[Fala Playyer!] Ouvir com empatia e criar conexões: os papéis de uma Playyer SDR

por | nov 13, 2023 | PrintWayy

Uma mão segurando um smartphone, com um plano de fundo de cachorros, e ao lado o microfone de estúdio que representa a série Fala Playyer, que o tema da vez é SDR.

Todas as áreas contribuem para o bom funcionamento de uma organização e, sem exceção, elas precisam caminhar juntas e em harmonia. Aqui na PrintWayy não é diferente, funcionamos como um verdadeiro time (que, carinhosamente, chamamos de Dream Team).

Trazemos para você em nosso blog, na [Fala Playyer!], a história de cada pessoa que nos torna únicos e contribuem para que permanecemos prestando o melhor serviço, sem perder nossos valores e prezando por uma jornada humanizada.

A área representada na série desta vez é o comercial, e você vai poder acompanhar os relatos da trajetória da Eleni Fernandes, uma das Playyers que desempenha a função de SDR.

Nesta conversa leve e, ao mesmo tempo, cheia de significado, ela relembrou a época que ingressou na empresa, onde tudo era novo e, ao mesmo tempo, ela teve incentivos e uma liderança que a fez crescer, e também um pouco sobre a sua rotina no trabalho remoto com os seus 09 (sim, 09!) cachorros, que acompanham os seus dias e a enche de amor.

Por dentro da profissão de SDR: 

relatos da Playyer Eleni Fernandes

 

1. Oiê Eleni – que alegria ter você aqui no #BlogDaPrintWayy! Para que nosso público te conheça melhor, gostaria que você contasse aqui um pouco da sua trajetória, quais foram os caminhos que te trouxeram para a PW, qual é a sua atuação no Dream Team e quanto tempo está aqui.

Eleni: Olá, fiquei mega feliz e muito grata pelo convite! Comecei minha vida profissional aos 17 anos, sempre focada em prestar um bom trabalho, como eu poderia crescer e de alguma forma mudar a vida das pessoas, apoiar meus colegas, fazer a diferença. 

 

A maioria dos trabalhos que exerci foram na área comercial, e nessas idas e vindas da vida, fiz muitas amizades. Cheguei até a PrintWayy através de um grande amigo, que me falou sobre a vaga de SDR. Eu disse a ele que não tinha conhecimento na área e ele me passou vários materiais e me motivou a me candidatar. E, aqui estou há mais de 02 anos! 

 

Nunca imaginei que iria me encontrar tanto nessa área, pois são muitos desafios e manter-se atualizado faz total diferença. A principal ajuda no meu crescimento aqui é o fato do meu líder, o Hernani, ter me dado essa oportunidade e espaço para poder me desenvolver, fazer parte, poder compartilhar inseguranças e conquistas.

 

O Dream Team usa a frase: “só pra Frente, só pra cima!”, e é assim em todos os nossos dias, uma equipe que te apoia, que divide conhecimentos não só na área em que atuamos, que compartilha histórias, conquistas, jogos, risos… essa parceria que me move e nos move para o sucesso de todos. É o nosso DNA.

2. Na maioria das vezes o profissional de Pré-Vendas é o primeiro contato direto que a empresa tem com o cliente. Considerando isso, quais características você considera ser essencial para quem atua nessa área?

Eleni: Como eu mencionei, eu nunca havia trabalhado na área de pré-vendas diretamente, estudei muito, li muitas coisas, fiz alguns cursos, ouvi e ainda ouço muitos podcasts. E nessa vivência aprendi que ter empatia, ser simpática, colocar em prática a escuta ativa são ferramentas que me ajudam muito. 

 

Acredito que o profissional que queira crescer nessa área, além das características que mencionei acima, precisa ser organizado, proativo, ter uma comunicação clara, tanto escrita quanto falada. E tentar manter o bom humor e o foco, afinal, nem todos os dias são fáceis.

3. Além de sermos uma empresa GPTW, também fomos reconhecidos pelo instituto como Leader For All (Líder para Todos). Como você enxerga a relevância de uma boa liderança para o andamento de um time comercial de sucesso?

Eleni: A PrintWayy realmente é uma empresa que me surpreende todos os dias, e faz toda a diferença ser ouvida, ter voz! Poder trabalhar onde o seu líder e colegas de trabalho realmente se importam com você, te apoiam no seu crescimento, somam faz toda a diferença. Pelo menos para mim, me impulsiona a querer dar o meu melhor sempre.

 

Aqui ganhei oportunidade numa área que era totalmente nova para mim, mesmo eu não tendo nenhuma experiência, meu líder me apoiou, me deu ferramentas para aprender, me desenvolver e me incentivou para que eu pudesse voar.

 

Além de deixar aqui a minha gratidão a PrintWayy, posso afirmar que ela mudou a minha vida!

