Bilhetagem de Impressão e Gerenciamento de Outsourcing de Impressão: entenda a diferença

por | fev 19, 2018 | Outsourcing de Impressão

Imagem de dois computadores antigos com um X entre eles. Ilustram a batalha ou as diferenças entre Bilhetagem de Impressão e Gerenciamento de Outsourcing de Impressão.

Apesar de serem diferentes e tratarem de assuntos distintos, tem muito profissional de outsourcing de impressão que confunde os dois. Eu estou falando de softwares para Bilhetagem de Impressão e para Gerenciamento de Outsourcing de Impressão.

Conversamos diariamente com muitos profissionais que estão buscando por uma solução de bilhetagem e/ou de gerenciamento de outsourcing. As dúvidas e questionamentos sobre as suas diferenciações e funções são várias.

Entendemos que pode haver essa confusão. Diante disso, a equipe do Blog da PrintWayy se envolveu em buscar respostas, dando uma mãozinha a você que está com interrogações a respeito destes dois tipos de software.

SOFTWARE PARA BILHETAGEM DE IMPRESSÃO

A bilhetagem de impressão é um serviço geralmente oferecido pelos provedores de outsourcing aos seus clientes, mas também pode ser contratado diretamente com os fornecedores do software.

O principal objetivo de um software de bilhetagem de impressão, é possibilitar que se conheça em detalhes como os equipamentos de impressão de uma organização são utilizados. Permitindo que ações voltadas à redução de custos e controle sejam realizadas.

Existem inúmeras soluções de bilhetagem de impressão no mercado. Mas podemos dizer que os requisitos mínimos para este tipo de software são:

  • Contabilizar todas as impressões e cópias realizadas;
  • Registrar o que foi impresso (nome, páginas, formato, PB ou color, etc.);
  • Registrar qual foi o usuário que realizou a impressão;
  • Registrar o dia e horário que a impressão foi realizada.

Com as informações acima em mãos, geralmente na forma de relatório, já é possível que o gestor responsável pelos centros de custos de uma organização, tenha uma noção sobre a utilização dos recursos de impressão, separada por equipamento, usuários, períodos, formatos, entre outros.

Pra fins de conhecimento e até mesmo conscientização dos colaboradores em fazer o uso mais adequado destes recursos, este tipo de informação muitas vezes já é suficiente.

Porém, dependendo do perfil da empresa, do porte, quantidade de funcionários e equipamentos, faz-se necessário uma solução de bilhetagem com mais recursos.

Após avaliar a forma como os equipamentos de impressão estão sendo utilizados, sejam esses próprios da organização ou locados através de um provedor de outsourcing, é possível traçar uma estratégia para redução de custos e, para isso, algumas funcionalidades extra podem ser úteis:

  • Criação de centros de custos;
  • Criação de cotas de impressão por usuário, departamento, equipamento;
  • Forçar a impressão monocromática;
  • Forçar a impressão duplex.

Se você é um provedor e está buscando uma solução de bilhetagem para implantar em seus clientes, lembre-se de fazer uma ampla pesquisa. E, sempre que possível, faça um teste prático antes de tomar a decisão final.

Dependendo da quantidade e dos diferentes perfis de clientes que sua empresa atenda, é possível que você acabe trabalhando com mais de uma solução de bilhetagem. As quais serão  escolhidas conforme as necessidades de cada cliente.

Feita a escolha e instalação do software, a sua equipe técnica deverá dominar a ferramenta. São eles que irão repassar todas as informações necessárias para os clientes utilizarem.

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE OUTSOURCING  

Este tipo de software é de uso e interesse exclusivo de provedores de outsourcing de impressão, ou seja, empresas que terceirizam o todo o ambiente de impressão e serviços relacionados para outras empresas.

O principal objetivo é a centralização de todas as informações do parque de impressão de um provedor. O qual está distribuído em vários locais e clientes, em um único local, com os dados mais relevantes para operação. Existem duas etapas bem definidas: monitoramento e gestão.

Como a principal forma de cobrança em um contrato de locação é através do uso, mais precisamente em cima da quantidade de páginas que foram produzidas em um determinado período, podemos dizer que os requisitos mínimos para este tipo de software são:

  • Monitoramento automático das impressoras e multifuncionais;
  • Coleta dos contadores gerais;
  • Coleta dos contadores detalhados (PB, color, digitalização, fax, duplex, etc.);
  • Relatórios de produção de páginas por período.

A partir do momento que um provedor tem todo o seu processo de coleta de contadores automatizado, não necessitando mais buscar essas informações manualmente ou solicitando para que cada cliente envie, obtém-se um ganho operacional importante.

Porém um dos principais fatores de insucesso no outsourcing de impressão, é a falta de controle sobre o consumo de suprimentos no contrato.

Geralmente a reposição dos suprimentos fica por conta do provedor, pois isto já faz parte do valor pago pelo uso.

Esse cenário faz com que seja imprescindível um bom software de monitoramento e gestão apresentar as seguintes funcionalidades:

  • Captura dos níveis de suprimento;
  • Identificação e registro automático de trocas;
  • Identificação de trocas prematuras;
  • Apresentar indicadores de uso (percentual de cobertura, médias de impressão, eficiência);
  • Prever quando ocorrerá a próxima troca;
  • Possibilitar o controle de suprimentos que estão em estoque, seja no cliente, na empresa ou com a equipe técnica.

O controle sobre o uso dos suprimentos, garante ao provedor  uma maior rentabilidade, pois eliminam-se o desperdício e trocas prematuras. Possibilitando também a renegociação dos valores cobrados, caso os indicadores de uso estejam diferentes dos que foram levantados e acordados no início do projeto.

Dois desafios importantes que fazem parte do dia a dia de um provedor são: o fechamento mensal de cada contrato e o atendimento de chamados. Agilizar o faturamento e atender bem são atividades chave para garantir o sucesso e crescimento da empresa. Você pode buscar os seguintes requisitos nesse software:

  • Cadastro de contratos e regras;
  • Fechamento automatizado, levando em consideração a forma como sua empresa fatura (CPP, franquias individuais, compartilhadas, com excedentes, custos adicionais, etc.);
  • Interface para helpdesk integrada com os dados monitorados;
  • Criação de chamados pelo cliente final e provedor;
  • Monitoramento de alertas de equipamento;
  • Gestão dos atendimentos com controle de SLA.

Controlar cada impressora e transformar despesas em receitas, relacionar-se de forma ágil e direta com o seu cliente, agregar valor ao serviço oferecido e as suas propostas comerciais, são apenas alguns dos benefícios que um bom software de gerenciamento de outsourcing pode prover.

Aqui também é recomendável que haja uma ampla pesquisa de mercado e a avaliação prática de cada sistema. Sempre pensando nas suas necessidades atuais e como sua empresa pretende profissionalizar a operação.

Então….

Agora sabemos o que é um software para Bilhetagem de Impressão e para Gerenciamento de Outsourcing.

E, o seu outsourcing de impressão já trabalha com alguns destes softwares?

Caso esteja em busca de um software completo para gerenciamento de outsourcing, você pode iniciar um teste gratuito agora mesmo e experimentar as múltiplas funcionalidades do PrintWayy Dragon.

É só clicar aqui: QUERO EXPERIMENTAR AGORA MESMO!

Convite para conhecer e testar o PrintWayy gratuitamente.

Se você está em pesquisando sobre sistema de bilhetagem de impressão, lembre-se de todas as dicas que demos anteriormente.

Opte pela opção que melhor se encaixa nas necessidades de cada cliente.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy