importantes da minha profissão.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Teria que usar e-mail ou Whatsapp.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Sim! O Slack te permite realçar palavras utilizando dois asteriscos entre elas, ou sublinhá-las com dois underlines entre elas. Também é possível integrar o Slack com diversas ferramentas externas para te ajudar no seu dia-a-dia.

___________________________📲 ___________________________

Diego Schenato – Técnico de apoio ao usuário → Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Greenshot

Como me ajuda? Como faço muitos atendimentos durante o dia, e em muitos deles preciso tirar dúvidas dos usuários é importante poder gerar imagens das telas do sistema entre outras coisas para poder indicar ou dar uma explicação mais específica, é aí que entra mi hermanito Greenshot. Ele é simples e incrivelmente útil, pois apenas apertando a tecla print screen ele me permite selecionar a parte da tela que quero criar a imagem e também me permite editar essa imagem, ofuscando informações que não desejo mostrar e destacar outras informações.

Por que o escolhi? Por motivo de acessibilidade, apertando apenas uma tecla já saio criando e editando a imagem para poder enviar para o cliente, também pela facilidade de uso, é um programa muito leve e intuitivo.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Eu iria ter muita dificuldade para explicar e elucidar as dúvidas dos clientes, provavelmente demoraria muito mais para fazer isso.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho uma! Ao gerar uma imagem você pode em vez de salvá-la em sua máquina enviá-la direto para quem deseja, apenas utilizando a opção (copy to clipboard), você pode utilizar essa opção também após editar a imagem.

___________________________📲 ___________________________

Janaína Colpani –  Marketing →  Ver perfil no Linkedin

Não vivo sem: Trello

Como me ajuda? Ele me ajuda a viver (ehhehehe) de forma organizada! Eu amo listas e sempre (desde pequena) fiz uso delas. Tinha o costume de fazer listas mentais antes de ir dormir, aí quando acordava sempre me esquecia de anotar alguma coisa. Agora não! Antes mesmo de pensar em ir dormir já organizo e atualizo minhas listas, sem correr o risco de esquecer algo (depois deixo o celular bem longe do quarto – nada de eletrônicos no quarto!).

Por que o escolhi? Como eu disse eu sou a louca das listas, e o Trello traz uma facilidade incrível em criá-las e organizá-las.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Retornaria às velhas listas no papel, também recorreria aos post-it (os quais dei adeus faz tempinho). Eu sobreviveria sem o Trello, mas voltaria a poluir visualmente a minha estação de trabalho e meu cantinho de estudos em casa (ver tantos post-it colados pelas paredes me estressa e me deixa ansiosa – eu preciso fazer tudo o que está escrito neles para tirá-los da frente o quanto antes!), com o Trello não, consigo fazer cada atividade a seu tempo e necessidade.  

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Claro que eu tenho! O Trello pode ser acessado tanto pelo aplicativo no smartphone ou pelo navegador no computador, isto torna o acesso bem mais dinâmico. Particularmente, prefiro criar as listas pelo navegador, e depois uso o app para gerir e organizar os fluxos de atividades.

Dica extra? Eu tenho! Você pode configurar o nível de privacidade por quadro. Cada quadro do Trello possui três configurações de privacidade: Particular (somente membros do quadro podem acessar as listas), Visível para o Time (qualquer membro do time pode entrar no quadro e editar os cartões) e Público (qualquer pessoa que tiver o link do quadro pode entrar e acessar as listas). Ah, o Trello é gratuito, é só se cadastrar no site e começar a usar!

___________________________📲 ___________________________

Luis Fernando – Pré-vendedor → Ver perfil no Linkedin

Não vivo semFeedly

Como me ajuda? eu gosto de acompanhar diversos tipos de notícias/assuntos, em diferentes sites. Por questões de tempo e até de distração, não é muito produtivo visitar cada um dos sites/blogs para ver quais foram as últimas atualizações e é aí que o Feedly entra na jogada! Com ele consigo agregar em um único local todos os sites que acompanho. Acessando apenas ele, consigo fazer uma revisão das últimas postagens e escolher de forma rápida o assunto que mais me interessa e que vou dedicar alguns minutos de leitura.

Por que o escolhi? Por ser simples, gratuito e sem muitas firulas. Além disso, é possível acessar pelo navegador e também tem apps para Android e iOS.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Ficaria mais difícil acompanhar notícias e novidades na minha área de atuação, pois gastaria mais tempo para fazer isso.

Se tenho alguma dica ou macete para o uso? Tenho sim, olha só, é possível separar as assinaturas dos sites por temas/categorias. Você pode criar diversos temas para agrupar os assuntos, assim fica mais fácil de fazer as revisões das últimas novidades, conforme você desejar.

Dica extra? Eu tenho! É possível integrá-lo com o Pocket! Outra ferramenta excelente para guardar páginas da internet e ler depois. Além do Pocket, uma série de outras ferramentas são integradas, para que você possa salvar, organizar ou compartilhar os assuntos que recebe diariamente.

___________________________📲 ___________________________

Erickson Schlemper – Testador de Software → Ver perfil no Linkedin

Não vivo semAfinador – DaTuner

Como me ajuda? Eu adoro música e tocar diversos instrumentos, entre eles, os instrumentos de corda, como não sou um ás da música, ter uma ferramenta em que eu possa afinar o instrumento rapidamente ajuda bastante.

Por que o escolhi? Te possibilita afinar diversos instrumentos, desde uma guitarra até um cavaquinho.

O que aconteceria se eu ficasse um dia sem ter acesso a ele? Teria que afinar de ouvido, que não é meu forte.

___________________________📲 ___________________________

Publique, aqui nos comentários, se você encontrou, entre os favoritos do pessoal da PrintWayy, alguma ferramenta online que encaixa com o seu perfil ou que você ficou muita vontade de experimentar, ou ainda, se você já utiliza ou utilizou alguma destas ferramentas.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy