A tecnologia como parceira na manutenção preditiva de impressoras

por | abr 15, 2024 | Outsourcing de Impressão

Uma impressora conectada a diversos itens que simbolizam a manutenção preditiva, como gráficos, arquivos, nuvem, servidor, engrenagens e chaves.

Clique no play e aproveite a versão em áudio deste conteúdo agora mesmo! Você também pode ouvir pelo Spotify, é só acessar pelo título do post aqui embaixo:

No outsourcing de impressão, um equipamento sem funcionar significa menos páginas impressas e, consequentemente, a diminuição no lucro, já que está ligado diretamente ao core business. Por conta disso, a temática manutenção sempre ganha um espaço em nossas publicações.

Você já pôde visualizar quais são os passos para realizar a manutenção preventiva, a capacidade que ela tem em aumentar o seu lucro e, melhor ainda, evitar uma dor de cabeça

Além de realizá-la preventivamente, colocando em prática os três processos principais (limpeza, lubrificação e regulagem), a tecnologia pode se tornar uma grande aliada, antes mesmo de realizar ações manuais nos aparelhos.

Nesse sentido, a manutenção preditiva tem destaque, já que ela utiliza dados em tempo real e análises para prever quando a manutenção é de fato necessária, baseada nas condições atuais do item. 

E, caso você não saiba as diferenças entre manutenções corretivas, preventivas e preditivas, junto às vantagens de fazer esta última em sua operação, calma que logo a gente explica! Segue aqui neste artigo, para entender como manter todo o seu parque em dia.

Diferenciando tipos de manutenções: preditivas, preventivas e corretivas

Falhas podem acontecer, mas é possível realizar medidas para evitá-las! Para isso, você pode contar com a manutenção preditiva, que utiliza dados e análises que preveem quando a manutenção é necessária, com base nas condições atuais do equipamento.

Ela pode ser mais eficiente quando falamos em economias de custo e tempo, já que as intervenções são realizadas apenas quando realmente é observado que são necessárias.

Agir de maneira preditiva envolve o monitoramento contínuo das condições operacionais e o uso de técnicas de análise de informações, para antecipar quando a manutenção será necessária.

Para isso, são realizadas com base no histórico de manutenções, alertas e consumo de energia, por exemplo, e demais indicadores que informem o estado atual do equipamento. 

Possibilitando assim que as peças sejam substituídas apenas quando elementos específicos mostram que estão se aproximando do fim de sua vida útil ou que uma falha é iminente.

Ainda, a utilização de software de monitoramento, que realiza a coleta de informações sobre o desempenho da impressora, pode ajudar na análise de padrões e tendências para identificar possíveis problemas.

De acordo com o estudo Predictive Maintenance (2017), produzido pela empresa de auditoria e consultoria empresarial Deloitte, “a manutenção preditiva aumenta tempo de atividade do equipamento em 10 a 20% enquanto reduzindo os custos gerais de manutenção por 5 a 10% e tempo de planejamento de manutenção em 20 a 50%”.

Já a manutenção preventiva envolve a execução de tarefas de manutenção programadas em intervalos regulares, independentemente do estado atual do equipamento, seguindo os preceitos de “é melhor prevenir, do que remediar”.

Assim, as manutenções são realizadas com base em um cronograma fixo, como por exemplo, a cada X horas de operação ou a cada Y semanas. E, peças desgastadas ou propensas a falhas são substituídas regularmente.

Tanto a manutenção preventiva, quanto a preditiva, são essenciais para manter o bom funcionamento do seu parque. Cabe ao outsourcing entender qual melhor se encaixa nas suas possibilidades e estratégias.

O Diego Carvalho, Analista de Suporte na PrintWayy, comentou sobre a importância das manutenções, a fim de prolongar a vida útil das impressoras:

“Realizar manutenção preventiva em impressoras é crucial para garantir sua confiabilidade e desempenho consistentes. Essa prática ajuda a identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes, evitando paralisações repentinas e perda de produtividade. Além disso, ao manter a impressora em boas condições, você prolonga sua vida útil e evita gastos desnecessários com reparos ou substituições.”

Por fim, chegamos às manutenções corretivas, que são realizadas apenas quando o equipamento apresenta alguma falha ou até mesmo quebra, tornando os custos mais elevados e gerando problemas no cliente e, para o seu serviço.

Com o objetivo de fazer com que o item volte ao seu funcionamento normal, ela pode acontecer mesmo que as demais manutenções tenham sido realizadas corretamente. No entanto, se elas forem observadas, certamente o índice de consertos será bem menor.

Vantagens da manutenção preditiva ao outsourcing

Além da redução de custos já comentada no tópico anterior, que ocorre em razão das intervenções nos equipamentos serem mais precisas, as manutenções preditivas também podem trazer o aumento da vida útil, prevenindo danos graves e o desgaste excessivo.

Ainda, pode-se destacar o aumento da eficiência operacional, permitindo programar as manutenções de forma ainda mais eficaz, minimizando o tempo de inatividade não planejado. 

Impactando na melhoria da qualidade do serviço que você presta ao cliente, já que os equipamentos bem mantidos produzem resultados de melhor qualidade, de forma consistente. 

Ao identificar e corrigir problemas antes que eles afetem a qualidade do seu trabalho, você garante a satisfação do cliente e mantém a boa reputação da sua empresa.

E, também, em comparação à manutenção preventiva, que segue um cronograma fixo, esta oferece maior flexibilidade na programação dos reparos, possibilitando que sejam ajustadas com base nas condições reais dos equipamentos, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício de recursos.

Esta publicação teve a intenção de te mostrar um pouco mais sobre os variados tipos de manutenção que existem na área de TI – e caso você entenda que não é o momento de realizar a preditiva, nós temos uma planilha de controle das manutenções preventivas e corretivas para você. Acesse gratuitamente:

Banner convite para acessar a planilha de controle da manutenção de impressoras.