A ascensão dos provedores de outsourcing de impressão no Brasil

por | out 19, 2020 | Outsourcing de Impressão

Ilustração de um foguete decolando, o qual faz referência à evolução dos provedores de outsourcing.

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) está crescendo e se reinventando cada vez mais, e os números são capazes de mostrar essa expansão. Em uma pesquisa realizada pela Advance, a qual foi realizada para identificar a percepção dos empresários em torno do mercado, constatou-se um crescimento de 7,5% no primeiro semestre de 2020.

Segundo as projeções do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o setor de serviços segue em crescimento no próximo ano (2021), juntamente com a indústria, e, mesmo que em meio à incertezas, há trajetórias de recuperação previstas.

Tabela que mostra as projeções do PIB brasileiro para os anos 2020 e 2021, elaborada pela IPEA.

Fonte: Carta de conjuntura, número 47 – 2° trimestre de 2020, elaborada pela IPEA.

O serviço de outsourcing de impressão tornou-se imprescindível para empresas que desejam manter o foco no core business, disponibilizando a parte de TI aos provedores, permitindo assim que sua equipe preste esforços diretos ao seu papel principal. 

Com a premissa de redução de custos e serviço especializado, assistência técnica e a disponibilidade de software de gestão, os provedores de outsourcing de impressão estão conquistando uma fatia importante na área da tecnologia.

A seguir, apresentamos estudos e perspectivas do outsourcing dentro do Brasil, e ainda alguns aspectos para que você fique por dentro do que o futuro lhe reserva!

Como a evolução dos provedores está acontecendo

De acordo com os dados da pesquisa Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências – ed. 2020, produzida pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) podemos observar a produção total de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em nosso país.

O estudo mostra, no Brasil, 21.020 empresas dedicadas ao desenvolvimento, produção, distribuição e de prestação de serviços de TIC em atuação. Dentro deste número, temos 58,3% delas com atividade majoritária o desenvolvimento de software ou prestação de serviços.

Tabela demonstrando a produção total de TIC no Brasil, referente ao ano de 2019. Fonte: relatório da ABES.

Fonte: Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências 2020 por ABES Software

Ainda, segundo a mesma pesquisa, vê-se que o outsourcing é a principal segmentação dentro do país, e continua com o seu crescimento, possuindo o total de 42,7% de participação:

Tabela demonstrando a segmentação dos principais mercados brasileiros de serviços. Fonte: relatório da ABES.

Fonte: Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências 2020 por ABES Software

A prestação de serviço é a área que mais possui atuação e participação, correspondendo a 8.772 empresas e 41,7% de participação, sendo que estes dados apresentados no relatório são referentes ao ano de 2019:

Tabela que demonstra o total de empresas atuantes no setor de software e serviços no Brasil, referente ao ano de 2019, Fonte: relatório da ABES.

Fonte: Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências 2020 por ABES Software

Mesmo que apontando certa queda em caráter mundial, permanecemos líderes da nossa região do continente. O Brasil representa 1,5% do mercado mundial de TI e 40,7% do mercado da América Latina.

O setor tecnológico em nosso país obteve um pequeno recuo, hoje possuindo um mercado interno de U$ 20,5 milhões, ocupando a 11ª posição no ranking mundial, sendo que, no ano de 2018, a posição era a 9ª.

Mantendo seu negócio em constante crescimento

O investimento em tecnologia é primordial para manter-se em movimento constante. No infográfico sobre os pecados do outsourcing, já mencionamos que, um dos erros cometidos pelo provedor é manter um parque defasado.

A tecnologia está cada vez mais disruptiva, e o investimento em equipamentos diferenciados, a observância de novas práticas e novos segmentos é o que mantém o cliente por perto.

Cultivar uma boa política de preços e uma boa organização de contratos fazem com que seu caminho esteja livre para seguir ascendendo.

Profissionalizar o seu negócio é um excelente caminho a ser tomado e, passa seriedade a quem está contratando. A utilização de software de monitoramento e gestão é essencial, além de uma administração de qualidade na empresa como um todo.

O que o futuro reserva aos provedores?

As soluções de software voltadas para Analytics e IA crescem 11,5% e, juntas, devem somar US$ 548 milhões em 2020. Essa é a expectativa de expansão abrangida pelo relatório da ABES, e que coincidem muito com a realidade que já mostramos para você aqui no blog. 

A IA chegou para ficar, e é bom se acostumar com ela!

Em Como a inteligência artificial pode reduzir as estatísticas de TCO, trouxemos o quanto esta tecnologia está presente em muitas esferas da sociedade, e as programações tem a intenção de facilitar a vida do ser humano.

Uma ampulheta com a areia caindo. Quando a areia cai ela se transforma em códigos de inteligÊncia artificial

Mesmo que muitos negócios vieram a ser atingidos pela crise causada pela pandemia, as perspectivas continuam positivas. A Quocirca divulgou uma pesquisa, a mais recente em uma série de 03, sobre o impacto no mercado da impressão, e trouxeram aspectos que valem a pena a sua atenção.

  • 59% da indústria afirma que houveram impactos significativos em seus negócios – uma queda quando comparada aos 70% desde a segunda pesquisa. 
  • 87% dizem que os volumes de impressão entre seus clientes estão diminuindo, em comparação com 95% no estudo anterior. 

E também, segundo a pesquisa, diferentemente dos volumes de impressão de escritórios, os quais permanecem em queda (mas com sinais de recuperação), os principais setores responsáveis em resposta à crise (saúde e governo) seguem mostrando aumento na demanda por impressão. 

A recuperação está ocorrendo de maneira lenta, no entanto, a demanda apresenta aumentos também nos serviços financeiros, varejo e mídia, considerando a diminuição das medidas de bloqueio e o retorno das atividades nestas áreas. 

Conferido os números os quais apontamos e, também, as crescentes que vem acontecendo, é possível entender, tanto como o outsourcing se tornou importante dentro dos negócios por todo o país e o quanto ele vai permanecer fazendo parte do ecossistema de serviços tecnológicos.

Gostaria de continuar acompanhando nossas publicações e ser o primeiro a ter acesso a vários materiais que lançamos? Inscreva-se na NewsWayy e faça parte da nossa comunidade!