4. Qual abordagem você utiliza a fim de construir relacionamentos sólidos com os clientes que contata? Qual o papel da empatia nisso?

Eleni: Ser SDR é um desafio! Estamos do outro lado da linha prospectando empresas para as quais temos a solução que vai eliminar a maioria das suas dores.

 

Procuro sempre nesses contatos ouvir, entender quais são suas dificuldades, ser gentil. Tenho sempre em mente o pensamento de criar uma conexão, uma ligação com a pessoa que está do outro lado da linha comigo. E fico sempre muito feliz quando consigo isso.

5. Como profissional de vendas, de qual maneira você lida com a rejeição e objeções nas negociações?

Eleni: De fato, lidar com rejeições e objeções não é algo fácil, mesmo usando técnicas de venda como o Spin Selling, nem sempre conseguimos avançar, afinal, a decisão final não é nossa. 

 

Por isso procuro sempre ser empática e criar essa conexão. Tento me manter motivada e continuar o meu trabalho driblando essas adversidades.

6. Na PrintWayy, trabalhamos remotamente, cada um na sua casinha (ou outro lugar do mundo que quiser!). Você, sendo uma pessoa mega comunicativa, vê barreiras nisso? Como é trabalhar com vendas nesta modalidade?

Eleni: Essa é a minha primeira experiência em home office, confesso que no início das minhas atividades tive um certo receio de não me adaptar. Por ter um perfil muito comunicativo e gostar de estar presencialmente com pessoas, foi desafiador. 

 

Hoje agradeço imensamente por poder trabalhar assim! Em casa me sinto mais livre, com quase nenhuma preocupação, ou seja, não me preocupo com trânsito, em ter deixado as janelas abertas se chover, posso ficar perto das minhas cachorras. 

 

Ter essa paz para trabalhar faz toda a diferença para mim! Por ser da área de vendas, não sinto que esse formato traga algum impacto negativo, ao contrário, ajuda muito também.

7. Há algum livro, curso, podcast ou plataforma que você indique para uma pessoa que deseje aprimorar o conhecimento em vendas?

Eleni: Tem vários materiais maravilhosos para quem deseja ingressar na carreira de SDR. Deixo como dica o livro Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling, do Neill Rackham

 

Também sigo o Felipe Traina que é o consultor em Vendas da Salestime, ele tem um canal incrível no YouTube e acompanho o Thiago Reis no Linkedin, que é o CEO da Growth Machine.

8. Pode nos contar sobre uma técnica de vendas que você acredita ser bastante eficaz e que gostaria de compartilhar com outros profissionais da área?

Eleni: A técnica que mais procuro utilizar em minhas ligações é a do rapport, que na essência é criar uma ligação de empatia com a pessoa que está do outro lado da linha, possibilitando assim uma comunicação ou um primeiro contato com menos resistência. Ou seja, praticar a escuta ativa, o que para nós vendedores nem sempre é fácil.

9. A profissão de vendedor pode ser bastante desafiadora, sendo assim, como você lida com a agitação da sua rotina e mantém um equilíbrio entre o seu trabalho e vida pessoal?

Eleni: Eu acredito que manter o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é algo que todos nós tentamos, independente da área que atuamos. 

 

Trabalhar remoto penso ser um pouco mais desafiante, pois o seu local de trabalho é a sua casa. Eu procuro organizar minhas atividades e sempre parar uns minutinhos para tomar um café e recarregar a “bateria”!

 

Antes de finalizar o meu dia, já deixo tudo organizado na minha agenda e nas ferramentas que utilizo para o dia seguinte e assim consigo dar atenção a minha vida pessoal, está funcionando muito bem assim. 

10. Sei que você é uma grande amante dos animais, e gostaria que você compartilhasse sobre quais você cuida atualmente, e a importância que a adoção tem para ti.

Eleni: A minha história com os animais vem desde criança. Hoje eu tenho 09 cachorros: Tutty, Sandy, Thor, Kyra, Layka, Meg, Sophie, Jenny e a Belinha. 

 

Começou com uma “salsichinha” que ganhei de presente do meu pai, minha primeira Kyra (já faleceu há uns 06 anos) e continuou com a Tutty, hoje com 12 anos. Eu pisquei um olho, elas engravidaram e estou eu aqui com 09 vidas que eu realmente amo! Todos nós temos fases na vida né, e sem eles eu não teria passado pelas mais difíceis.

 

Não sei explicar a minha conexão com os bichinhos, em especial pelos cachorros, mas apesar de todo o agito que tenho com eles, também tenho paz e muito amor. Se eu pudesse mesmo, teria uma ONG e não deixaria eles passarem por essa vida na rua sendo maltratados.

 

Millene, obrigada mais uma vez pelo convite! São coisas assim aqui na PrintWayy que nos fazem sentir parte, e obrigada ao Dream Team pela parceria e momentos incríveis nesta minha jornada aqui.