[Fala Playyer!] A influência de Gestão de Pessoas no cotidiano de uma empresa people first

por | maio 1, 2023 | PrintWayy

 Ilustração de uma nave espacial, abduzindo uma pessoa e um cachorro. Há, ainda, livros, uma estante e uma mesa de escritório. Ao lado dela, um microfone de estúdio, símbolo da série [Fala Playyer!].

O Dia do Trabalho é celebrado hoje, 01 de maio, e para comemorarmos essa data tão significativa junto a você, estamos compartilhando uma nova edição da [Fala Playyer!], trazendo aqui para o blog outra pessoa que faz da PrintWayy um ótimo lugar para se trabalhar.

A série, que já está em sua 7ª edição, procura abordar os profissionais que atuam em diversas áreas da empresa, por meio de uma conversa que auxilia a compreender melhor suas funções e, como é fazer parte do time.

A Lidia Fernanda de Souza, Analista de Gestão de Pessoas na PrintWayy, é a convidada da vez, e irá contar os bastidores do seu cotidiano na PW, além dos detalhes de como funcionam algumas coisas por aqui – como os benefícios de ser um Playyer, e a relevância do DNA DreamTeam

Para ela, trabalhar o autoconhecimento é muito importante para o desenvolvimento de carreira e, especialmente na área de Gestão de Pessoas, além de gostar de pessoas, tem que apreciar também estudar e se atualizar dentro da área.

A PrintWayy é uma empresa people first, que valoriza o patrimônio humano que a compõe, e por isso todos têm voz e vez na relação, que é horizontal. Nessa conversa que tivemos com a Lidia, você vai conseguir captar a essência de tudo isso.

O conteúdo está enriquecedor, e acredito que você vai adorar fazer parte do papo. Vem acompanhar:

A atuação de Gestão de Pessoas aliada ao autoconhecimento, conversas abertas e liberdade para ser autêntico

1. Lidia, é um prazer enorme ter você aqui no blog novamente! O start da [Fala Playyer!] é com uma retrospectiva da trajetória do Playyer até chegar na PrintWayy. Então, você pode compartilhar um pouco da sua jornada (profissional e acadêmica) e, a atividade que realiza atualmente por aqui?

Lidia: Olá, fico feliz com o convite! Minha jornada é um pouco inusitada. Eu sou formada em Letras e especialista em Português Instrumental, e na época, bem no início do curso, em 2010, cheguei a fazer o curso ABNT NBR 14724 para trabalhar como freelancer com formatação e revisão acadêmica. 

 

E no início da minha faculdade também comecei a trabalhar profissionalmente como revisora e tradutora para uma empresa de tecnologia na cidade onde eu moro, Lages/SC. Foram 4 anos não-consecutivos, de 2010 a 2015, pois em 2014, saí da empresa para atuar como professora de Literatura e de Línguas Portuguesa e Inglesa em escola pública estadual. Foi um desafio incrível e muito diferente atuar em sala de aula.

 

Porém, em 2015, voltei para aquela empresa de tecnologia, mas fiquei apenas 9 meses, porque fui selecionada para um projeto do Sebrae em parceria com o CNPq e passei a atuar como Agente Local de Inovação. Foi quando eu entrei no universo da Gestão Empresarial, atendendo aproximadamente 50 empresas em 30 meses. Eu me apaixonei pela gestão de negócios!

 

Como era um projeto com tempo determinado, eu estava me preparando para ser micro empresária no ramo de confeitaria. Mas, ao mesmo tempo, recebi a proposta dos gestores da PrintWayy para assumir o backoffice, em 2018, operando os processos financeiro, compras e departamento pessoal.

 

Em 2019, já na PrintWayy, os gestores começaram a sentir a necessidade de ter um departamento de Gestão de Pessoas na PrintWayy, e foi quando iniciei uma nova formação e estudos nessa área, atuando nela desde então. 

2. Sua rotina deve ser super agitada! Como você lida com a gestão de tantos projetos e tarefas que envolvem a sua função na empresa?

Lidia: É um desafio! Uma prática que precisei aprimorar muito desde o backoffice, é a utilização de ferramentas de gestão de projetos e tarefas. Particularmente, gosto do Todoist, mas também uso o Trello para os processos compartilhados onde outras pessoas precisam visualizar e colaborar. 

 

Outro fator que ajuda é organizar a agenda em blocos e tentar fazer o planejamento de eventos e projetos internos com os Playyers antecipadamente. 

3. De que maneira você garante que o DNA do DreamTeam esteja sempre presente, tanto nas contratações, como na rotina dos Playyers?

Lidia: Conversas abertas são sempre a chave. Manter a transparência em todos os processos e ouvir as pessoas. Saber a opinião e, principalmente, implantar as ideias viabilizadas. 

 

O DreamTeam tem em seu DNA uma característica muito peculiar, e que também é uma fala unânime nos onboardings, que é “aqui posso ser eu mesmo”. Então gosto de ouvir os Playyers, sejam nas dinâmicas, em conversas quando alguém me chama ou nas pesquisas internas. 

