Por meio de um estudo a IDG Research Services* buscou informações a fim de responder a seguinte pergunta:
Quanta diferença a inteligência de dados faz para o sucesso de uma empresa?
E a conclusão foi:
Empresas que utilizam sistemas de gerenciamento de dados tem um crescimento efetivo de 35% e produtividade 10% maior do que as que não possuem acesso a soluções similares, e empresas que utilizam esses dados de forma inteligente são 2.2% mais lucrativas.
Para chegar a estas informações a IDG Research Services elencou quatro principais atributos, os quais são essenciais para um sistema de gerenciamento, são eles: acessibilidade, usabilidade, qualidade e inteligência de dados.
Estes atributos foram transformados em perguntas perspicazes, veja:
- Até que ponto os utilizadores podem acessar os dados remotamente/fora do escritório?
- Até que ponto os utilizadores podem acessar os dados a partir de dispositivos móveis?
- Até que ponto os comerciais podem acessar os dados/às solicitações de processamento dos clientes a partir de um dispositivo móvel?
- Até que ponto os utilizadores podem personalizar a apresentação dos dados?
- A facilidade com que os dados podem ser partilhados com parceiros/intervenientes externos?
- Até que ponto os dados são precisos/livres de erros?
- Até que ponto os dados disponíveis são suficientes para abrangerem a maior parte das dúvidas dos utilizadores?
- Até que ponto os dados são recebidos a tempo de se agir/tomar decisões?
- Até que ponto os dados estão atualizados relativamente ao(s) evento(s) de interesse?
- A disponibilidade dos dados de que os utilizadores necessitam, quando deles necessitam?
- As soluções fornecem visibilidade em tempo real de indicadores chave de desempenho (KPI)?
- Acesso on-demand a business intelligence e relatórios?
Com as respostas das empresas participantes do estudo foi possível chegar a confirmação da hipótese: a melhoria dos atributos de dados conduz de fato a resultados empresariais superiores.
Além da conclusão acima mencionada, foi obtido os seguintes resultados:
- A melhoria da inteligência de dados é sinônimo de mais receitas;
- As empresas que melhoram a inteligência de dados têm quatro vezes mais probabilidade de otimizar os níveis de estoque;
- As empresas com dados de melhor qualidade apresentam uma melhoria de 9% no fornecimento de qualidade consistente aos clientes;
- As empresas com dados mais utilizáveis aumentam a produtividade em 10%;
- As empresas com acesso móvel aos dados aumentam as vendas de novos produtos em 5%;
- As empresas com acesso móvel aos dados vendem 3% mais a novos clientes.
*Estudo realizado pela IDG Research Services em fevereiro de 2014 encomendado pela Sage – “Impact of data effectiveness on business outcomes at medium-sized businesses in North America and Europe”.
E o que isso tem a ver com provedores de outsourcing de impressão?
Como você bem sabe, o mercado de outsourcing de impressão vem crescendo exponencialmente. E isso quer dizer que o mercado se torna mais competitivo diariamente. E o cliente se torna cada vez mais informado.
Um provedor de outsourcing de impressão precisa atender as demandas do cliente. Fornecendo manutenção e assistência, formulando relatórios de cobrança que variam segundo o volume de impressão mensal, fornecendo sempre os melhores equipamentos e suprimentos.
É um mercado complexo e para ser bem atendido precisa de bom gerenciamento de dados e pró-atividade da parte do provedor.
Partindo da hipótese de que você já possua esses dados, você já parou para analisar a qualidade, inteligência, usabilidade e agilidade deles para atender a sua demanda?
O desafio é ter um único lugar que centralize todas as informações e, que as leia e as transformem em relatórios com gráficos legíveis e que tragam o entendimento a você.
A centralização de dados em um sistema que agrupa todas as ferramentas de trabalho faz com que o funcionário ganhe tempo. Além de ter um aumento potencial na produtividade. Não podendo deixar de citar a facilidade de encontrar todas as informações sempre atualizadas. Assim não tendo a dependência com um trabalho remoto a ser executado por outra pessoa.
Dessa forma, pode-se afirmar, que a gestão estratégica das informações é parte integrante de uma estrutura gerencial de sucesso.