Seu serviço de outsourcing é a melhor opção? Lute pela qualidade!

por | ago 26, 2019 | Vendas para Outsourcing de Impressão

Ilustração de um ringue de luta com luvas de boxe em cima da lona.

Não seja o serviço de impressão mais barato. Seja o melhor! 

Instintivamente queremos comprar o mais barato. E, com este mesmo instinto, temos a percepção de que o mais barato tem qualidade inferior e que o mais caro tem qualidade superior. 

Logo, o produto ou o serviço que você deseja consumir que tem um custo intermediário é visto como justo e com qualidade aceitável.

Se ainda não viu a publicação do Blog da PrintWayy que fala sobre o jeitinho brasileiro, esta é uma boa hora! #FicaAdica 

Imagem do Cristo Redentor vestindo a camiseta da seleção Brasileira de futebol, em sua cabeça um adereço com penas característico do carnaval, em seu ombro esquerdo tem um papagaio e, em sua mão direita um copo de caipirinha, ao fundo a imagem da lagoa Rodrigo de Freitas e do Pão de Açúcar. A imagem representa o jeitinho brasileiro por meio de elementos típicos da cultura local.

O dilema do PREÇO BAIXO versus QUALIDADE pode ser compreendido por meio da neurociência. Área que estuda o cérebro humano, muito utilizada em marketing e vendas, ela busca maiores conhecimentos e entendimento do comportamento de consumo das pessoas.

A parte do cérebro denominada de reptiliano está associada às emoções mais primitivas ou irracionais (Paul D. MacLean, em 1952, publicou sua teoria evolucionista para o cérebro, sendo esta chamada de “cérebro triúnico” onde é dividido em três partes: um cérebro reptiliano, o sistema límbico e um cérebro mais novo e complexo responsável pelas funções superiores, o neocórtex).

O cérebro reptiliano controla muitas de nossas funções básicas, como a respiração ou sensação de fome e de sede, assim como as emoções mais primitivas como o desejo, o sexo e o poder. E, é ele o responsável por nossas decisões de compra

Como esta parte do cérebro é a mais antiga (ela deve ter em média 45 mil anos – Rondalynn Korolak, 2012) ela quer que as ações de decisões sejam tomadas com o foco de manter-se vivo e em segurança – fugindo de predadores. 

Então, quando o futuro cliente compara preço e qualidade, ele quer achar um meio termo que seja bom para ele, que o mantenha seguro, que resolva o seu problema e não gere demasiados custos.

Tenho outra dica de leitura aqui do blog. Esta publicação fala sobre alguns dos motivos que o cliente pode estar escolhendo o seu concorrente em vez da sua empresa de outsourcing de impressão. Vale a pena você dar um clique e lê-la!

Ilustração de várias portas e uma mãos escolhando qual abrir. Demosbtra a desição do cliente na hora da compra.

O consumidor escolhe preço ou qualidade?

Uma pesquisa realizada pela empresa Neoassist, O Estado do atendimento ao cliente no Brasil, mostra que aquela afirmação “é o preço que conta no final” está caindo por terra.

De acordo com o estudo, 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um atendimento de maior qualidade.

Grafico com dados da pesquisa O Estado do atendimento ao cliente no Brasil .

Fonte: [Estudo] O Estado do atendimento ao cliente no Brasil

Segue abaixo uma relação de outros dados que a Neoassist levantou:

  • 64% dos consumidores trocam de marca  pelo menos uma vez ao longo do ano;
  • O consumidor brasileiro não é fiel e isso tem ligação direta com a percepção que eles têm sobre o atendimento em sua experiência; 
  • 68% disseram que pagariam mais por um atendimento diferenciado e desses, 95,7% pagariam de 5% a 10% a mais por isso;
  • 25,5% dos consumidores dizem que ficam satisfeitos quando conseguem tirar suas dúvidas sem precisar entrar em contato por telefone, apontando o caminho já pavimentado dos canais digitais. 

