Um tour pelo ecossistema de inovação de SP

por | dez 9, 2019 | Variedades

Ilustração de avião em uma pista de decolagem.

A última semana de novembro foi bem movimentada. Eu, Hernani, e mais 11 empreendedores de Lages-SC recebemos uma nobre missão: passar uma semana inteira imersos no ecossistema de inovação de São Paulo e trazer para Lages e toda Serra Catarinense, um pouco das boas práticas de lá.

Por coincidência, na mesma semana estava ocorrendo a São Paulo Tech Week, nada mais do que a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina. Com isso, os lugares que visitamos estavam um pouco mais povoados do que o normal e algumas agendas mudaram.

Nossa missão previa visitas técnicas, participação em eventos e workshops. Às vezes íamos em 04 lugares no mesmo dia!

Quem conhece a cidade de São Paulo sabe que isso é quase impossível, mas nossa agenda foi montada com maestria pelo time do Senac Lages, representado pelo Maickon Albuquerque, que nos acompanhou nesse tour.

A seguir compartilho um breve resumo sobre os locais que visitamos e atividades que realizamos.

Agenda missão ecossistema de inovação de SP

1º Dia

Oracle Innovation Labs (Casa Oracle)

Em nossa primeira parada fomos recebidos pelo incrível Renato Nobre, que compartilhou conosco sua jornada empreendedora e de carreira, e como a Oracle está se posicionando em relação à inovação de um modo geral. 

A Casa Oracle havia sido inaugurada há apenas 3 semanas, tudo novinho! Espaço pensado para receber desenvolvedores, startups, parceiros e clientes. Tivemos uma aula incrível lá!

Distrito

Na segunda parada conhecemos a Distrito, apresentada pelo CEO Felipe Spina. De maneira muito didática, nos apresentou as diferentes verticais da Distrito e esclareceu dúvidas sobre como podemos nos conectar com esse ecossistema.

CIVI-CO

A tarde conhecemos a CIVI-CO, que é um espaço de inovação para empreendedores cívico-sociais, reunindo pessoas e organizações que geram transformações positivas na sociedade, no espaço público e governamental brasileiros. 

Fomos recebidos pela Ana Luiza, que explicou brevemente o funcionamento do local e nos levou até um auditório para entrarmos no clima.

Assistimos ao curta metragem Mães Livres, que mostra a realidade de mulheres presas que precisam se afastar de seus filhos quando eles completam 6 meses de vida, e todo o impacto que isso gera na sociedade. Como uma possível solução para esse cenário, conhecemos o projeto que leva o mesmo nome do curta. Com esse “soco na boca do estômago” e totalmente sensibilizados pela causa, fizemos um tour pelo prédio, o qual é fantástico, guiados pela Jéssica Moura.

Cubo Itaú

Para finalizar o primeiro dia de visitas técnicas, conhecemos o Cubo Itaú. Fomos recebidos pelo incrível Rodolfo Zhouri, o qual explicou todo o funcionamento do Cubo e a estratégia do banco com essa iniciativa, aproximando startups de grandes corporações. 

Falamos muito sobre inovação e, na opinião de Rodolfo, tudo resume-se à talentos, são as pessoas que fazem acontecer.

Nossa reunião rolou no terraço do prédio, porém também tivemos a oportunidade de conhecer um dos andares, totalmente dedicado à health techs, onde pudemos ouvir um pitch de uma das startups residentes. 

2º Dia

TOTVS – iDEXO Summit

Começamos o segundo dia participando do iDEXO Summit, um evento promovido pela iDEXO, que é um braço de inovação aberta da TOTVS. Pudemos acompanhar alguns pitches de startups que fazem parte do programa e também 02 painéis super interessantes, sobre tech fins e inovação no RH.

Visa

>No início da tarde fomos até o laboratório de inovação da VISA, onde fomos recebidos pelo Gustavo Oliveira. A história do Gustavo em busca de inovação, quando ainda trabalhava para a TOTVS, foi fantástica e inspiradora. Contada em detalhes, gerou muitos insights e mostrou o quão gratificante pode ser sair da zona de conforto e propor algo novo.

Já sobre a VISA, Gustavo deu uma visão geral do posicionamento da empresa e exemplificou algumas maneiras que eles utilizam para criação de novos produtos e priorização de roadmaps.

