A Cultura agora é Fit!

por | nov 25, 2019 | Empreendedorismo e Gestão

Tigela com banana com aveia e as letras da palavra fit cultural.

Trocando em miúdos 

Você leu esse título e logo pensou que iria encontrar mais uma teoria sobre alimentação saudável e banana com aveia. Contudo, o que você vai encontrar nas próximas linhas é a cereja do bolo.

Tenho certeza que você já deve ter lido ou ouvido falar sobre Fit Cultural, e hoje vou colocar só uma pitadinha do que estamos aprendendo aqui na PrintWayy sobre esse tema, que tem sido destaque nos últimos eventos sobre Gestão de Pessoas.

O Fit Cultural é o que chamamos de alinhamento entre os objetivos individuais de cada pessoa e os objetivos da empresa, ou seja, o quanto uma pessoa compartilha das mesmas crenças que a empresa. 

É o que vai indicar se determinado candidato está em conformidade para se adaptar aos valores e comportamentos coletivos que compõem a organização. E, não fazer a análise correta do perfil comportamental de um candidato pode resultar em prejuízos devido ao turnover muito alto. 

Por que isso é importante? 

O Fit Cultural é a base da contratação de um novo colaborador, uma vez que os requisitos de cada função devem estar muito bem desenhados, a fim de que o perfil desejado seja encontrado no mercado. 

Contudo, não existe uma pessoa pronta, ela possui habilidades já presentes e também aquelas que podem ser trabalhadas a partir da aderência da pessoa. Porque as lacunas de habilidades de uma pessoa podem ser resolvidas com treinamento, mas a característica pessoal de cada um não é fácil de ser mudada (talvez impossível). 

Uma pessoa que tem aderência aos valores da empresa, tende a adquirir com mais facilidade certos comportamentos para que se encaixe em determinada função, entregando assim os resultados desejados. 

Isto também pode significar uma maior permanência na organização, diminuindo a rotatividade. 

Quando a empresa encontra um candidato que combina com a cultural organizacional, as chances de ter um colaborador permanente são bem altas, e quando a empresa consegue montar um time que colabora com essa cultura, a performance da equipe também melhora. 

Porém, de nada adianta sair “lupando” as pessoas por aí se a sua organização não possui esses valores muito bem posicionados. É necessário ter a cultura esculpida em alto e bom relevo.

Como isto acontece na empresa?

Sem saber que se tratava do Fit Cultural, a PrintWayy vem construindo seu Perfil Organizacional desde a primeira contratação, em meados de 2014. O que tem resultado no DNA do #DreamTeam que temos hoje: alinhado, engajado e comprometido. 

Para a PrintWayy é muito importante que as pessoas se sintam confortáveis com a cultura, do contrário, não faria sentido trazer uma pessoa que não concorda com as regras e combinados estabelecidos dentro da empresa. 

Ter deficiência de habilidades técnicas não é um problema para a empresa, já que o conhecimento técnico pode ser adquirido por meio de treinamentos e estudos. Mas, a falta ou ausência de Fit Cultural não é aceitável, porque além de mais difícil ou impossível de ser desenvolvido em uma pessoa, pode gerar falta de  produtividade, descontentamento com o trabalho, projetos não entregues ou atrasados e o turnover. 

Logo no processo de contratação, o colaborador deve passar por 3 etapas, compostas pela análise do currículo, em seguida por testes práticos e por fim entrevistas com os gestores e equipe. 

Em todas as etapas, o candidato está sendo avaliado nos seus aspectos comportamentais e não só as habilidades técnicas, isto é, sua capacidade de resolução de problemas e gestão de resultados, o comprometimento com o projeto proposto, autoconfiança e autoconhecimento, e não menos importante, o trabalho em equipe. Só então ele passa a integrar o #DreamTeam

Integração, engajamento e a identificação fazem com que o colaborador tenha mais produtividade, uma vez que ele se sente parte importante do time e se dedica muito mais, produzindo com qualidade. 

Boas práticas e bem-estar!

Estamos em busca de melhorar ainda mais o Fit Cultural da PrintWayy em prol de nosso time, para isso, toda a equipe participa ativamente dos alinhamentos internos. No final de 2019 e logo mais em 2020 temos muitas novidades previstas na Cultura do #DreamTeam

Atualmente temos uma equipe multidisciplinar que auxilia nas ações de endomarkenting e sempre pensamos como agregar mais valor na vida de todos os colaboradores, a fim de tornar as ideias boas em prática. 

A final de contas, não se trata de sentar em frente ao computador e ser robotizado pelo trabalho. Mas este é um assunto para mais tarde…

Fique atento às novidades que estamos preparando para 2020!

Autor

Analista De Gestão De Pessoas na PrintWayy.