Oh Dúvida Cruel! Comprar ou alugar uma impressora?

por | set 17, 2018 | Outsourcing de Impressão

comprar ou alugar

Caso ou compro uma bicicleta? Essa é uma expressão que já virou de cunho popular; uma dúvida cruel para a entrada na vida adulta. Eu vejo que podemos fazer as duas coisas nesta situação (uma não impede a outra), casar e comprar uma bicicleta.

Mas não é sobre isso que vamos conversar hoje.  A velha e bizarra frase é somente um abre alas para a próxima pergunta:

COMPRAR OU ALUGAR UM IMPRESSORA?

Esta, diferente da pergunta anterior, deve ter uma escolha: comprar ou alugar uma impressora.

O ato de comprar ou de alugar algo (seja uma casa, um carro ou uma impressora) está ligado com suas prioridades.

Temos a sociedade o “ter” e a do “preciso usar”. Elas vivem em paralelo, neste caso uma não impede a outra de existir.

Mas, a ostentação de se ter coisas e mostrar para todo mundo ver, já levou alguns baldes de água fria, apesar de continuar existindo. (Você lembra do vídeo que surgiu no começo deste ano, o do outfit, onde crianças e jovens falando o que compraram e o que ganharam e quanto custou cada peça de roupa ou acessório. Desculpa o desabafo, mas lá vai:

Desde quando uma criança com seus 10 ou 12 anos, compra algo… ela ganha tudo, porque não tem uma fonte de renda própria, são os pais que lhe dão o dinheiro, então, tudo é ganho… e nesta hora eu penso, qual a educação financeira e social que estes pais ricos estão passando aos seus filhos?)

Em contraponto a esta cultura da ostentação, tem pessoas, assim como eu e você (eu acredito nisso), que pensam globalmente e entendem os danos que a sociedade do “ter” causa no planeta e como impacta negativamente a nossa vida.

Por isso, que há alguns anos começou surgir mais e mais opções de aplicativos, sites, lojas e serviços que oferecem o aluguel, a troca, o empréstimo ou até a venda de segunda mão (como os brechós).

Não sei se você se lembra, ou se já leu, um de nossos primeiros conteúdos aqui do blog o, Economia Colaborativa e a Cultura do Outsourcing, nesta publicação falamos muito sobre esta cultura, chamada de economia colaborativa.

Imagem de uma nota de um dólar cortada em três partes, atrás da parte do meio está a tesoura. A imagem representa a economia colaborativa.

E o outsourcing, felizmente, está inserido nela. Por mais que seja uma atividade comercial (assim como é o Uber, Airbnb, Waze e, tantos outros), o outsourcing de impressão, especificamente, tem uma luta maior em seu DNA, que é o de diminuir o consumo desenfreado destes equipamentos, além de evitar a sua obsolescência e trocas frequentes o outsourcing de impressão dá o destino correto aos equipamentos que não podem ser mais utilizados.

Essa filosofia está enraizada no outsourcing, e você pode usá-la ao seu favor. Levante o assunto da economia colaborativa na hora da abordagem comercial. Fale com seus clientes e veja se eles têm ou percebem esta consciência.

Além, é claro, de tudo isso que estamos conversando aqui, o outsourcing de impressão tem outros benefícios. Por isso vamos vê-los agora…

Os benefícios do outsourcing de impressão

→ CUSTOS DE IMPRESSÃO

O outsourcing de impressão consegue calcular e apresentar o custo real da impressão por página. Lembrando que a maioria das informações advindas do fabricante informa apenas o rendimento para uma área de impressão de 5%. Mas, dependendo da demanda, a área de cobertura da impressão pode chegar até aos 50% ou mais.

→ TECNOLOGIA

Infelizmente a obsolência programada está presente nas impressoras. Além da defasagem da tecnologia, elas têm um ciclo de vida limitado (algo em torno de 3 a 5 anos).

O prestador de serviços de outsourcing deve fornecer os equipamentos adequados as necessidades da empresa, com as devidas tecnologias além de renovar o parque.

A renovação do parque de impressoras deve acontecer conforme o contrato de locação, nele deve estar estabelecido este período, para que ambos os lados tenham a consciência da situação.

→ MONITORAMENTO E GESTÃO DAS IMPRESSÕES

Fazer a gestão do parque de impressão e o monitoramento das impressoras é fundamental para o controle do serviço prestado. Por isso, muitos prestadores de serviço de outsourcing fazem o uso de sistemas que conectam as impressoras a uma rede de monitoramento, disponibilizando relatórios, planilhas e o acompanhamento total. Isso tudo em tempo real.

→ MANUTENÇÃO SEM CUSTO

Um grande benefício no aluguel de impressoras é a manutenção sem custo adicional. Esta ação deve ser representada em forma de cláusula no contrato, e deixar claro que a manutenção preventiva ou corretiva, assim como a troca de peças, não vão gerar um boleto a mais para o cliente pagar, nem agregar custos ao seu valor mensal.

A manutenção da impressora realizada por meio do contrato de locação de impressoras geram uma grande economia. Quando empresas compram impressoras, normalmente, não se preocupam em contabilizar o valor da manutenção e da troca de peças.

→ GESTÃO DE SUPRIMENTOS

O mesmo sistema que faz o monitoramento e a gestão das impressoras pode fazer a gestão dos suprimentos. Ou seja, acompanhar o uso dos toners ou cartuchos de tinta e receber alertas de uso, e uma previsão de quando será a próxima troca do suprimento.

Podendo assim, controlar o estoque mínimo dentro da empresa e o seu próprio estoque. Com o gerenciamento de suprimentos, nunca faltam suprimentos para o cliente e a empresa de outsourcing não precisa manter estoques gigantescos e até perder produtos por conta do prazo de validade.

→ HELP DESK

O help desk é uma plataforma dedicada ao atendimento dos clientes. Por meio dela é possível registrar os chamados e controlar o atendimento de acordo com o SLA.

Alguns softwares integram essas funcionalidades (gestão e monitoramento de impressoras, gestão de suprimentos e help desk), facilitando a gestão geral do outsourcing e mantendo o cliente munido de informações.

O help desk também possibilita a atualização do status do atendimento do chamado técnico, incluindo comentários e informações para o cliente sobre o que está sendo feito.

→ SEM PREJUÍZOS – SEM CUSTO DE REVENDA OU DESCARTE

Como já comentamos, as impressoras têm um ciclo de vida programado, o qual é chamado de obsolescência programada. Depois de comprar uma impressora e passado este tempo do seu ciclo de vida útil o proprietário deverá fazer o descarte, ou antes disso fazer a revenda.

Tanto o descarte, quanto a revenda geram prejuízos. Mas com o outsourcing de impressão o usuário da impressora está livre deste problema.

A troca, ou a renovação, do parque de impressoras acontece sem envolver novos custos, apenas a renovação do contrato e a escolha do modelo e da tecnologia das próximas impressoras a serem instaladas.

→ BENEFÍCIOS FISCAIS

Você sabia desta? A terceirização de impressoras é contabilizada como OPEX, podendo ser abatido como despesa no imposto de renda.

O OPEX (operational expenditure), refere-se às despesas operacionais, que são pagamentos relativos à atividade de gestão empresarial e venda de produtos e serviços.

As despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização.  

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.

Para ter acesso às publicações do Blog em primeira mão, assine a NewsWayy  → 

Convite para assinar a NewsWayy, a newsletter da PrintWayy.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy