ESG muito além de uma buzzword – Saiba o que a sigla significa!

por | abr 11, 2022 | Variedades

Ilustração do globo terrestre, dividido ao meio, estando em sua parte de cima árvores, fábricas e torres de energia eólica. A fim de demonstrar as áreas onde práticas de ESG atingem.

Engana-se quem ainda possui o pensamento de que a empresa necessita apenas focar em seus ganhos financeiros. Suas preocupações precisam ir muito além disso, atualmente os olhos precisam estar voltados também às suas ações, pois os da sociedade também estão, e é por essa razão que a sigla ESG está em alta e, ganhando espaço no Brasil e em todo o mundo.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre ele, aqui vai a explicação: ESG, ou Environmental, Social and Governance (em português Ambiental, Social e Governança – ASG) representa um conjunto de práticas corporativas que indicam se uma empresa é socialmente consciente, sustentável, e gerenciada de maneira adequada. 

Segundo o estudo A evolução do ESG no Brasil produzido pela empresa Stilingue, juntamente à Rede Brasil do Pacto Global, lançado em 2021, no ano anterior as discussões acerca deste tema nas mídias sociais tiveram um aumento de mais de 07 vezes. 

E, o interesse dos empresários acerca das agendas e quais são os critérios ESG também cresceu – cerca de 84% dos representantes do setor empresarial afirmaram querer saber mais.

Em Como a responsabilidade social das empresas motiva um futuro mais sustentável nós trouxemos ao blog o papel delas em colocar a sustentabilidade em prática, sendo que esta não engloba apenas fatores como o meio ambiente, ultrapassando os limites do negócio e atingindo toda a sociedade, que levou ao surgimento das B Corps e a criação de normas como a ISO 26000.

Bom, vamos juntos compreender o que cada letra dessa sigla realmente significa, relacionando a dados atuais e, também, onde a tecnologia se encaixa em tudo isso? Estou te esperando para seguir a leitura abaixo!

O que se compreende pela sigla ESG e, tudo o que ela representa no mundo corporativo

As práticas de ESG ganharam relevância no relatório “Who Cares Wins – Connecting Financial Markets to a Changing World”, resultado de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2004. A intenção era unir instituições de vários países a fim de encontrar alternativas para envolver o tema no mercado financeiro.

Desde então, vem ganhando destaque mundialmente, em razão da preocupação com as temáticas relacionadas a investimento e uma gestão responsável, tornando-se um dos pilares que confirma os compromissos da organização que a adota. E, assim, acabam por auxiliar os investidores os quais buscam por resultados econômicos, sociais e também ambientais. 

O que cada letra da sigla ESG significa:

Environmental (Ambiental): práticas voltadas à conservação do meio ambiente, e como a empresa atuará neste aspecto, relacionado a pautas como emissão de carbono, poluição do ar e água, desmatamento, biodiversidade, etc.

As empresas e, também, os consumidores estão cada vez mais preocupados com essa temática, buscando por práticas que diminuam seu impacto ambiental, o que é enfatizada pela matéria e, por um estudo trazido pela CNN: “entre 2019 e 2020 houve um aumento de 11% no número de pessoas na América Latina que aderiram às sacolas reutilizáveis. Outros 05% evitaram usar plástico e 09% pararam de comprar bebidas em embalagens plásticas.”

Social: refere-se à responsabilidade social do negócio e seu impacto diante a comunidade, respeitando direitos humanos e leis trabalhistas, inclusão e diversidade, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade, investimentos sociais, etc.

Quanto aos valores demonstrados pelas marcas, há uma crescente preocupação vinda dos clientes, o que nos é revelado pela pesquisa State of the Connected Customer, produzida pela Salesforce.

Em sua edição de 2021, foi relatado que os consumidores estão cortando suas relações com marcas até que elas corrijam suas falhas éticas, onde 62% dos pesquisados afirmaram que não consomem mais de empresas as quais não possuam alinhamento com seus princípios:

Gráfico relacionado aos consumidores, seus valores e os valores das empresas.

Fonte: State of The Connected Customer, realizado pela Salesforce. 4ª ed.

Governance (Governança): diz respeito a políticas de administração da empresa, como independência e diversidade de seu conselho, adoção de práticas anticorrupção, auditorias, canal de denúncias, etc.

Este é o aspecto mais observado pelas gestoras de recursos, conforme apontado pela pesquisa da INBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a qual foi realizada com 209 instituições, com seus resultados completos podendo ser observados pela imagem abaixo:

Gráficos contendo as porcentagens dos aspectos mais observados pelas gestoras de recursos, relacionados ao ESG.

Fonte: Pesquisa Retrato da Sustentabilidade no Mercado de Capitais – INBIMA

A função da tecnologia no desenvolvimento sustentável das empresas

Em todos os aspectos relacionados a ESG, a tecnologia e a inovação tem um destaque fundamental para fazer com que tudo aconteça, trabalhando como ferramenta aliada e estimulando o avanço da empresa para colocar em prática seus valores, gerando impacto positivo na sociedade e no planeta.

Em matéria publicada pelo IT Forum, foi abordada a fala do diretor-executivo e sócio da empresa de consultoria BCG (Boston Consulting Group), Otávio Dantas, o qual elencou que a agenda ESG, aliada a soluções tecnológicas tem o poder de descarbonização:

“O sucesso depende de aproveitar o potencial da tecnologia e dos dados desde o início dos esforços de sustentabilidade, integrando a agenda ESG às soluções tecnológicas. Desta forma, é possível acelerar significativamente os impactos ambientais e sociais desejáveis para uma jornada completa de descarbonização, algo essencial nesse momento sensível de aceleração na mudança climática.”

É possível observar através do estudo How Tech Offers a Fasear Path to Sustainability, realizado pela BCG, e divulgado pelo portal IT Forum, que o uso da tecnologia para reduzir as emissões de carbono pode ser de 18% a 35%. 

⚡️ Não perca os conteúdos produzidos pelo #BlogDaPrintWayy! 

Ao assinar a NewsWayy, você está fazendo parte de uma grande comunidade a qual mantém-se informada semanalmente com nossas publicações, e aprimora a sua gestão e dia a dia na empresa com materiais ricos. Para fazer parte, basta preencher o formulário, e aguardar conteúdos novinhos em sua caixa de entrada toda segunda-feira. 📩