Vendas B2B na pandemia: a digitalização como fonte fundamental

por | maio 10, 2021 | Vendas para Outsourcing de Impressão

A imagem ilustra uma cidade com um fundo que remete a várias telas de computador.

O padrão de consumo de todo o mundo sofreu diversas mudanças, especialmente considerando o novo cenário a que fomos submetidos. As vendas B2B na pandemia ficaram sujeitas aos novos hábitos criados pelos clientes, com suas necessidades, que também mudaram, conforme o que agora é normal.

Adaptação – essa é a palavra que mais está fazendo sentido em todos os setores de nossas vidas desde o último ano (2020) até o momento atual (2021). Entre muitas lições deixadas pelo Coronavírus, e como sobreviver a crise, nos cabe compreender as transformações e repercussões nas vendas. 

Já foi pauta no blog o impacto no mercado de impressoras, que sofreu diversas oscilações no ano de 2020, e as estatísticas podem ser acompanhadas na publicação que vou deixar em destaque abaixo. 

Te convido a fazer a leitura após concluir essa aqui! 

Um labirinto com uma flecha indicando a entrada.

Embora você tenha aprendido a negociar com qualidade, precisa também compreender como está o consumo do setor de serviços e o quanto foi afetado, considerando os acontecimentos que diminuíram o poder de compra, além das projeções futuras. 

As perspectivas das vendas B2B na pandemia

O Cenário de Vendas no Brasil 2020, relatório produzido pelo LinkedIn (que reúne informações da McKinsey, Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e também dados o LinkedIn Learning e LinkedIn Sales Navigator), abordou como ela, as vendas, se comportou no último ano, e é possível verificar mudanças que vieram para ficar.

Com muitas cidades em confinamento, entrar em contato com potenciais clientes tornou-se mais difícil. Os impactos podem ser observados nas estatísticas levantadas pelo relatório, que foram retiradas do estudo Brazilian B2B decision-maker response to COVID-19 crisis, elaborado pela McKinsey:

✳️ 20% foi a queda do otimismo entre compradores B2B no Brasil em um mês (abril-maio de 2020);

✳️ 44% dos vendedores dos EUA relataram que agora leva mais tempo para fechar um negócio;

✳️ 55% dos negócios brasileiros cortaram seus orçamentos e 47% planejam realizar cortes futuros;

✳️ 55% dos profissionais preveem que seu funil de vendas diminua, sendo que 14% esperam uma queda relevante.  

Se antes a tendência era tornar tudo digital, essa disposição cresceu ainda mais e recebeu um enorme empurrão na pandemia. O aumento das vendas digitais e social selling (vendas que ocorrem através das mídias sociais – Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outras) ampliou-se muito.

Elas foram inclusive listadas como maiores responsáveis pela taxa de conversão de oportunidades. É inegável o poder e a proporção que estão tomando, sendo também citadas como a fonte mais valiosa de informações sobre fornecedores.

Você pode observar, na imagem abaixo, porcentagens as quais revelam a disposição dos compradores em interações digitais, e a repercussão nas vendas: 

Dados e porcentagens da pesquisa Cenário de Vendas no Brasil 2020, produzida pelo LiknedIn..

Cenário de Vendas no Brasil 2020, relatório produzido pelo LinkedIn

Como desfecho, o relatório aborda a importância da construção de uma relação de confiança entre vendedores e clientes, que agora dependem ainda mais da criatividade e desenvoltura, para obtê-la por meio de videochamadas ou mídias sociais. 

Lembra-se que comentei no início dessa publicação sobre adaptação? Aqui está uma representação dela. 

Se houver interesse em conhecer insights sobre atendimento ao cliente e o suporte oferecido pelas empresas, existem, aqui em nosso blog, insights que podem ser muito úteis para o seu time. 

Você pode acessar uma dessas publicações agora: 

Ilustração de um farol, com luz direcionada ao título, simbolizando os insights sobre atendimento ao cliente.

Vamos falar sobre o futuro?

Quando o assunto são as previsões de como a contratação de serviços irá se comportar nos próximos anos, o artigo Future of sales 2025: why B2B sales needs a digital-first approach, produzido pela Gartner, veio para reafirmar o que a pesquisa aqui já mencionada abordou: a necessidade do mindset digital.

Para eles, até o ano de 2025 as interações digitais vão aumentar cada vez mais, fazendo com que a maneira tradicional que enxergamos as vendas B2B sofra muitas alterações e 80% delas serão realizadas através de canais digitais.

Uma pesquisa realizada pela própria Gartner afirma que os clientes passam apenas 17% do tempo se encontrando com fornecedores quando estão pensando em realizar uma compra. A maioria do tempo (27%) é pesquisando sozinho na internet.

Por essa razão estar a par das ferramentas, as quais são as mais costumeiras, e aproveitá-las com sabedoria é tão importante para realizar boas vendas. Algumas ações devem ser consideradas, como:

⚡️ Diversificar as ferramentas e meios de vendas digitais, que criem maior engajamento dos clientes. 

⚡️ Repensar a capacitação das vendas B2B, dando prioridade a novos métodos.

⚡️ Priorizar a experiência do vendedor e seu treinamento, para que sejam devidamente capacitados para as vendas por plataformas digitais.

A consultoria empresarial McKinsey & Company Brasil, deu visibilidade às mudanças nos cenários de vendas no Brasil, ocasionadas pela pandemia. Em sua publicação, reforçou que a mudança para o digital irá se perpetuar ainda futuramente, e pode ser encarada como uma enorme oportunidade.

Entre os fatores os quais elenca serem relevantes, estão a redução de custos de visitação e aquisição, expandir o alcance e melhorar a efetividade. Para eles, os líderes que decidirem de fato avançar na digitalização terão grande vantagem competitiva e maiores chances de fidelizar clientes. 


Chegamos ao final do post! Faça a avaliação através dos emojis e, compartilhe a sua opinião nos comentários! 


Obtenha uma melhor performance nas suas negociações usando o modelo de proposta comercial para empresas provedoras de outsourcing de impressão desenvolvido pela PrintWayy como um apoio no seu processo de prospecção. 

Conquiste seus clientes de maneira estratégica fazendo o download do material agora mesmo – é gratuito!