Conversa com Especialista – Outsourcing de impressão na área da saúde

por | out 29, 2018 | Conversa com Especialista

Outsourcing de impressão na área da saúde

Sempre falamos aqui no Blog da PrintWayy sobre o mercado do outsourcing de impressão e as mudanças que nele vem acontecendo. 

Pensando em apresentar para você uma visão íntima, profissional e diferenciada que nasceu a Conversa com Especialista.

QUER SABER O QUE OS ESPECIALISTAS EM OUTSOURCING DE IMPRESSÃO TEM A DIZER?  

Na série CONVERSA COM ESPECIALISTA você descobre.

Oferecemos a você entrevistas exclusivas com os especialistas convidados. Saiba o que eles tem a diz aqui, no Blog da PrintWayy!

Convite para ver outras edições da conversa com especialista.

É por sabermos o quanto importante é trocar experiências e conversar mais de perto com que atua com este business que a partir de agora convidados especialistas em outsourcing de impressão para conversar e apresentar a suas histórias, visões, erros e acertos, insights, dicas e tudo mais que a gente conseguir passar de conteúdo deles para você. 

Para a primeira entrevista convidamos o André Correia, Gerente Comercial na H&Care, ele fala sobre o outsourcing de impressão na área da saúde. 

A H&Care, possui anos de experiência em impressão na área da saúde  – atua através de sua sede na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) e por meio de sua filial em Recife (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte).

André, ao ser convidado à participar desta conversa, afirmou a importância de desmistificar o processo de documentação de exames em papéis, além da seriedade no atendimento deste segmento e como é um campo de grande interesse para os prestadores de serviços de outsourcing de impressão.

O papo está muito bom!  Acompanhe:

Conversa com Especialista:

André Correia – Gerente Comercial na H&Care

→ Outsourcing de impressão na área da saúde ←

Andre Correia

PrintWayy – De onde surgiu a iniciativa, a ideia, de trabalhar com serviços de outsourcing de impressão focados na área de saúde?

H&Care – Durante alguns anos trabalhei na gestão de TI de uma clínica de diagnóstico por imagem em Recife-PE, e sentia na prática uma carência no atendimento dos serviços de impressão, faltava conhecimento e uma atenção peculiar no setor de saúde.

Pensando nisso montamos um serviço com foco específico e fazendo entender que o serviço de impressão possui o mesmo peso dos grandes equipamentos eletromédicos.

PW – Conte um pouco sobre a sua trajetória no outsourcing e como é para você representar a H&Care e manter o relacionamento com os hospitais e clínicas?

H&C – A minha trajetória sempre foi ligada ao setor de saúde, com serviços de informática, suporte a equipamentos de radiologia da AGFA HealthCare e por 07 anos representei a CopySupply no nordeste (iniciando assim nosso contato com Outsourcing de impressão para DMI), esta parceria chegou ao fim e montamos há alguns anos a H&Care Brasil.

O relacionamento se tornou mais simples por estar há anos nesta área.

PW – Quais são os principais desafios do mercado de serviços de impressão para a área da saúde?

H&C – Prestar alta disponibilidade de serviço (hospitais trabalham 24hs); Qualidade de impressão perfeita (uma falha na impressão pode representar uma patologia errada ao médico solicitante); Equipe técnica qualificada (o mercado de saúde exige um comportamento e postura diferenciada).

PW – O que você enxerga como novas demandas para o segmento?  

H&C – A redução de custos é uma busca contínua dos hospitais e clínicas, e vejo a substituição completa da película para papéis o caminho mais rentável por isso acredito no crescimento deste segmento.

PW – Como a tecnologia está mudando a maneira como as pessoas fazem impressão na área da saúde?

H&C – Com um alto índice de pacientes que não retornam à clínica para pegar os resultados, existe um grande acúmulo de impressões e hoje o segmento busca soluções de impressões sob demanda para reduzir estes custos.

PW – Sobre o mercado de outsourcing de impressão na área da saúde, o que você espera para os próximos anos (até 2025)?

H&C – Acreditamos que até 2025 o segmento ficará ainda mais forte, pois presenciamos muitas instituições com equipamento de exames analógicos e aos poucos teremos ainda mais equipamentos digitais e, sendo assim, com possibilidade de impressões em papéis.

PW – Como você controla a eficiência da H&Care?

H&C – O controle de suprimentos e a forma de calibração dos equipamentos. 

Dependendo da curva de impressão podemos ter um consumo excessivo de toner e um perfil de impressão bem ajustado, além de realizar a melhor representação da anatomia pode contribuir com redução e custos na operação.

PW – A H&Care utiliza uma gestão baseada em dados? Quais são os indicadores de performance mais utilizados?