O relatório de análise traz vários insights, um deles sugere que:

Na hora de pensar em qualquer tomada de decisão do seu negócio, você precisa se lembrar de que é o consumidor quem está no comando. Ele é ultraconectado, tem acesso fácil a uma grande gama de informações e acredita que só ter um produto ou um serviço bom não é o suficiente: é preciso ter um atendimento de excelência. 

 Qualidade ou Preço – como você é visto pelo mercado?

A percepção que o mercado (composto pelos seus concorrentes, clientes atuais, ex-clientes e consumidores potenciais) têm de você também são influenciadores na tomada de decisão do potencial cliente. 

Na balança é colocado o que o mercado fala sobre a sua empresa e sobre os seus serviços prestados de outsourcing de impressão com relação a qualidade e ao preço cobrado. 

Como vai ficar esta balança? Lados igualitários ou… vai pesar mais pra cá ou, mais pra lá?

Perceber a qualidade em serviços é muito mais difícil do que a mensurá-la em produtos. 

O serviço de outsourcing de impressão prestado por você e, pela empresa em que atua, não são algo tátil e as vezes nem de conhecimento de todos os colaboradores (às vezes os novos funcionários, ou até mesmos os atuais, mas distante dos grupos de tomada de decisão e por fora do que está acontecendo não sabem que os serviços de impressão da empresa em que trabalham são terceirizados) e pode acabar passando despercebido.

Por conta desta dificuldade de mensuração da qualidade a percepção geral do mercado acaba sendo de muita importância para a sua empresa.

Na hora em que o futuro contratante está fazendo cotações e análises de empresas do ramo, ele vai buscar saber qual é a reputação da sua empresa e como é a entregabilidade dos serviços e qual a relação deste com o custo.

E, se sua empresa tiver uma performance superior aos concorrentes com certeza vai ser o prestador de serviços de outsourcing de impressão escolhido.

E, como um prestador de serviço de Outsourcing de Impressão é avaliado?

Bem, por meio de sua solidez e reputação, transparência e lealdade, integração de soluções, infraestrutura e equipe técnica, gestão dos suprimentos, métricas de SLA, custo-benefícios, manutenção preventiva e pós-venda.

Veja na imagem abaixo a ilustração de uma tabela com atributos de comparação. Ela vai ajudá-lo a visualizar como este processo acontece.

Sugiro à você fazer esta mesma tabela. Analise a sua situação com relação a dos principais concorrentes. Você vai ter uma visão clara de como os consumidores potenciais veem à sua empresa e as outras fornecedoras de outsourcing de impressão. 

Se precisar, coloque as mãos à obra e melhore os aspectos que demonstrarem estar faltando  ou serem falhos.

Tabela de simulação de comparação de fornecedores de outsourcing de impressão.

Para saber mais sobre conteúdos relacionados a este, você pode estar acessando os links abaixo:

→ Sobre precificação baseada em valor: 

Uma mulher equilibrando doi livros na cabeça,representa o ponto de equilíbrio que deve haver na hora da precificação.

→  Conteúdo com 8 dicas de como agregar valor ao seu outsourcing de impressão: 

Imagem de um sofá, atrás dele uma pilha de moedas de ouro e ao fundo uma imagem de cédulas de dinheiro. A imagem representa o valor que deve ser agregado na venda de outsourcing de impressão.

→  Aqui falamos sobre diferencial competitivo, oportunidades e ambiente produtivo: 

Ilustração de prédio de várias alturas entre eles folhas e árvores, fazendo uma brincadeira com a expressão selva de pedras. Representa as dicas rápidas de sobrevivência a nova economia e sociedade que serão repassadas.

→  Na trilha do marketing apresentamos conceitos, técnicas, dicas, habilidades e sugestões das etapas principais e fundamentais para se fazer um marketing forte, duradouro e que traga prosperidade para a sua empresa. Cadastre-se na Trilha do Marketing para Outsourcing de Impressão agora mesmo!

Convite para se inscrever na trilha do marketing para outsourcing de impressão.

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy