Inbound marketing como estratégia de atração de clientes para o outsourcing

por | set 13, 2021 | Empreendedorismo e Gestão

Na imagem há montanhas e um barco, com uma vara de pescar, dentro de um lago.

Dominar estratégias de marketing podem ser muito vantajosas para o seu outsourcing, e auxiliar na conquista de clientes. Sendo assim, conhecer um pouco mais sobre o Inbound Marketing pode fazer uma diferença enorme nos seus resultados.

Você já deve ter ouvido por aí sobre este termo e, geralmente, ele vem acompanhado por outro, pois há também empresas que fazem o uso do Outbound Marketing. Tratam-se de estratégias distintas, mas com o mesmo objetivo, fazer com que seu time comercial consiga concretizar mais vendas. 

O outbound utiliza maneiras mais tradicionais para atingir o cliente ativamente, como o uso de anúncios do serviço online, patrocinados em mídias sociais, e offline, podendo ser na televisão, rádio, outdoors, ou telemarketing (entre tantas outras opções!).

Já no inbound, o conteúdo relevante é o que faz tudo acontecer. Ele serve como maneira de levar informações, ensinamentos e também para entreter o seu futuro cliente, que deve percorrer todo o funil de vendas. 

Você pode saber mais sobre a jornada de compra do consumidor de outsourcing de impressão e verificar em qual estágio do processo de compra o consumidor se encontra, observando o caminho que ele está percorrendo:

Ilustração de montanhas cobertas com neblina, andarilhos caminham carregando nas costas um cartão de crédito e uma moeda. Representa a jornada de compra que o usuário de outsourcing de impressão percorre.

Que tal ficar sabendo mais sobre essa estratégia, além de compreender por meio de pesquisas como os negócios estão fazendo o uso dela no Brasil e, como gerar conteúdo para o seu outsourcing?

Sigam-me os que desejam evoluir na prospecção de clientes!

O que a estratégia de Inbound Marketing fará pelo seu negócio?

Essa maneira de conquistar novos clientes e gerar mais vendas pode ser conhecida também como marketing de atração, que acontece com a produção de conteúdos personalizados.

Deixa eu te fazer uma pergunta: quantas vezes você já não teve uma dúvida sobre alguma temática e, logo correu para o Google, pesquisar mais sobre ela, para entender melhor?

É recorrente que procuramos adquirir mais conhecimentos em sites, blogs e até nas mídias sociais, e você estar a frente, trazendo o que o cliente está procurando, por meio de conteúdo, dá uma enorme vantagem.

Essa conversa direta com o cliente, por meio de suas publicações, é ainda uma maneira mais econômica de chegar até ele, já que pode ter custos menores do que anúncios pagos.

A metodologia inbound marketing consiste em:

  • Atrair visitantes;
  • Convertê-los em leads;
  • Transformá-los em clientes;
  • Tornar estes clientes em brand lovers.

Imagem mostrando as fases da Metodologia Inbound, criado pela Hubspot.

E, pode ser mensurado facilmente em ferramentas como o Google Analytics e de CRMs (Customer Relationship Management).

Pesquisa de maturidade do marketing e vendas no Brasil: como empresas do nosso país estão fazendo uso dessa estratégia

A Pesquisa Maturidade do Marketing e Vendas no Brasil, realizada em conjunto pela Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, lançada em 2019, possui dados adquiridos com mais de 1.000 equipes, as quais responderam como fazem suas estratégias de Marketing Digital e Vendas.

Conforme as informações obtidas, embora as empresas gerem demanda, não fazem a diferenciação entre os contatos que possuem, e que têm maior potencial de compra.

Gráfico demonstrando as estratégias de marketing utilizada pelas empresas, incluindo o Inbound, com suas respectivas porcentagens.

Fonte: Pesquisa Maturidade do Marketing e Vendas no Brasil, realizada por Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B

A pesquisa mostra que, apenas 29,4% possuem estratégia de inbound marketing e funil de vendas. Mas muitos negócios já estão evoluindo e produzindo um conteúdo baseado nele e em conteúdo. As que já possuem estratégias de inbound, 32,1% dizem possuir resultados satisfatórios.

Gráfico com a porcentagem de empresas que já evoluíram suas estratégias para o Inbound Marketing.

Fonte: Pesquisa Maturidade do Marketing e Vendas no Brasil, realizada por Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B

Percebe-se que, muitas já veem a importância dele, e pretendem iniciar (21,7%), e apenas uma pequena parcela não vê motivos para investir nesta estratégia (3,5%).

Investir em conteúdo é um dos maiores planos quando perguntados como realizam suas estratégias de inbound marketing, já que 70% responderam dessa maneira:

Gráfico demonstrando que 70% das empresas que fazem uso do inbound marketing pretendem focar suas estratégias em conteúdo.

Fonte: Pesquisa Maturidade do Marketing e Vendas no Brasil, realizada por Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B

Consegue visualizar que, para ficar a frente em suas estratégias, é necessário que você se atente a este ponto do negócio também? É uma área que cresce cada vez mais, e fará com que seja visto por muito mais pessoas como autoridade dentro do seu mercado. 

Então, de que maneira começar a gerar conteúdo para o seu outsourcing de impressão?

O conteúdo que você gera precisa levar valor para quem está consumindo. Portanto, investir principalmente em assuntos sobre o seu nicho de atuação é a pauta principal por aqui. 

Você pode falar sobre manutenções do parque de impressões, para que todos entendam melhor como funciona essa parte da operação, como fazer o melhor uso de suprimentos e gerar economias, os benefícios que este serviço pode trazer, entre muitos outros.

Ainda, este conteúdo inicia-se por meio de artigos em blog ou site, mas não se limita só a eles. Você também pode investir na criação de materiais ricos, como ebooks e infográficos, publicações nas mídias sociais da sua empresa, e vídeos. 

Conforme a matéria “Como a tecnologia pode acelerar sua estratégia de inbound marketing?”, publicada no Mundo do Marketing, além de criar um conteúdo que seja relevante, deve-se também garantir que ele chegue adequadamente ao público.

Portanto, segundo o Mundo do Marketing, deve-se estruturar os dados, interfaces, estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que se traduz por otimização para mecanismos de busca, mantendo uma melhoria na velocidade de carregamento do site, sem deixar a versão mobile de lado, investir em diversas mídias e, se tornar autoridade.

Na Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão, você irá encontrar diversas informações que poderão ser suas guias em toda a jornada a fim de concretizar mais vendas.

É possível obter, por meio desse conteúdo que disponibilizamos a você, um entendimento sobre o marketing e os processos que o envolvem, com técnicas, dicas e sugestões das etapas principais para tornar esse setor fortalecido dentro do seu negócio.

Convite para se cadastrar na trilha do marketing da PrintWayy.