
▶️ Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui em baixo:
Se você, assim como eu, faz parte da turma que cresceu sem estar conectado o tempo todo, consegue perceber a grande mudança entre o silêncio de antes e o mundo atual, com notificações novas apitando nos gadgets a cada instante.
Inclusive, em uma publicação de 2023 aqui no blog, comentamos sobre os efeitos da infoxicação, e ela é uma das consequências do excesso de informações obtidas online.
Em razão de estarmos cada vez mais imersos às telas, aproveitar os momentos fora delas está se tornando algo cobiçado, e até vem sendo considerado um novo luxo.
Para profissionais que trabalham com tecnologia, a conexão é inevitável: responder clientes, solucionar dúvidas no WhatsApp… isso tudo faz parte da rotina, que se tornou muito facilitada em razão das plataformas existentes.
Mas há uma diferença importante entre estar online por necessidade profissional e permanecer online como uma ação automática. Manter o equilíbrio entre os dois universos é a palavra-chave para uma boa relação.
O modo “cronicamente online” está ficando para trás
A tendência de reduzir o tempo de tela partiu dos jovens, especificamente da Geração Z, que está buscando diminuir o uso das mídias sociais e focar em realizar mais experiências na vida real.
Conforme informações da matéria publicada na Times Brasil, pessoas entre 17 e 25 anos passaram a usar menos o celular do que adultos acima de 36 anos.
E, esse movimento impulsionou o crescimento das atividades analógicas, como optar por livros físicos, discos de vinil, trabalhos manuais, como cerâmica e bordado, além da crescente prática de esportes, e a corrida está aí para exemplificar isso.
Ainda assim, manter-se conectado faz parte da rotina dos brasileiros: o Relatório Digital 2026, produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater e publicado em outubro do ano passado (2025), revelou que há no país um total de 217 milhões de conexões celulares móveis ativas, 185 milhões de pessoas usando a internet e 150 milhões de contas de usuários em mídias sociais, equivalente a 70,4% da população.
O offline, nesse contexto, não é exatamente o oposto de online, e sim um complemento que se faz necessário. É onde o pensamento se aprofunda, conversas complexas ganham profundidade e o tédio tem chance de aparecer e, quem sabe, se transformar em criatividade.
Dicas dos Playyers para aproveitar momentos reais
Nós encaminhamos por e-mail aos inscritos, a cada último dia útil do mês, uma newsletter – a NewsWayy – compartilhando os conteúdos publicados no blog, novos clientes da PrintWayy, além de materiais ricos e dicas dos playyers.
As recomendações deste último ano (2025), foram atividades a serem feitas longe do feed, como se aproximar da natureza, praticar diferentes exercícios, aproveitar festas regionais e momentos especiais junto a quem se ama.
Reunimos algumas para te inspirar a adotar novos hábitos sem notificações, quem sabe algum possa ser incluído na sua rotina? 🙂
Sabrina Vieira, Analista de Suporte
Reconecte-se com você mesmo na natureza: Muitas vezes, por conta da correria da rotina, esquecemos de parar alguns minutos para nos reconectar com nós mesmos. O lugar onde mais acalmo minha mente é em meio à natureza, seja perto de uma árvore, 5 minutos de sol ou até mesmo nas plantas cultivadas em casa. Estar em contato com a natureza me traz uma sensação de paz, tranquilidade e bem-estar, aumentando ainda mais minha disposição, criatividade e foco.
Lidia Fernanda de Souza, Analista de Gente & Gestão
Educação canina: depois que eu entendi a diferença entre educação canina e adestramento, a minha experiência, relação e manejo com os meus cães mudou muito. E os profissionais que transformaram a forma com que eu [tento] educar a duplinha de peludos aqui em casa são a Raquel Educação Canina @educacao_canina, no YouTube e a Aline da @saga.adestramento no Instagram.
