Veja como melhorar seus projetos com estas metodologias ágeis!

por | nov 9, 2020 | Empreendedorismo e Gestão

A imagem ilustra um coelho, no início de uma estrada. Simboliza o caminho a ser percorrido, que ficará facilitado com o uso das metodologias ágeis.

A agilidade nas ações é necessária para haver uma expansão constante e, seu negócio não fique estagnado no tempo, sem que conclua seus planejamentos. Quanto mais ajuda você conseguir ao longo deste caminho, melhor!

Publicamos aqui no blog algumas metodologias ágeis populares e, que se mostram muito úteis no gerenciamento de projetos, lista disponibilizada no DPM – The Digital Project Manager.

Você pode conferir todas as elencadas clicando na imagem aqui embaixo, e escolher qual se aplica melhor à sua situação:

Quadro peças de um quebra-cabeça, de pé, 2D, com uma escada escorada em um deles.

Mas não acabou! Em continuidade ao post mencionado aqui em cima, o foco hoje é trazer para você outras possibilidades de gestão de projetos. 

Existem diversas metodologias ágeis que podem ser aplicadas a tipos específicos de situações, e não é necessário ficar preso em apenas uma! Então, segue comigo, e vem conhecer alguns outros métodos que podem ser implementados.

Entenda o desenvolvimento destas metodologias!

01) PDCA

A nomenclatura dessa metodologia advém das etapas as quais a compõem, sendo Plan, Do, Check e Act, que traduzido significa planejar, fazer, verificar e agir. 

Ela objetiva padronizar procedimentos e ações, buscando agilidade e melhoria dos processos de forma contínua. As etapas podem ser definidas como: 

Plan: fase de planejamento do projeto, responsável pela definição de procedimentos, metas e técnicas de como serão alcançadas. Identifica-se o problema, analisa os processos em curso e há a elaboração de implemento de ação.

Do: o plano é colocado em prática, seguindo o que foi definido na primeira etapa. Tem-se a qualificação de membros para executar o que foi planejado e arrecadação de dados para serem analisados posteriormente.

Check: verificam-se os resultados arrecadados anteriormente, atentando-se às metas já definidas. São verificados os problemas que possam ter surgido.

Act: padronizam-se os procedimentos que obtiveram um bom resultado para que possam ser repetidos e identifica o que não teve para ser corrigido. 

02) Project Model Canvas

O Project Model Canvas é uma metodologia acessível e de fácil compreensão, pois determina que seja dispensada toda a documentação e papelada relacionada a um projeto, utilizando apenas um quadro e post-its. 

Assim mesmo, simples e objetivo. Deve-se fazer as seguintes questões sobre o projeto: por quê? o quê? quem? como? quanto? quando? E seguir a partir daí com a ideia de cada colaborador.

03) BSC

O Balanced Scorecard (BSC), ou Indicadores Balanceados de Desempenhos é uma metodologia de gestão que mede o desempenho de uma corporação, para definir suas metas e estratégias, buscando seu desenvolvimento  e melhoria com a conquista da satisfação dos clientes. 

Leva em consideração os aspectos financeiros, os processos internos, conhecer clientes para identificar satisfação a respeito da empresa e o crescimento organizacional.

04) PERT

A Program Evaluation and Review Technique (PERT), em português, Avaliação do Programa e Técnica de Produção, foi criada pela NASA, e objetiva a visualização das tarefas e o cálculo de duração delas, pelos seguintes parâmetros:  

  • Otimista
  • Mais provável
  • Pessimista

Ela é geralmente utilizada juntamente com o Critical Path Method (CPM), que, traduzindo, significa Caminho do Método Crítico. Nela, são utilizados diagramas, construídos com setas e círculos, para demonstrar a conexão de cada etapa estabelecida no projeto, estabelecendo a continuidade entre elas.

05) GPD

A metodologia GPD, que significa Gerenciamento pelas Diretrizes, busca o alcance de metas e objetivos, com o controle do nível das atividades realizadas pela corporação, procurando empregar melhorias no seu desenvolvimento e obter bons resultados. 

Inicialmente se cria um quadro de objetivos, repassado aos colaboradores para que então possam ser elaboradas as metas. 

Como escolher a metodologia ágil ideal para o seu projeto?

Devem ser levados em conta diversos fatores na escolha da metodologia ágil. Inicialmente, você necessita analisar o projeto em si e quais as proporções que ele irá tomar. Para ter noção de custos, direcionamentos, e não haver desperdícios, de valores e tempo.

Existe a possibilidade de aplicar o método híbrido, que permite a utilização de diversas metodologias juntas, fazendo com que elas se adequem ao seu projeto específico.

Ainda, ter em mente qual equipe irá colocar em prática, e se ela está devidamente adaptada a metodologia que será utilizada. Esta também é uma maneira de conseguir atingir os objetivos de maneira mais eficaz!

Os stakeholders são outro ponto a ser levado em consideração, já que estes têm seus anseios envolvidos, e serão atingidos com o resultado obtido.

Desenho de uma impressora em tom de azul com texto do título da publicação.

O Template de Modelo de Proposta Comercial veio para ajudar você, provedor, na prospecção de clientes. Nesta fase, tão crucial no início da relação entre o futuro contratante, precisa ser demonstrado todo o seu potencial! Clica no banner e faça o download agora mesmo.