[Fala Playyer!] Do desenvolvimento de software à liderança técnica: a trajetória de um tech lead

por | mar 6, 2023 | PrintWayy

Duas pessoas jogando basquete em uma quadra. Retratando o trabalho em equipe e a liderança de um tech lead.

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Michael Jordan

Um dos valores que faz parte do nosso Manifesto de Cultura é somos um time – nos importamos verdadeiramente uns com os outros, e essa parte do DNA do DreamTeam está presente também em nossas lideranças, conforme você vai poder conferir neste [Fala Playyer!] com o tech lead (líder de tecnologia) George Hamilton Hamann.

Liderar uma equipe requer muita resiliência, e é possível verificar na entrevista de hoje que entender as diferenças entre as pessoas que compõem o time é algo de extrema necessidade nessa função, e ajuda na evolução de todos.

Ainda, o George nos contou que acredita que a habilidade técnica, resolução de problemas, aprendizagem contínua, orientação, empatia e boa comunicação são alguns dos atributos que fazem um bom profissional na área.

Te convidamos para uma imersão no nosso time de desenvolvimento, por meio das palavras de um de seus tech leads, para conhecer a partir de agora a rotina de outro playyer que torna a PrintWayy um great place to work de verdade. Vem com a gente!

Liderando uma equipe de tecnologia: os papéis do tech lead no time de desenvolvimento da PrintWayy

1. Que bom tê-lo no blog, George! Para abrir a nossa conversa, gostaria de saber um pouco mais sobre você. Compartilhe com a gente os principais pontos da sua vida profissional e como chegou até a PrintWayy.

George: Ótimo poder vir aqui contar um pouco da minha história. A trajetória profissional começou no HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), onde tive a oportunidade de trabalhar como estagiário a convite de uma professora da graduação em Ciências da Computação. 

 

Nessa primeira oportunidade, eu fazia de tudo um pouco: arrumava impressora, formatava os computadores, suporte no uso do computador e suporte ao sistema interno. No local tinha muita diversidade e pude aprender várias coisas.

 

Após essa primeira experiência, comecei minha carreira como programador em uma empresa da nossa região, onde fui como estagiário e trabalhava com Java e .net framework. Ao final do estágio, fiquei por um bom tempo lá como programador full stack, e realizava diversas atividades, como sistema embarcado e cliente servidor. Foi uma excelente experiência, que me deu muito conhecimento e bagagem do ciclo de vida de um software. 

 

Depois de um tempo tive a oportunidade de virar líder de time (team lead), e foi uma experiência que me fez enxergar de maneira diferente como me relacionar com outras pessoas, pois envolve diversos processos. O resultado do trabalho não era mais apenas o meu, e sim a entrega de todo o time. Essa vivência é similar a que vivo hoje como tech lead, mas com foco em gestão além de técnico.

 

Após 11 anos de trabalho, surgiu o convite da PrintWayy em 2021, para ser desenvolvedor especialista, o qual eu aceitei pelo desafio de mudar de empresa e viver uma nova cultura. 

 

Foi muito bom o tempo da minha primeira passagem pelo DreamTeam, pude evoluir bastante, mas a experiência que tive como team lead foi marcante em mim, e com isso surgiu a oportunidade de ir trabalhar em uma empresa de São Paulo como tech lead. 

 

Lá também cresci profissionalmente, pois tratava-se de uma nova linguagem de programação, com um time internacional, podendo pôr a prova o meu conhecimento de inglês, um ramo totalmente novo.

 

No entanto, em 2022 surgiu a oportunidade de voltar à PrintWayy para ser tech lead, e está sendo muito bom estar aqui novamente, pois estou conseguindo aplicar aquilo que aprendi na minha carreira para contribuir na empresa.

2. Qual foi o sentimento de retornar ao DreamTeam? 

George: Poder voltar a um lugar de respeito, amizade e de pessoas que querem fazer com que a PrintWayy seja o melhor lugar para se trabalhar. 

3. Houve experiências anteriores na sua trajetória que influenciam no seu dia a dia como líder?

George: Sim, eu pude atuar anteriormente como team lead (líder de equipe), onde comecei a entender melhor o papel de um líder para outras pessoas e pude me aprofundar sobre o assunto. 

 

E, trabalhei como tech lead em outra empresa, obtendo uma experiência importante, pois pude estar em contato com pessoas do mundo inteiro e com uma diversidade imensa cultural, que me ajudou a elevar a minha capacidade de liderança.  

4. Quais são as atitudes que um bom tech lead deve ter para que o time avance?

George: Um bom tech lead precisa entender de vários aspectos de uma empresa de desenvolvimento de software, para poder apoiar na tomada de decisões daqueles que trabalham com ele todo dia, como empatia, comunicação clara, visão a longo alcance, habilidade técnica, resolução de conflitos, desenvolvimento contínuo. 

5. Qual é a parte que você considera mais desafiadora do seu trabalho?

George: Entender as pessoas e ajudar, pois elas são extremamente diferentes umas das outras, e cada uma possui dificuldade em áreas diferentes e o papel do tech lead é evoluir e ajudar seus pares. E, para isso, precisa conseguir entender os perfis e identificar os obstáculos para poder auxiliar da melhor forma possível. 

6. Como você equilibra as suas demandas relacionadas a codar, e as ligadas à liderança?

George: Eu busco sempre fazer um planejamento semanal e diário para entender aquilo que preciso realizar, porém atualmente a questão relacionada a codificação é o que menos pratico atuando por conta própria e sim sempre fazendo trabalhos em par, assim consigo em muitos pontos do dia unir as duas coisas.

7. E, por falar em equilíbrio, de que maneira você balanceia as atividades laborais com a paternidade? Estar na PrintWayy traz benefícios quanto a isso?

George: A PrintWayy permite uma jornada personalizada e remota, com isso é possível estar mais presente em vários momentos da vida dos meus filhos, como apresentações, viagens, levar e buscar no colégio. Um dos benefícios que a empresa possui é a licença paternidade estendida em 40 dias e plano de saúde com coparticipação reduzida. 

8. Existem tecnologias que um tech lead deve dominar para exercer melhor sua profissão? Mencione algumas delas.

George: O tech lead precisa compreender o desenvolvimento de software de ponta a ponta e sempre estar se reciclando, pois em momentos diferentes poderá estar usando tecnologias distintas. Não existe uma específica, o que é necessário é ter um balanço de conhecimento em várias delas.  

9. Quais são os atributos essenciais para se tornar um tech lead?

George: Habilidade técnica, resolução de problemas, aprendizagem contínua, orientação, liderança, empatia e boa comunicação, vejo que são os pilares para seguir nessa profissão.

10. Para você, como seria aproveitar um day off da melhor maneira?

George: Com a minha família.

11. Diz aqui alguns líderes que mais te inspiram.

George: Steve Jobs, Steve Wosniak, Bill Gates, Henrique Avancini e Michael Jordan.

Confira todas as outras publicações da série [Fala Playyer!] e, também, diversos conteúdos sobre nós, como retrospectivas e prêmios GPTW, acessando a categoria PrintWayy disponível aqui no blog.