Não seja o serviço de impressão mais barato. Seja o melhor!
Instintivamente queremos comprar o mais barato. E, com este mesmo instinto, temos a percepção de que o mais barato tem qualidade inferior e que o mais caro tem qualidade superior.
Logo, o produto ou o serviço que você deseja consumir que tem um custo intermediário é visto como justo e com qualidade aceitável.
Se ainda não viu a publicação do Blog da PrintWayy que fala sobre o jeitinho brasileiro, esta é uma boa hora! #FicaAdica
O dilema do PREÇO BAIXO versus QUALIDADE pode ser compreendido por meio da neurociência. Área que estuda o cérebro humano, muito utilizada em marketing e vendas, ela busca maiores conhecimentos e entendimento do comportamento de consumo das pessoas.
A parte do cérebro denominada de reptiliano está associada às emoções mais primitivas ou irracionais (Paul D. MacLean, em 1952, publicou sua teoria evolucionista para o cérebro, sendo esta chamada de “cérebro triúnico” onde é dividido em três partes: um cérebro reptiliano, o sistema límbico e um cérebro mais novo e complexo responsável pelas funções superiores, o neocórtex).
O cérebro reptiliano controla muitas de nossas funções básicas, como a respiração ou sensação de fome e de sede, assim como as emoções mais primitivas como o desejo, o sexo e o poder. E, é ele o responsável por nossas decisões de compra.
Como esta parte do cérebro é a mais antiga (ela deve ter em média 45 mil anos – Rondalynn Korolak, 2012) ela quer que as ações de decisões sejam tomadas com o foco de manter-se vivo e em segurança – fugindo de predadores.
Então, quando o futuro cliente compara preço e qualidade, ele quer achar um meio termo que seja bom para ele, que o mantenha seguro, que resolva o seu problema e não gere demasiados custos.
Tenho outra dica de leitura aqui do blog. Esta publicação fala sobre alguns dos motivos que o cliente pode estar escolhendo o seu concorrente em vez da sua empresa de outsourcing de impressão. Vale a pena você dar um clique e lê-la!
O consumidor escolhe preço ou qualidade?
Uma pesquisa realizada pela empresa Neoassist, O Estado do atendimento ao cliente no Brasil, mostra que aquela afirmação “é o preço que conta no final” está caindo por terra.
De acordo com o estudo, 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um atendimento de maior qualidade.
Segue abaixo uma relação de outros dados que a Neoassist levantou:
- 64% dos consumidores trocam de marca pelo menos uma vez ao longo do ano;
- O consumidor brasileiro não é fiel e isso tem ligação direta com a percepção que eles têm sobre o atendimento em sua experiência;
- 68% disseram que pagariam mais por um atendimento diferenciado e desses, 95,7% pagariam de 5% a 10% a mais por isso;
- 25,5% dos consumidores dizem que ficam satisfeitos quando conseguem tirar suas dúvidas sem precisar entrar em contato por telefone, apontando o caminho já pavimentado dos canais digitais.
O relatório de análise traz vários insights, um deles sugere que:
Na hora de pensar em qualquer tomada de decisão do seu negócio, você precisa se lembrar de que é o consumidor quem está no comando. Ele é ultraconectado, tem acesso fácil a uma grande gama de informações e acredita que só ter um produto ou um serviço bom não é o suficiente: é preciso ter um atendimento de excelência.
Qualidade ou Preço – como você é visto pelo mercado?
A percepção que o mercado (composto pelos seus concorrentes, clientes atuais, ex-clientes e consumidores potenciais) têm de você também são influenciadores na tomada de decisão do potencial cliente.
Na balança é colocado o que o mercado fala sobre a sua empresa e sobre os seus serviços prestados de outsourcing de impressão com relação a qualidade e ao preço cobrado.
Como vai ficar esta balança? Lados igualitários ou… vai pesar mais pra cá ou, mais pra lá?
Perceber a qualidade em serviços é muito mais difícil do que a mensurá-la em produtos.
O serviço de outsourcing de impressão prestado por você e, pela empresa em que atua, não são algo tátil e as vezes nem de conhecimento de todos os colaboradores (às vezes os novos funcionários, ou até mesmos os atuais, mas distante dos grupos de tomada de decisão e por fora do que está acontecendo não sabem que os serviços de impressão da empresa em que trabalham são terceirizados) e pode acabar passando despercebido.
Por conta desta dificuldade de mensuração da qualidade a percepção geral do mercado acaba sendo de muita importância para a sua empresa.
Na hora em que o futuro contratante está fazendo cotações e análises de empresas do ramo, ele vai buscar saber qual é a reputação da sua empresa e como é a entregabilidade dos serviços e qual a relação deste com o custo.
E, se sua empresa tiver uma performance superior aos concorrentes com certeza vai ser o prestador de serviços de outsourcing de impressão escolhido.
E, como um prestador de serviço de Outsourcing de Impressão é avaliado?
Bem, por meio de sua solidez e reputação, transparência e lealdade, integração de soluções, infraestrutura e equipe técnica, gestão dos suprimentos, métricas de SLA, custo-benefícios, manutenção preventiva e pós-venda.
Veja na imagem abaixo a ilustração de uma tabela com atributos de comparação. Ela vai ajudá-lo a visualizar como este processo acontece.
Sugiro à você fazer esta mesma tabela. Analise a sua situação com relação a dos principais concorrentes. Você vai ter uma visão clara de como os consumidores potenciais veem à sua empresa e as outras fornecedoras de outsourcing de impressão.
Se precisar, coloque as mãos à obra e melhore os aspectos que demonstrarem estar faltando ou serem falhos.
Para saber mais sobre conteúdos relacionados a este, você pode estar acessando os links abaixo: