Impressão e Sustentabilidade – Precisamos falar sobre isso

por | fev 12, 2018 | Sustentabilidade e Meio Ambiente

Imagem de um galho de árvore, ao seu lado há o personagem Pac-Man que em linha reta vem comendo folhas de papel. Ilustração de Impressão e sustentabilidade.

O quão difícil é pensar em sustentabilidade quando trabalhamos com um setor que utiliza o papel como item essencial para a realização da ação da impressão ou da fotocópia.

É óbvio que as grandes fabricantes do mercado da impressão pensam em sustentabilidade e tentam alinhar as suas tecnologias a sistemas de produção com menor impacto ambiental.

Mas ao mesmo tempo que as fabricantes de impressoras querem usar novas tecnologias e serem ecologicamente corretas, a folha de papel assume o seu lugar de uma protagonista do mal nesta história.

Como vimos em Existirá, um dia, escritórios sem papel? a usabilidade astronômica do papel e a realização de impressões ainda é uma realidade nos locais de trabalho, que podem mudar um dia, mas o fim do seu uso não é algo tão real. 

Por isso, nos resta, conhecer cada vez mais sobre os impactos causados pela indústria do papel e termos a consciência de utilizar este recurso, tão importante, de forma correta e sem peso na consciência.

Aqui em Lages-SC, cidade sede da PrintWayy, temos enormes parques de reflorestamento, os quais fazem parte de uma indústria que utiliza a madeira para as suas mil e uma utilidades, e uma delas é o papel. Temos também instaladas na cidade e região várias empresas nacionais e multinacionais que se dedicam a trabalhar com a produção do papel.

Diariamente vemos caminhões enormes carregando toras e mais toras para as indústrias, nelas vemos a transformação da tora, tão bruta e natural, em um artefato singelo e artificial, como a folha de papel.

Ao vermos os números e as quantidades de folhas A4 que uma tora, um tronco de um pinus ou um eucalipto, pode nos dar parece ser altíssimo. 

Mas ao analisarmos a quantidade que cada pessoa utiliza de papel e ao transformar esses dados em árvores reais a dor vem ao peito e a cabeça começa a fervilhar. Como é possível utilizarmos tanto papel assim?

A produção de papel, segundo o Instituto Akatu, está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir um quilo. E para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas. No infográfico abaixo você pode conferir outros dados sobre o processo de produção e consumo do papel conforme divulgado pelo Instituto Akatu.

De acordo com as estatísticas levantadas pelo The World Count e apresentadas como Top 5 facts about paper, uma pessoa usa mais de duas folhas de papel a cada hora. Nos Estados Unidos, no Japão e na Europa, cada pessoa consome entre 250 e 300 quilos de papel por ano.

Infográfico: Que papelada! 

Impressão e Sustentabilidade – Precisamos falar sobre isso

Fonte: Instituto Akatu – http://bit.ly/2shxlxT

Sustentabilidade e o Outsourcing de Impressão

E qual é o nosso “papel” nesta situação? O que nós da cadeia mercadológica que utiliza a folha de papel em seus diversos formatos podemos fazer para que se diminua o consumo do papel, mas sem atrapalhar os negócios?

É muito difícil pensarmos nesta situação. A maioria dos integrantes deste cenário fecham seus olhos e deixam as responsabilidades para as ONGs e ativistas, mas eles sem o nosso apoio não podem evoluir e se chegar a algum lugar.

Queremos que as nossas empresas prosperem. Queremos ver mais empresas fechando contratos de outsourcing. 

Queremos viver em um planeta consciente, em que cada integrante do mercado de impressão tenha essa noção com relação a produção do papel e consiga disseminar a consciência ecologia e da sustentabilidade, nem que seja pouco a pouco.

Preparamos um infográfico, que você pode utilizar se desejar, com algumas dicas de boas práticas de impressão. Seguindo estas dicas é possível reduzir, economizar e ser mais consciente no consumo do papel, ser mais sustentável!

Salve o infográfico, compartilhe com seus colegas, amigos e familiares. Dissemine boas práticas de impressão!  

Infográfico: Dissemine boas práticas de impressão

Infográfico Boas Práticas de Impressão.

Pegada Ecológica – Qual é a sua?

A WWF criou a metodologia Pegada Ecológica, o qual faz com que você reflita quais marcas está deixando no meio ambiente. 

Por meio de uma pesquisa interativa a ONG analisa o seu estilo de vida e faz um diagnóstico dos seus rastros.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. 

Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2). – WWF

Qual é a sua pegada? Entre no site da WWF, descubra a sua pegada ecológica e veja o impacto de seus hábitos de consumo sobre o planeta.

Calcular a minha PEGADA ECOLÓGICA AGORA!

“Para viver, você precisa que a natureza também viva! ”  WWF

A sustentabilidade sempre é tema de posts do blog. Se você se interessa pelo assunto e quer ver mais publicações fica aqui algumas indicações: 

Ilustração de uma lixeira e alguns toners e cartuchos sendo jogados dentro.

Ilustração de uma torre Eiffel feita com lixo eletrônico.

Veja também:

Imagem de uma nota de um dólar cortada em três partes, atrás da parte do meio está a tesoura. A imagem representa a economia colaborativa.

Imagem de caixas de papel empilhadas. Ilustram a gestão de suprimentos.

Share This