 

No processo seletivo não é diferente, todos são ouvidos, e neste caso, precisamos entender se o candidato está identificado no DNA do DreamTeam e, principalmente, se ele se reconhece com a nossa cultura. 

4. Como você acredita que auxilia os colaboradores a se desenvolver profissionalmente e a alcançar os objetivos de carreira?

Lidia: Um fator bastante importante é trabalhar o autoconhecimento, pois assim é possível instigar a busca interna por conhecer o que cada um gosta, seus talentos e maiores desafios. 

 

E a partir desse norte, as lideranças trabalham individualmente a melhoria contínua com cada colaborador. Eu procuro sempre compartilhar os meus novos conhecimentos em forma de pequenos treinamentos e bate-papos construtivos, para fomentar o desenvolvimento individual e coletivo. 

 

Mas o desenvolvimento em si depende de cada um, pois a motivação de uma pessoa é intrínseca. 

5. De que maneira você procura se manter atualizada com as tendências e boas práticas da área de gestão de pessoas?

Lidia: Eu participo de muitos cursos, webinar e adoro me conectar com pessoas da mesma área. Eu faço parte do Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages desde 2019, e por lá, acontecem muitas capacitações.

 

Procuro me atualizar lendo livros de autores da área, como Chiavenato, mas gosto de ler outros autores com novas visões sobre pessoas, como James Hunter. Mas o melhor do aprendizado é colocar em prática, por isso, sempre trago dinâmicas para replicar o que eu aprendo.

6. Como você trabalha junto aos líderes dos times para garantir que as metas e objetivos da empresa estejam sendo alcançados?

Lidia: Neste ponto, as lideranças na PrintWayy são independentes. O meu papel é apoiar e não conduzir. Eu entro em ação trazendo novas ideias ou situações que devem ser trabalhadas que surgem nas pesquisas e encontros com os times, e também apoio nos processos de atração, seleção e avaliação.

7. Qual a importância do endomarketing dentro da empresa, e de que forma isso é trabalhado na PrintWayy?

Lidia: Para mim, é um instrumento que apoia a gestão no reforço das ações da cultura, além de garantir que todos fiquem bem informados, manter o clima organizacional agradável, e ainda promover a comunicação ativa entre todos. 

 

Na PrintWayy nós temos o costume de disseminar as informações em todos os canais de comunicação em formatos diferentes, imagem, texto e em determinados tipos de eventos, fazemos até mesmo vídeos.

8. De que modo os benefícios disponibilizados pela PW são colocados em prática? Como você visualiza a importância deles na vida do Playyer?

Lidia: Já no início da jornada do colaborador, nós informamos todos os benefícios e como cada um deles pode ser usufruído. Ao longo do ano, sempre fazemos lembretes sobre eles, mas cabe ao colaborador utilizar os que fazem mais sentido para sua realidade e rotina. 

 

Os benefícios mais votados hoje pelos Playyers nas pesquisas, como sendo essenciais são: Flex Food, o auxílio-terapia e o bolsa estudo. Esses dois últimos o colaborador pode aderir conforme a sua necessidade.

9. Quais são as habilidades e qualidades que você acredita que são mais importantes para um profissional de gestão de pessoas possuir?

Lidia: Estar na Gestão de Pessoas é um desafio que não basta gostar de pessoas, tem que gostar também de estudar a parte técnica e processos da área e se atualizar. E muito mais importante é não ter medo de testar novos caminhos. 

 

Algumas das características mais essenciais são a imparcialidade, a resiliência, a comunicação e a capacidade de gerir conflitos. Tem que ser bastante neutro ao expor um posicionamento, objetivo e saber o que é fato e o que é julgamento. 

 

É muito fácil ficar no julgamento e tornar a nossa comunicação violenta, pela ausência de fatos reais. 

 

Existem duas formas de se comunicar, de acordo com Rosenberg: uma que afasta as pessoas, e outra que as conecta. Saber falar para se conectar é conversar tendo como base comportamentos e fatos observáveis. 

 

É importante promover a troca de feedbacks como desenvolvimento pessoal e profissional, pois ele não é uma ferramenta apenas para autoridades dentro da organização, é um instrumento de comunicação em todos os níveis das relações interpessoais.

 

Portanto, um profissional de gestão de pessoas não deve usar o feedback como abuso hierárquico e nem deixar o seu ponto de vista virar a regra dentro da organização.

10. Qual é a sua maior fonte de inspiração para criar ou realizar algo que você gosta (como um projeto pessoal, por exemplo)?

Lidia: O DNA da PrintWayy traz a seguinte frase “a máxima é se sentir bem e isso só é possível quando podemos ser nós mesmos”. Minha inspiração vem um pouco do misto de se sentir bem e saber que o outro vai estar bem. 

Se você deseja saber mais sobre como é fazer parte do DreamTeam, outros benefícios que a PrintWayy disponibiliza aos Playyers e as vagas que estão abertas, confira a nossa página de carreiras – está tudo lá. 💛💙