H&C – Hoje utilizamos na gestão de todo nosso parque o PrintWayy, as soluções de controle de suprimentos, alertas e outros – tornando uma ferramenta fundamental para administração, conseguindo antecipar a chamados e problemas.

PW – Como alinhar o operacional do outsourcing para conseguir melhores resultados nos clientes?

H&C – Tratando de corpo operacional de campo (técnicos) é importante trabalhar e buscar um perfil com postura adequada, é importante se portar como especialistas e esquecer o perfil de “menino da impressora”.

PW – Com relação ao financeiro e lucratividade. Qual modelo de cobrança vocês trabalham e qual dos modelos você não indica para ser aplicado ao segmento da saúde?

H&C – O mercado de saúde possui volumes muito diferentes de caso a caso, não existe uma receita pronta.

Mas, em grande maioria, trabalhamos com locação completa, ou seja, disponibilizamos tudo o que é necessário para o serviço rodar, cobrando nosso cliente por páginas impressas.

PW – Ter um parque homogêneo e estruturado facilita na hora da manutenção? Como ela acontece (dentro dos hospitais ou vocês levam as máquinas para dentro da empresa)?

H&C – É importante tentar padronizar os equipamentos para os formatos A3 e A4, além de facilitar e reduzir os custos com estoque, conseguimos manter o mesmo padrão xerográfico e minimiza chamados de calibração. 

Buscar sempre impressoras de grande porte pois estas possuem manutenção mais simples com módulos de fácil substituição, lembre-se que o mercado de saúde possui SLA se possível em “Real Time”, sua impressão é a conclusão do exame de um paciente que pode estar prestes a realizar uma cirurgia que vai salvar sua vida. Atendimento rápido e qualidade na impressão são fundamentais.

PW – Dentre as clínicas médicas, vocês também atendem o segmento odontológico e veterinário? Tem como expandir os horizontes empresariais?

H&C – Os segmentos veterinário e odontológico já realizam impressões em papéis, mas normalmente são segmentos de baixo volume e impressoras de grande porte não comportam nesse segmento. Tentem fechar um contrato global com a inclusão de impressão de DMI e escritório para compor o negócio.

PW – Você consegue visualizar uma tendência dentro do segmento?

H&C – Hoje a nova tendência são impressões de RX e no futuro breve mamografia. Mas, antes de qualquer questionamento, é importante o entendimento que este segmento realiza apenas a documentação dos exames em papéis, pois os hospitais e clínicas possuem equipamentos e monitores de alta resolução, e são nesses equipamentos que o laudo é feito, os visualizadores de imagens possuem ferramentas avançadas para auxiliar no laudo com qualidade excelente. 

É proibida a impressão em papéis a fins de diagnóstico, as impressões são apenas documentais.

Quando esse entendimento for compreendido conseguiremos crescer mais e mais.

PW – O que você e a H&Care faziam há 2 anos atrás e não fazem mais hoje?

H&C – Montar um serviço sem gestão de controle, hoje entendemos a importância de controlar os custos e a importância de utilizar apenas suprimentos originais.

PW – E, que conselho você daria ao seu “eu” daqui a 5 anos?

H&C – Fique atento às mudanças do mercado e busque desde já novos ramos e segmentos para distribuir as formas de faturamento e renda.

PW – Você tem um conselho, para quem quer adentrar neste segmento?

H&C – Tenha uma equipe técnica qualificada, busquem entender a forma de comunicação do protocolo Dicom e conceitos básicos de radiologia.

Os médicos são clientes muito exigentes e nesse segmento nem o paciente da clínica é paciente.  

PW – E uma dica importante do que não fazer. Você pode nos dar?

H&C – Mantenha uma boa relação com seu concorrente, não transforme em leilão este mercado. Qualidade custa caro e não podemos desvalorizar nosso serviço.

A PrintWayy agradece a H&Care pela confiança e pelo apoio neste projeto. Ao André fica o nosso muito obrigado por sua participação nesta 1ª Edição da Conversa com Especialista do Blog da PrintWayy. 

“Com certeza esta conversa vai inspirar outros profissionais, além de colaborar com o crescimento do compartilhamento de informações sobre o outsourcing de impressão. Muito Obrigado!” Janaína Colpani – Analista de Marketing na PrintWayy 

Se você também é especialista em um segmento específico da prestação de serviços de outsourcing de impressão e ficou com vontade de participar da Conversa com Especialista, envie um email demonstrando a sua vontade e identificando qual é o seu ramo de especialização.  Participe!

Receba notícias, dicas e muitas informações sobre outsourcing de impressão em seu e-mail – assine a NewsWayy e até a próxima. 

Imagem convite para assinar a NewsWayy, newsletter da PrintWayy..

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy