IA no Dragon: a Inteligência Artificial como aliada na reposição de suprimentos

por | mar 4, 2024 | Dragon

Logo do PrintWayy Dragon, junto a suprimentos e um chip escrito IA (inteligência artificial).

Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui embaixo:

Ela esteve presente em palestras, artigos, reportagens, podcasts, rodas de conversas… definitivamente, a inteligência artificial (IA) dominou o assunto no ano passado (2023) e, ao que parece, vai permanecer nas pautas daqui em diante.  

Mas vale destacar que, embora ela tenha ganhado uma grande notoriedade recentemente, a IA não surgiu do dia para a noite, e sim há décadas atrás.

Segundo uma reportagem da revista Exame, o termo foi usado pela primeira vez em uma conferência de Dartmouth, realizada em 1956, pelo professor de Stanford, John McCarthy, para descrever o objetivo de criar máquinas que pudessem exibir inteligência similar à dos seres humanos.

E, também, não é uma novidade aqui na PrintWayy – nós trabalhamos com o uso de inteligência artificial no Dragon, mais precisamente na Reposição Inteligente de Suprimentos.

Fazer uma gestão de suprimentos eficiente é sempre um grande desafio e, ao mesmo tempo, a melhor forma de aumentar a rentabilidade do contrato. Evitar desperdícios de toner com trocas prematuras e manter um estoque mínimo para reposição em cada cliente, são ações fundamentais para alcançar essa melhoria.

É neste ponto que aplicamos a IA, com base no histórico de trocas de toner em cada cliente e impressora, conseguimos criar rotinas de previsão de quando as próximas trocas irão acontecer e, consequentemente, chegamos a um relatório que prevê a reposição necessária para cada cliente, em um período pré-determinado pelo usuário.

Comentamos sobre muitos outros benefícios dessa funcionalidade na publicação sugerida aqui embaixo: 

Um calendário de mesa, em algumas datas tem um ícone de pote de tinta - mostrando os dias de fazer a reposição de suprimentos.

Se você é um usuário do PrintWayy Dragon, irá conhecer neste artigo mais sobre a feature e começar a utilizar da melhor maneira e, se ainda não faz parte do nosso time de parceiros, ficará por dentro da facilidade que o sistema leva a rotina de reposição.  

Aprimorando a reposição de suprimentos 

com inteligência artificial

O uso dessa funcionalidade inicia-se na programação, passando pelo estágio de confirmação do recebimento dos suprimentos nos clientes, e a transição entre os estoques para controle e rastreabilidade.

Assim, a Reposição Inteligente de Suprimentos ocorre em 03 passos:

1⁠º passo) Habilitando a funcionalidade

Para habilitar a Reposição inteligente de Suprimentos, é necessário realizar a permissão dos usuários seguindo as seguintes etapas: 

Configurações > Contas de usuários > Detalhes do usuário > Permissões

Estas permissões consistem em Programar Reposição e Receber Suprimentos conforme sua necessidade operacional. A primeira, habilita o usuário a realizar a programação das reposições. Os usuários afetados são os administradores, colaboradores e/ou usuários que tenham permissão para gerenciar estoques.

Já a segunda, permite que o usuário possa confirmar o recebimento dos suprimentos, afetando o usuário de cliente e colaborador, usuários colaboradores que tenham permissão para gerenciar estoques.

Detalhes da conta, no Dragon.

Imagem ilustrativa do PrintWayy Dragon.

 

2⁠º passo) Programação de Reposição

Para programar uma nova reposição inteligente, no menu “Suprimentos”, deve-se seguir as etapas: 

Gerar reposição > Selecionar o período em que fará a reposição > Selecionar os clientes e tipos de suprimentos > Confirmar.

Programação da reposição inteligente de suprimentos no Dragon.

Imagem ilustrativa do PrintWayy Dragon.

Para acessar os detalhes basta clicar duas vezes na linha ou nos três pontos no canto direito da reposição e selecionar “Ver detalhes”. E, nesta tela, é possível excluir a reposição ou apenas alguns itens, desde que ainda não tenham o recebimento confirmado.

Ainda, é permitido confirmar quais itens já foram entregues ao cliente. Basta selecionar os check box dos itens e clicar no botão “Marcar como recebido”.

Detalhes da cobertura da reposição.

Imagem ilustrativa do PrintWayy Dragon.

 

Detalhes da reposição.

Imagem ilustrativa do PrintWayy Dragon.

3⁠º passo) Receber suprimentos

Para confirmar o recebimento dos suprimentos, no menu “Suprimentos”, deve-se seguir as etapas: 

Receber suprimentos > Selecionar um ou mais suprimentos que tenham sido recebidos > Receber suprimentos.

O usuário precisa estar atento às condições da reposição e também dos itens indicados no sistema. Eles irão constar em cores que variam entre o amarelo, verde e vermelho, indicando as seguintes situações:

Status da reposição
  • Status amarelo: reposição com um ou mais suprimentos pendentes de recebimento pelo cliente.
  • Status verde: reposição executada com sucesso.
  • Status vermelho: suprimentos com atraso no envio para o cliente.
Status dos itens
  • Status amarelo: suprimento ainda não recebido.
  • Status verde: suprimento recebido com sucesso.
  • Status vermelho: suprimento com atraso no envio.

Para mais informações sobre a Reposição Inteligente de Suprimentos, e outras dúvidas relacionadas ao uso do PrintWayy Dragon, confira a Central de Ajuda do sistema. Lá, você encontra diversos artigos completos para poder aproveitar ao máximo tudo o que ele possibilita!

Utilize as melhores práticas para gestão de suprimentos

Entendemos como o assunto é importante para as empresas e, por isso, nosso time desenvolveu um e-book relacionando as principais práticas de como otimizar a gestão dos suprimentos do seu outsourcing de impressão. 

Ele está separado em 04 capítulos, que se referem aos custos, conhecimento do mercado, monitoramento do suprimento e a eficiência das impressoras, confira:

  • Capítulo 1 – Entendendo os custos de todas as partes envolvidas
  • Capítulo 2 – Conhecendo profundamente o mercado e as demandas
  • Capítulo 3 – Monitorando o uso de tinta e a eficiência das impressoras
  • Capítulo 4 – PrintWayy + Inteligência Artificial: como auxiliamos na análise dos recursos

O acesso a esse material é gratuito, basta preencher o formulário, clicando na imagem a seguir:

Cifrão pingando tinta em cima de folhas de papel.