Lucas Pavani, Analista de Suporte
Passeio no Parque: gosto de ir ao Parque Francisco Rizzo em Embu das Artes para me desconectar um pouco da tela do computador. O ambiente tranquilo me ajuda a relaxar e renovar as energias. Caminhar por lá e sentir o ar puro é sempre uma ótima pausa na rotina.
Antônia Morgenstern, Designer Gráfico
Andar de mãos dadas com a pessoa que eu amo: um gesto simples de afeto pode ser desafiador quando se é LGBTQIAPN+. Uma atitude que nos faz ocupar um espaço que sempre tentaram dizer que não era nosso. É escolher o amor ao invés do medo. É um manifesto vivo, um lembrete pro mundo de que existimos, que amamos e não vamos mais caber nas caixinhas nem nas expectativas dos outros. É simples, é radical, é político.
Lucas Vicente, Analista de Suporte
Eu sou da terra do Maior São João do Mundo: não tem como eu falar de onde eu sou sem citar o Maior São João do Mundo, que rola em Campina Grande-PB. Em 2025 foram 38 dias de festa, é isso mesmo: 38 dias de forró, comidas típicas, quadrilhas, tradição e muita alegria. Se você nunca veio, coloca na lista, porque viver o São João de Campina é uma daquelas experiências que você nunca esquece!
Jaqueline Schafaschek, Assistente de Pré-Vendas
Preparar um saboroso chimarrão: quem é da região sul talvez vá entender um pouco melhor, mas fazer um mate pode ser terapêutico! Não importa se inverno ou verão, escolher a erva, preparar a cuia, decorar, esperar a temperatura ideal da água… Tomar um chimarrão é dar um comando de “pausa” na correria do dia, relaxa os pensamentos, me traz de volta ao presente. Onde tem um chimarrão, o estresse não cria raiz, é meu momento de desacelerar e recarregar energia.
Flávia Regina Cristofolini, Designer Gráfico
Prática de CrossFit: sabe aquele treino que mistura suor, risadas e o sentimento de “ufa, sobrevivi”? Bem-vindo ao CrossFit! É uma combinação explosiva de alta intensidade, exercícios funcionais e desafios que fazem você se perguntar “por que eu tô fazendo isso? até sentir aquele orgulho no final. Nas aulas, a gente mexe tudo: resistência, cardio, força e até músculos que você nem sabia que existiam. É completo, dinâmico e nunca monótono — cada dia é uma surpresa (às vezes boa, às vezes… dolorida ). E o mais legal? É competitivo, sim, mas a maior disputa é com você mesmo. Cada repetição, cada peso levantado e cada movimento melhor executado é uma vitória pessoal.
Josué de Godoy Cardoso, Analista Desenvolvedor
Ritual do Churrasco: Churrasco é sinônimo de felicidade! Adoro o ritual de preparar a carne, sentir o cheiro da carne assando, tomar um chimarrão e, principalmente, ver a família e os amigos reunidos ao redor da churrasqueira. Como diz o Cortella: “A finalidade do churrasco não é só comer carne. A finalidade é se encontrar demoradamente”. Pra mim, é a combinação perfeita entre fazer o que gosto e estar com quem eu gosto!
Nayara Singelo, Assistente de Pré-Vendas
Andar de Bicicleta na Praia: eu adoro sentir a brisa do mar enquanto pedalo e deixo meus pensamentos fluírem. A paisagem serve como inspiração para o dia e sempre me dá a sensação de liberdade. Além de tudo, consigo relaxar, esvaziar a mente e me exercitar. Tudo ao mesmo tempo! Prefiro pedalar ao amanhecer do dia ou finalzinho da tarde, programo minha playlist favorita, mochila com água nas costas e vou. Esse é o meu jeito favorito de desacelerar.
A Dica do Playyer agora é Nota de Rodapé!
As recomendações do DreamTeam permanecem na news, agora em um formato diferente, mas com a mesma essência – assine para receber a próxima edição.
