Confira as tendências tecnológicas em voga para os próximos anos!

por | nov 16, 2020 | Variedades

A imagem ilustra uma mão de madeira, segurando uma lâmpada, cercada por imagens de programas, planilhas e documentos de computador.

Diversas mudanças ocorreram no mundo com a incidência da pandemia de COVID-19, e a tecnologia é uma das áreas que foi certamente afetada com essa onda de transformações.

Trouxemos aqui no blog o Top 10 tendências tecnológicas dispostas pela Gartner no ano de 2019, as quais foram previstas até o ano de 2023, e você pode dar uma olhada em quais são elas, neste post aqui:

Ilustração de uma hashtag e do número 10, ao seu redor tem folhas e elementos decorativos. Representam as dez tendências em tecnologia que são apresentadas.

No entanto, surgiram exigências diferenciadas, considerando a situação que o mundo se encontra e, trouxe certa urgência a algumas, colocando em espera outras não tão importantes para o cenário mundial.

Verificou-se a necessidade de conexões de internet mais seguras, em razão da adoção de home office e as redes locais de cada trabalhador, e o crescimento cada vez maior do manuseio correto dos dados, que têm muito a dizer.

Você irá conferir aqui as tendências tecnológicas que ganharão destaque no próximo ano e, algumas, inclusive, que já faziam parte do nosso dia a dia!

Grandes tendências tecnológicas nos esperam!

A Forbes elencou as 10 maiores transformações digitais de 2020, trazendo considerações relacionadas ao momento pós pandêmico. No artigo, foi possível verificar as projeções tecnológicas feitas e o que foi impactado. 

Vejamos aqui alguns destaques dispostos na publicação:

  • A aceleração da tecnologia 5G: agilidade é uma exigência muito explorada atualmente. Tudo acontece muito rápido, e as conexões precisam acompanhar este avanço. Essa tecnologia já está se espalhando, tendendo a cada vez mais ocupar espaço no mercado.

  • Wifi 6: esta nova conexão promete trazer maior velocidade, possibilitar o aumento da quantidade de dispositivos conectados, maior segurança em razão da criptografia diferenciada, além de economia de energia do aparelho.

  • Análises de dados: assunto discutido diariamente é a utilização de dados de quem está online, e o quanto ela impacta em decisões tomadas por empresas e órgãos, sendo que estipulam o comportamento do usuário e, consequentemente, suas necessidades.

  • Inteligência Artificial (IA) e machine learning: sim, vamos falar dela aqui novamente! A IA trabalha lado a lado ao machine learning, e continuam sendo tendência, conforme previsto pela Forbes e, podemos observar em nosso dia a dia, só tendem a crescer e auxiliar muito na coleta e análise de dados.

  • Blockchain: esta tecnologia está atrelada a criptomoedas, registrando todas as informações referentes às movimentações feitas com elas. Também é vista como grande auxiliar do avanço tecnológico e seu crescimento vem e tornar as transações mais rápidas.

  • RPA/IPA: o RPA (automação robótica dos processos) e o IPA (automação inteligente dos processos) são alternativas amplamente adotadas para suprir o desejo de desburocratizar tarefas, e torná-las mais ágeis, sendo executadas por softwares.

Estes itens estão elencados como transformações, considerando que a sua utilização hoje e, nos próximos anos, tendem a estar cada vez mais presentes e influenciando pontualmente na condução dos negócios.

São inovações que possuem a capacidade de atuar em diversos setores e, acompanham o crescimento constante e inegável da influência tecnológica.

A CIO também elencou o setor de TI como ocupante de um papel fundamental dentro das tendências tecnológicas que o mundo passará no momento pós-pandemia.

É fato que todos os processos se tornaram ainda mais digitalizados em razão da necessidade de distanciamento social, afetando a economia, os ambientes de trabalho e as relações entre as pessoas.

No artigo elaborado pela CIO, é levantado o aspecto de que, todos os processos em uma empresa devem ser digitalizados, e a necessidade de se adaptar às novidades para continuar existindo no mercado!

A segurança como necessidade primordial

O início do trabalho remoto repentinamente foi uma surpresa, e muitas empresas tiveram a maneira que lidam com a segurança digital colocada a prova, virando esse assunto, além de tendência tecnológica, também uma prioridade. 

Aqui no blog publicamos o panorama de segurança em impressão de 2019, e você pode conferir algumas conclusões e perspectivas relacionadas ao seu mercado clicando na imagem aqui embaixo:

Ilustração de dois homens cada um ao lado de uma impressora multifuncional. A ilustração representa a segurança em impressão.

Considerando o contexto atual, o ESET Security Report 2020 coletou informações de quase 4.000 empresas da América Latina para entender o que está sendo feito com relação ao tema, suas principais preocupações e quais ações estão tomando diante suas infraestruturas.

O relatório trouxe dados que têm relação ao momento pandêmico, sendo quase 45% dos usuários recebeu tentativas de phishing e, mais de 50% afirmou que sua empresa deixou de fornecer meios que auxiliassem na segurança no momento em que migraram ao home office.

Desta maneira, mostrou-se necessária a adoção de novas práticas e condições de trabalho, com a inclusão de mecanismos de segurança que possibilitem a navegação segura.

As pesquisas apontam, ainda, quais são as preocupações relacionadas à segurança, sendo elas:

Gráfico disposto no ESET Security Report de 2020, o qual demonstra os tópicos que trazem preocupação relacionados à segurança digital nas empresas, e suas respectivas porcentagens.

Fonte: ESET Security Report 2020

O PrintWayy dentro das tendências

Inovação sempre fez parte do nosso repertório. A busca por estar sempre acompanhando as tendências tecnológicas do nosso mercado é constante por aqui. 

A Inteligência Artificial no PrintWayy é utilizada no auxílio da redução de custos dos provedores, com a funcionalidade de reposição inteligente de suprimentos, identificando as impressões dos clientes rapidamente, atualizando com rapidez e precisão todos os dados necessários para saber quanto foi consumido e, assim, repor os suprimentos com agilidade.

Estamos também atentos com a segurança dos seus dados, sendo que estes são criptografados e, enviados ao nosso servidor, mantendo tudo em uma conexão segura através da internet.

Você conhece alguma destas tecnologias e as utiliza na sua empresa? Deixe aqui seu comentário!