Inovabra Habitat

Para fechar o segundo dia com chave de ouro, fomos até o Inovabra Habitat, recebidos pelo Geraldo Santos da Startupi

Tivemos um excelente papo com o pessoal da Bossanova, os quais esclareceram várias dúvidas sobre investimentos em geral, bem como detalharam as teses de investimento da Bossanova.

Na sequência conhecemos a estrutura fantástica de todo o prédio e algumas curiosidades que marcam sua construção e a forma como tudo está dividido na parte interna. Valeu muito à pena essa visita.

3º Dia 

Nosso terceiro dia foi totalmente dedicado ao CX Summit 2019, considerado o maior evento sobre customer experience da América Latina. O evento aconteceu no Memorial da América Latina, um lugar fantástico!  

Um dia de muito conteúdo, onde falou-se de experiência do cliente, mas também foi bastante comentado a importância de trabalharmos a experiência de nossos colaboradores, que são os verdadeiros responsáveis por entregar resultados incríveis aos nossos clientes.

4º Dia 

Natura

No quarto dia pela manhã, visitamos a fábrica da Natura localizada em Cajamar-SP. Fomos recebidos pelo William Franco, um profissional visionário, totalmente fora da curva. 

Sua história profissional dentro da indústria é realmente inspiradora, e sua atitude em trazer os conceitos da indústria 4.0 para dentro da Natura, nos mostraram que tudo é possível, basta estudar e executar.

>Com pouquíssimas fontes sobre o assunto da indústria 4.0, William teve que estudar muito e hoje é uma das maiores referências nesse assunto aqui no Brasil e também fora. Com um mindset de compartilhamento de informações e habilidades de um docente, nos guiou por boa parte da fábrica, mostrando os principais locais e comentando sobre alguns rituais.

A fábrica é muito cheirosa e impecável nos detalhes de cada ambiente. Deu vontade de ficar trabalhando por lá!

Echos

A tarde fomos na Echos, uma escola de design thinking muito bacana. Quem nos recebeu foi a querida Manuela Macario, que nos deu uma aula e expandiu nossas mentes com muitos conceitos de design. Sai de lá com a certeza de que precisamos de mais design em tudo!

Workshop de Lean Startup

Para finalizar o dia participamos de um super workshop sobre Lean Startup com o gente finíssima Igor Drudi, que também participou conosco de algumas visitas técnicas dessa viagem. 

Foi um workshop muito prático, onde pudemos reviver a importância dos pequenos experimentos para validação de hipóteses em nossos negócios, gastando o mínimo de tempo e dinheiro possível, mas sem esquecer de entregar valor sempre.

5º Dia 

Workshop de gamification

O último dia de compromissos foi focado em um workshop de gamificação. Através de 02 super facilitadores, Raúl Javales e Larissa Maçães Cordeiro, conseguimos desmistificar alguns mitos sobre o tema gamificação, e identificar inúmeras possibilidades de aplicação no nosso dia a dia.

te alguns participantes conseguiram ir até o CASE, onde viram a nossa Santa Catarina receber 03 super prêmios: principal comunidade, melhor hub de inovação (Acate) e melhor aceleradora com a Darwin Startups.

Veja algumas fotografias desta missão ao ecossistema de inovação de SP:

Reflexões:

Foi uma missão super cansativa, porém extremamente gratificante. Um aprendizado intensivo que talvez em anos eu não conseguiria obter. Na minha visão, as grandes corporações estão longe de ser inovadoras em sua essência. O que vejo são colaboradores chave comprando essa briga e buscando provar que a única saída para permanecer no mercado é inovar.

O que me chamou atenção nessa viagem é a bolha em que vivemos. Tecnologia, inovação, startups, investidores, escala… são tantos termos, e às vezes não olhamos para o que acontece ao nosso lado.

Em SP, a cada 50 metros, você esbarra em um morador de rua. No sábado tínhamos o dia livre e, entre outros locais visitados, percorremos toda a Avenida Paulista, com aquele glamour dos arranhas céus, e crianças famintas nas calçadas.

A visita da CIVI-CO e uma palestra em específico no CX Summit me sensibilizaram sobre esse aspecto social, negócios com grande impacto positivo na sociedade como um todo. Eu preciso fazer algo sobre. Mas isso é assunto para um post futuro!

Continue navegando pelo #BlogDaPrintWayy – assine nossa newsletter e receba outros materiais úteis, direto no e-mail!

Convite para acessar o Blog da PrintWayy.