Caso ou compro uma bicicleta? Essa é uma expressão que já virou de cunho popular; uma dúvida cruel para a entrada na vida adulta. Eu vejo que podemos fazer as duas coisas nesta situação (uma não impede a outra), casar e comprar uma bicicleta.
Mas não é sobre isso que vamos conversar hoje. A velha e bizarra frase é somente um abre alas para a próxima pergunta:
COMPRAR OU ALUGAR UM IMPRESSORA?
Esta, diferente da pergunta anterior, deve ter uma escolha: comprar ou alugar uma impressora.
O ato de comprar ou de alugar algo (seja uma casa, um carro ou uma impressora) está ligado com suas prioridades.
Temos a sociedade o “ter” e a do “preciso usar”. Elas vivem em paralelo, neste caso uma não impede a outra de existir.
Mas, a ostentação de se ter coisas e mostrar para todo mundo ver, já levou alguns baldes de água fria, apesar de continuar existindo. (Você lembra do vídeo que surgiu no começo deste ano, o do outfit, onde crianças e jovens falando o que compraram e o que ganharam e quanto custou cada peça de roupa ou acessório. Desculpa o desabafo, mas lá vai:
Desde quando uma criança com seus 10 ou 12 anos, compra algo… ela ganha tudo, porque não tem uma fonte de renda própria, são os pais que lhe dão o dinheiro, então, tudo é ganho… e nesta hora eu penso, qual a educação financeira e social que estes pais ricos estão passando aos seus filhos?)
Em contraponto a esta cultura da ostentação, tem pessoas, assim como eu e você (eu acredito nisso), que pensam globalmente e entendem os danos que a sociedade do “ter” causa no planeta e como impacta negativamente a nossa vida.
Por isso, que há alguns anos começou surgir mais e mais opções de aplicativos, sites, lojas e serviços que oferecem o aluguel, a troca, o empréstimo ou até a venda de segunda mão (como os brechós).
Não sei se você se lembra, ou se já leu, um de nossos primeiros conteúdos aqui do blog o, Economia Colaborativa e a Cultura do Outsourcing, nesta publicação falamos muito sobre esta cultura, chamada de economia colaborativa.
E o outsourcing, felizmente, está inserido nela. Por mais que seja uma atividade comercial (assim como é o Uber, Airbnb, Waze e, tantos outros), o outsourcing de impressão, especificamente, tem uma luta maior em seu DNA, que é o de diminuir o consumo desenfreado destes equipamentos, além de evitar a sua obsolescência e trocas frequentes o outsourcing de impressão dá o destino correto aos equipamentos que não podem ser mais utilizados.
Essa filosofia está enraizada no outsourcing, e você pode usá-la ao seu favor. Levante o assunto da economia colaborativa na hora da abordagem comercial. Fale com seus clientes e veja se eles têm ou percebem esta consciência.
Além, é claro, de tudo isso que estamos conversando aqui, o outsourcing de impressão tem outros benefícios. Por isso vamos vê-los agora…
Os benefícios do outsourcing de impressão
→ CUSTOS DE IMPRESSÃO
O outsourcing de impressão consegue calcular e apresentar o custo real da impressão por página. Lembrando que a maioria das informações advindas do fabricante informa apenas o rendimento para uma área de impressão de 5%. Mas, dependendo da demanda, a área de cobertura da impressão pode chegar até aos 50% ou mais.
→ TECNOLOGIA
Infelizmente a obsolência programada está presente nas impressoras. Além da defasagem da tecnologia, elas têm um ciclo de vida limitado (algo em torno de 3 a 5 anos).
O prestador de serviços de outsourcing deve fornecer os equipamentos adequados as necessidades da empresa, com as devidas tecnologias além de renovar o parque.
A renovação do parque de impressoras deve acontecer conforme o contrato de locação, nele deve estar estabelecido este período, para que ambos os lados tenham a consciência da situação.
→ MONITORAMENTO E GESTÃO DAS IMPRESSÕES
Fazer a gestão do parque de impressão e o monitoramento das impressoras é fundamental para o controle do serviço prestado. Por isso, muitos prestadores de serviço de outsourcing fazem o uso de sistemas que conectam as impressoras a uma rede de monitoramento, disponibilizando relatórios, planilhas e o acompanhamento total. Isso tudo em tempo real.
→ MANUTENÇÃO SEM CUSTO
Um grande benefício no aluguel de impressoras é a manutenção sem custo adicional. Esta ação deve ser representada em forma de cláusula no contrato, e deixar claro que a manutenção preventiva ou corretiva, assim como a troca de peças, não vão gerar um boleto a mais para o cliente pagar, nem agregar custos ao seu valor mensal.
A manutenção da impressora realizada por meio do contrato de locação de impressoras geram uma grande economia. Quando empresas compram impressoras, normalmente, não se preocupam em contabilizar o valor da manutenção e da troca de peças.
→ GESTÃO DE SUPRIMENTOS
O mesmo sistema que faz o monitoramento e a gestão das impressoras pode fazer a gestão dos suprimentos. Ou seja, acompanhar o uso dos toners ou cartuchos de tinta e receber alertas de uso, e uma previsão de quando será a próxima troca do suprimento.
Podendo assim, controlar o estoque mínimo dentro da empresa e o seu próprio estoque. Com o gerenciamento de suprimentos, nunca faltam suprimentos para o cliente e a empresa de outsourcing não precisa manter estoques gigantescos e até perder produtos por conta do prazo de validade.
→ HELP DESK
O help desk é uma plataforma dedicada ao atendimento dos clientes. Por meio dela é possível registrar os chamados e controlar o atendimento de acordo com o SLA.
Alguns softwares integram essas funcionalidades (gestão e monitoramento de impressoras, gestão de suprimentos e help desk), facilitando a gestão geral do outsourcing e mantendo o cliente munido de informações.
O help desk também possibilita a atualização do status do atendimento do chamado técnico, incluindo comentários e informações para o cliente sobre o que está sendo feito.
→ SEM PREJUÍZOS – SEM CUSTO DE REVENDA OU DESCARTE
Como já comentamos, as impressoras têm um ciclo de vida programado, o qual é chamado de obsolescência programada. Depois de comprar uma impressora e passado este tempo do seu ciclo de vida útil o proprietário deverá fazer o descarte, ou antes disso fazer a revenda.
Tanto o descarte, quanto a revenda geram prejuízos. Mas com o outsourcing de impressão o usuário da impressora está livre deste problema.
A troca, ou a renovação, do parque de impressoras acontece sem envolver novos custos, apenas a renovação do contrato e a escolha do modelo e da tecnologia das próximas impressoras a serem instaladas.
→ BENEFÍCIOS FISCAIS
Você sabia desta? A terceirização de impressoras é contabilizada como OPEX, podendo ser abatido como despesa no imposto de renda.
O OPEX (operational expenditure), refere-se às despesas operacionais, que são pagamentos relativos à atividade de gestão empresarial e venda de produtos e serviços.
As despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização.
Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.
Para ter acesso às publicações do Blog em primeira mão, assine a NewsWayy →