Porquê o MKT deve ser o seu BFF

por | ago 21, 2018 | Vendas para Outsourcing de Impressão

marketing

Já ouviu a expressão BFF? Ela está na ponta da língua dos novinhos – BFF: best friend forever, ou melhores amigos para sempre. Lindo não é! E me diga uma coisa, você tem um BFF? E, por acaso está a fim de conhecer um novo amigo ou rever um e torná-lo o seu best friend forever?

Apresento-lhe o MARKETING – o seu mais novo e eterno BFF!

É bom que vocês se deem muito bem, pois o marketing, ou MKT, como ele gosta de ser chamado tem muita coisa, mas muita coisa mesmo, pra dividir com você e te ensinar.

O marketing, com certeza, vai te surpreender e te conquistar, por isso você vai querer dividir milkshakes com ele, ou tomar uma cerveja bem gelada.

E o seu outsourcing de impressão? Bem, só vai crescer: para o alto, e avante.

Hoje tudo é MARKETING!

Diz aí, você já ouviu esta frase quantas vezes: HOJE TUDO É MARKETING. E é mesmo. Tenho que lhe dizer que esta frase não é uma falácia, e sim um argumento verdadeiro.

De acordo com Philip Kotler, considerado um dos grandes mestres da área, o marketing não pode ser visto apenas como um departamento dentro da empresa.

Todas as áreas de uma empresa desempenham um papel dentro do marketing – isso porque, o mkt é o mercado, e sua empresa está inserida nele, e todos que colaboram para o funcionamento e crescimento dela fazem parte do mercado também.

A teoria do marketing como disciplina já sofreu muita evolução. Kotler, por exemplo, já apresentou em seus livros novos conceitos, nomeados de marketing 1.0; 2.0, 3.0 e 4.0. Onde cada um traduz o cenário e o estágio das empresas diante da história e das mudanças sociais e de comportamento do consumidor.

Sendo que:

  • O Marketing 1.0 é voltado para os produtos;
  • O Marketing 2.0 é voltado para a satisfação do cliente;
  • O Marketing 3.0 entende o consumidor como ser humano e se baseia no tripé cultura, colaboração e espiritualidade;
  • Sobre o Marketing 4.0, veja abaixo:

Em seu último livro, “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital” (2017 – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan), Kotler descreve como o mkt permeia as nossas vidas o tempo inteiro.

Vindo a confirmar a premissa lá no primeiro parágrafo, onde tudo, hoje em dia, pode sim ser visto como marketing.

Nas palavras do grande mestre:

“ O Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer o marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital.”

Philip Kotler em entrevista para o portal Mundo do Marketing.

Para Kotler, o grande desafio das empresas com as suas marcas é conseguir (e saber) envolver o público, porque estamos (nós como um todo) cada vez mais sem tempo e sendo impactados por diversos estímulos, e esses fatores somados trazem a dúvida de quão difícil é tomar uma decisão de compra.

Por isso, a comunicação de mercado da sua marca (da sua empresa de outsourcing de impressão) precisa ser relevante para o público. E, para ser relevante, o discurso da marca precisa ser mixado com o F-factor.

F-factor = friends (amigos) | family (família) | fans (fãs) | followers (seguidores)

“Marketing 4.0 alavanca a conectividade máquina a máquina e a inteligência artificial a fim de melhorar a produtividade do marketing, enquanto impulsiona a conectividade pessoa a pessoa com o intuito de fortalecer o engajamento do Cliente.”

Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, 2017- Editora Sextante

O objetivo é ir além da venda do produto ou do serviço, e ainda, agregar um valor real na vida do consumidor e fazer a diferença.

O consumidor atual, conforme descrição de Kotler, é muito mais exigente e busca informações de mercado e comparações de produtos na internet o tempo todo, além de dar muita atenção às recomendações e o que as pessoas em geral pensam sobre as marcas/empresas de seu interesse.

Por conta de todos esses aspectos, a comunicação de marketing deve ser híbrida e democrática. Sendo que o online e o offline devem proporcionar uma mesma experiência ao cliente.

Como o marketing pode alavancar as vendas do seu outsourcing de impressão

Marque presença em vários canais

Mostre a sua marca em canais tradicionais e digitais. Esteja online e offline. O cliente deve conseguir ter acesso a você onde quer que ele esteja ou vá. Lembre-se de ser híbrido, e de adaptar-se a qualquer momento e situação. Cada canal ou plataforma tem um objetivo. Molde o seu objetivo com os dos canais e plataformas. Teste. Analise. Aprenda. E, venda mais!

Marketing de Conteúdo

É uma tendência e é uma estratégia. O marketing de conteúdo vai fortalecer a relação marca x consumidor. Crie conteúdo autêntico, original e relevante para o seu público. Busque compreender o que ele quer saber com relação ao seu negócio e área de atuação. Use a criatividade e faça acontecer.

Humanize sua marca

Humanizar uma marca é torná-la próxima do ser humano e ter empatia, capaz de criar relacionamentos e estabelecer conexões afetivas. Até porque, por detrás de toda marca há muitas pessoas. A marca é feita por toda a equipe de seu outsourcing. Lembra? Tudo é marketing!

Crie momentos UAU

Kotler finaliza o seu livro – Marketing 4.0, com um epílogo dedicado ao fator UAU. E, o UAU é a expressão que um cliente profere quando ele está em uma situação de grande satisfação.

Para conseguir o UAU de seu cliente, é preciso trabalhar em três características. A primeira é a surpresa – ou seja, vá além das expectativas. A segunda é a experiência – só se conhece o que se está comprando experimentando. E, a terceira característica é o engajamento – quem experimenta e se surpreende, quer fazer parte daquilo, quer se envolver.

Em um mundo onde o marketing 4.0 é sobressalente, o que diferencia o seu outsourcing de impressão do concorrente, é o fator UAU. Crie momentos UAU e vá além do atendimento das necessidades e desejos dos seus clientes.

Aviso que na segunda-feira tem post no blog da printwayy.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy